Davi, um homem segundo o coração de Deus

Quando Saul, o primeiro rei de Israel em virtude de suas más atitudes, recebeu por intermédio

do profeta Samuel as seguintes palavras registradas em 1Sm 13.13-14: “Procedeste

nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque

agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; porém agora não

subsistirá o teu reino”, o Senhor já vislumbrava a pessoa de Davi, um homem segundo o seu

coração e que esse seria comandante, capitão sobre seu povo.

Somente essas credenciais: “um homem segundo o seu coração”, já seria suficiente para

despertar o nosso interesse e nos motivar a estudarmos sua biografia para aprendizado,

inspiração e modelo.

Davi era humano, mas permaneceu fiel ao Senhor durante toda sua vida. Embora tenha

pecado tragicamente contra Deus e o próximo, era um homem humilde. A sua força estava no

Senhor, desde o princípio até o fim de seus dias. Os salmos atribuídos a ele falam desta

verdade. Tal afirmação sobre sua confiança em Deus é também encontrada em 2 Sm 22. 1-3:

“E Falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das

mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul. Disse pois: O Senhor é o meu rochedo, e

o meu lugar forte, e o meu libertador. Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a

força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, da violência me

salvas.”

Os cânticos compostos por ele também trazem a correlação entre a humildade, a obediência e

a bondade de Deus. “Ao fiel te revelas fiel, ao irrepreensível te revelas irrepreensível, ao puro

te revelas puro, mas ao perverso te revelas astuto. Salvas os humildes, mas os teus olhos

estão sobre os orgulhosos para os humilhar. Tu és a minha lâmpada, ó Senhor! O Senhor

ilumina-me as trevas. Contigo posso avançar contra uma tropa; com o meu Deus posso

transpor muralhas. 2 Samuel 22.26-30

Quando pensamos em Davi, logo nos vem a mente que ele era pastor, poeta, matador de

gigante, rei e antepassado de Jesus ― em resumo, um dos maiores homens do Antigo

Testamento. Mas existe uma outra relação junto a esta: traidor, mentiroso, adúltero e

assassino.

A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter; a segunda, as que

poderiam ser reais a nosso respeito. A Bíblia não faz esforço algum para esconder os

fracassos de Davi. Ele ainda é lembrado e respeitado por seu coração voltado para Deus.

Quando descobrimos que Davi tinha fraquezas e fracassos, deveríamos ficar mais curiosos

para descobrir o motivo pelo qual o Senhor se refere a ele como “o homem segundo o meu

coração” – (Atos 13:22 – Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem

testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o

que for da minha vontade’.)

Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e poderosa natureza de

Deus. Foi um homem que viveu com grande prazer. Ele pecou, mas foi rápido em confessar

suas transgressões. Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno.

Nunca negligenciou o perdão de Deus ou tomou sua bênção como uma concessão. Em troca,

o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições de suas ações. Davi experimentou a

alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as consequências de seus pecados.

Nossa tendência é inverter os papéis. Na maioria das vezes preferimos evitar as

consequências a experimentar o perdão. Embora tenha cometido um grande pecado, Davi

deliberadamente não repetiu o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o

sofrimento que estas lhe trouxeram. Com frequência parece que não aprendemos com nossos

enganos ou com as consequências resultantes deles.

Pontos fortes e êxito de Davi:    Maior rei de Israel.   Antepassado de Jesus.   Citado na

Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11.   Descrito por Deus como o homem segundo seu

próprio coração. Guerreiro e matou Golias.

Fraquezas e erros de Davi:   Adulterou com Bete-Seba.   Planejou o assassinato de Urias,

marido de Bete-Seba.   Desobedeceu a Deus ao realizar a contagem do povo.   Não lidou

decisivamente com o pecado de seus filhos.

Havia dito que “Um homem segundo o coração de Deus” já seria suficiente para despertar o

nosso interesse e nos motivar a estudarmos sua biografia para aprendizado, inspiração e

modelo. A despeito de suas fraquezas e erros, que seriam alertas para não as cometermos,

podemos afirmar que aprendemos muito com Davi e sua trajetória de vida.

Poderíamos dizer que ele tinha um coração de pastor e isso certamente agrada muito ao

Senhor, era um adorador (o Senhor está a procura de adoradores), vivia na lei mas dependia

da graça, fidelidade era uma de suas virtudes e tantas outras que poderíamos destacar.

Aprendemos que a disposição em admitir honestamente os nossos erros é o primeiro passo

para lidar com eles; o perdão não remove as consequências do pecado e que o Senhor deseja

a nossa total confiança e adoração.

Todos nós deveríamos desejar sermos pessoas segundo o coração de Deus. E finalizando,

Davi seria “O Cara”, pois ele faria tudo que fosse da vontade de Deus. Será que estamos bem

na foto diante de Deus?

Pr. Hiloki Maruyama
Pr. Hiloki Maruyama