Fundamentos do Evangelho – Frutificar

Estudo dirigido baseado na Palavra Especial do final de semana período 10-16/06/2024

Fundamentos do Evangelho – Frutificar

Textos Base: Gn 1.27-28 e Jo 15.8

Quebra gelo: Você gosta de plantar? Já colheu frutos de algo que plantou? Saberia dizer quantos grãos de milho tem cada espiga de milho? (Média de 500-800 grãos) Pensem na produção de uma semente de laranja, manga, acerola etc. A natureza nos ilustra muito bem o potencial de multiplicação ou frutificação, mas podemos testificar isso no mundo animal também, conforme cada espécie. E o nosso potencial de frutificação como está? Será que o ser humano tem fugido de tamanha responsabilidade e missão?

Perguntas e respostas para direcionar a condução da reunião da célula

  1. Você estava na reunião de domingo pela manhã ou noite? Qual foi a sua avaliação da pregação e do teor da palavra?
  2. Você poderia citar nomes de pessoas que são frutíferos e exemplos para você?
  3. Como foi a estratégia “Vidas preciosas” para você? Estamos dispostos a adotar como estilo de vida para cumprirmos um propósito de Deus para nossas vidas?
  4. Frutificar, seria o último dos fundamentos do evangelho estudado desde 02/24. Você se sente motivado e desafiado pelo resgate feito? Lembra de todos? (Evangelizar, batizar, discipular, capacitar e agora frutificar)
  5. É fato que Deus nos ordenou frutificar. Em seu entendimento, qual ou quais fatores tem impedido de realizarmos nosso potencial de frutificação, multiplicação? Seremos cobrados por Deus por isso, se negligenciarmos esta missão? Você compraria um carro para deixá-lo na garagem e isso seria racional? Será que estamos guardados na garagem?
  6. O que podemos dizer de nossa frutificação externa e/ou interna. Estamos bem em ambas? Externa eu diria que são as palpáveis, visíveis (nossas reproduções) e as internas as virtudes cristãs e o fruto do Espírito.
  7.  Quais práticas você tem usado em sua vida para ser frutífero? Ex: Poda, adubação etc.
  8. Será que o fato de alguns casais não desejarem ter filhos como antigamente, também nos afeta para não querermos fazer discípulos?
  9. Você sabe o que é hedonismo? Em seu entendimento, em qual nível o hedonismo nos impede de realizar os propósitos de Deus, em especial o do crescimento e multiplicação e de replicarmos o plano inicial de Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança!

(Hedonismo é uma doutrina filosófica surgida na Antiguidade que defende a busca do prazer como finalidade última da vida a ser alcançada pelos seres humanos.)

  • Quem não multiplica ou frutifica está fadado à extinção! Deixe algumas pessoas comentarem esta frase.

Conclusão e encerramento: Convide todos a uma reflexão com o objetivo de avaliarem como está no processo da frutificação em suas vidas. Se precisamos nos arrepender, que nos arrependamos e peçamos perdão a Deus e voltemos a corrida da vida, onde o principal é fazermos a vontade de Deus. Que possamos participar da alegria que é gerar vidas, cuidar delas e sermos agentes para que o Reino de Deus seja estabelecido ao nosso redor e em toda a Terra.