A Congregação Local

O estabelecimento e fortalecimento da congregação local era o objetivo central das viagens apostólicas de Paulo, e a maioria das Epístolas foram escritas para expressões locais da igreja neotestamentária. A congregação local é o instrumento de Deus para expressar sua vida na terra, e é a “escola” onde novos convertidos são disciplinados e onde os mais velhos podem crescer e amadurecer. É a fornalha onde somos testados e o manancial de qualquer avivamento nacional.

Deus salva as pessoas, mas ele não para aí. Cada um de nós é então chamado para tomar o seu lugar nesse maravilhoso Corpo, e é esse comprometimento de amor e sacrifício que une as “pedras vivas”, formando um lugar de habitação para o Espírito de Deus.

Já que a congregação local é tão central aos propósitos de Deus, não é de se admirar que o inimigo a ataque. Ele atinge os pastores para que as ovelhas sejam dispersas. Ele semeia engano e contendas nessa casa, que foi feita para estar cheia de amor e paz, para que sua unidade seja destruída. Desde que mudamos para Jerusalém, vimos pelo menos três congregações prósperas deixarem de existir.

Um Corpo saudável não é apenas uma boa reunião, mas também a expressão de vidas unidas num relacionamento de amor ao longo da semana. O aprofundamento dos vínculos de relacionamento entre os membros da nossa congregação é um passo essencial para avançar nos propósitos de Deus e um empecilho contra a estratégia do inimigo de dividir.

Eddie Santoro