A Alegria de Ser Usado Por Deus

4ª MINISTRAÇÃO DE PREPARAÇÃO

“A ALEGRIA DE SER USADO POR DEUS”

“Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!” (Lucas 10:17)

Depois de cumprirem sua missão, os setenta discípulos de Jesus voltaram “possuídos de alegria”. Essa é uma expressão bastante forte. Numa outra tradução diz “cheios de alegria”, o que também revela a intensidade do prazer que havia em seus corações após terem vencido o desafio que o Senhor lhes propusera.


Às vezes ficamos paralisados pelo medo ou pela timidez e não ousamos obedecer a Deus naquilo que Ele está nos enviando a fazer. Isso acontece porque consideramos os riscos em detrimento dos frutos. Pensamos negativamente, nos entregamos aos argumentos de nossa alma como falta de capacidade, falta de tempo e coisas do gênero e sequer tentamos fazer o que deve ser feito.


Temos muitos motivos para dizer “sim” ao chamado de Deus. O primeiro deles é honrarmos ao Senhor, obedecendo o. Jesus, certa vez, confrontou algumas pessoas, indagando: “Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6:46). Faz todo sentido, você não acha? Se Ele nos deu uma ordem, nós o desonramos em não obedecer e isso já deveria ser suficiente para nos mover. Nossa fé não pode ser apenas de palavras, mas de atitudes (leia a parábola que está em Mateus 21:28-31). Quem vive o segredo da obediência tem primazia no reino de Deus.


Aqueles setenta discípulos que Jesus enviou eram novos convertidos, não tinham até então nenhuma experiência no contexto de pregarem o evangelho. A tarefa não foi simples. Eles encontrariam muito trabalho (conf. Lucas 10:2), pessoas difíceis (conf. Lucas 10:3), portas fechadas (conf. Lucas 10:10-11) e resistências demoníacas (conf. Lucas 10:17b). No entanto, eles não colocaram os olhos nisso, mas ousaram ser fieis à missão, e qual foi o resultado? “Voltaram os setenta possuídos de alegria” – (Lucas 10:17a).
Depois de terem enfrentado todas as adversidades e vencido seus próprios receios, eles estavam cheios de prazer, pois a sensação de serem usados por Deus é maravilhosa! E perceba que a experiência de voltarem assim, cheios de gozo, não foi apenas de alguns, mas de todos os que obedeceram ao Senhor.


Mas porque a obediência gera tanto prazer?


Em primeiro lugar porque a colheita traz em si um sentimento de realização (leia Salmos 126:6 e 3 João 1:4). “Vendo a graça de Deus, alegrou-se” (conf. Atos 11:22-23). Homens e mulheres que amam a Deus têm prazer em verem a colheita! Até os anjos sentem quando pecadores recebem a salvação (veja Lucas 15:10).


Esse prazer tem motivo, além de nos sentirmos úteis nas mãos de Deus e vermos que o nosso esforço tem recompensa quando anunciamos o evangelho infligimos uma derrota ao reino das trevas. Os setenta voltaram para Jesus, entusiasmados, dizendo: “Senhor, em teu nome até os demônios se nos submetem” – (Lucas 10:17b). E a resposta de Jesus foi mais impressionante ainda: “Eu via a Satanás cair do céu como relâmpago” – (Lucas 10:18). Ou seja, quando pregamos o evangelho e há salvação de vidas para Jesus, não só os demônios que ali atuavam são vencidos, mas o próprio Satanás é derrubado! Isso não é uma vingança maravilhosa? Nós, que um dia fomos fustigados pelo reino das trevas e que vemos o diabo produzindo tanta miséria em nossa geração, podermos estabelecer uma vitória contra ele e conquistar o território que estava em suas mãos!


A salvação tem um valor imensurável. Jesus disse àqueles discípulos fieis: “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” – (Lucas 10:20). Em outras palavras, ter o nosso nome inscrito no livro da vida é um argumento maior que todos. Agora, imagine sermos instrumentos para escrever o nome de outras pessoas lá no rol da salvação! Foi por isso que Jesus não se conteve ao encerrar aquele momento. Diz a Bíblia: “Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.” – (Lucas 10:21). O privilégio desta hora é tremendo, que oportunidade!!!


LEMBRETE: OFICIALIZAR AS DUPLAS, ORANDO E AS ENVIANDO DEBAIXO DA BENÇÃO DO LÍDER DA CELULA.
Lembrem-se! Semana que vem se inicia a nossa grande tarefa de encontramos com os “Filhos da Paz e juntos estudarmos a palavra, oramos com eles, estabelecermos relacionamentos e implantarmos o reino de Deus na vida deles.