A grande recompensa

Texto Base: Lc 6.35 – “Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.”

Quebra Gelo: Quais características mais nítidas você herdou de seus pais? (Deixe 2-3 pessoas fazerem seus relatos)

  • Distribua a leitura de Lucas 6. 27-35 no grupo
  • Faça perguntas e deixem pessoas presentes responderem
  1. Alguém conhece a Terceira Lei de Newton? A Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação) diz que para toda força de ação existe uma força de reação que possui o mesmo módulo e direção, porém em sentido contrário. Ou seja, as forças de ação e reação apresentam a mesma intensidade e a mesma direção, porém o sentido é contrário
  2. Será que Jesus quer nos abençoar quando em Lc 6.31 ele nos dá um mandamento que poderíamos chamar de “Regra de Ouro” ou seria uma forçação de barra: fazer aos outros o mesmo que vocês querem que eles façam a vocês?
  3. Essa “Regra de Ouro” teria alguma semelhança com a Terceira Lei de Newton?
  4. Peça alguém para ler Gl 6. 7-8 e outra 2 Cor 9. 6 e 10. Se chamarmos de Lei da Semeadura, quais aprendizados podemos tirar destes textos? Deixe algumas pessoas responderem.

Informações e ou respostas complementares:

  • É um princípio universal.
    • Você colhe o mesmo que semeia. Será que querer colher algo diferente do que plantou, seria zombar de Deus?
    • Você colhe mais do que planta. Planta muito, colhe muito.
    • Colheitas são após a semeadura.
    • Cada semente tem um tempo de gestação.
    • Boas sementes requerem mais cuidado.
    • Talvez você irá plantar e outros irão colher.
    • Será que alguém poderia acrescentar mais alguma?
  • Lendo Lc 6.27-30, quais lições podemos aprender? Será que é dessa maneira que queremos agir com nossos desafetos? Devemos pagar na “mesma moeda”, mal por mal e bem por bem? Amar nossos inimigos, fazer o bem a quem nos odeia e abençoar quem nos amaldiçoa, orar pelas pessoas que nos maltratam, é fácil?
  • Você poderia dar exemplos de Jesus tendo ações ensinadas em Lc 6. 27-34? E você, tem agido em obediência aos ensinamentos de Jesus ou segundo a vontade de seu coração? Jesus curou de lepra samaritanos (Lc 17. 12-18), salvou uma mulher samaritana que tinha uma vida conturbada (Jo 4. 5-42), não permitiu destruição de pessoas hostis (Lc 9. 52-55), (Lc 23.34) e outros.
  • Lendo Lucas 6.35 – “Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.” Que recompensa (Galardão) teremos da parte de Deus? Será que teremos recompensas ou já desfrutamos de todas aqui na terra? Com suas ações, acha que tem a identidade de “Filho do Altíssimo” ou nossas posturas tem sido de um cidadão comum da terra?

Conclusão: Deus tem filhos na Terra e você é um deles. Então se esforce por demonstrar em seu viver esta condição de filho gerado pela fé em Jesus Cristo. Demonstre alegria em conviver com sua família espiritual, sua igreja. O Pai ama ver seus filhos unidos, cooperando. Viva como filho de Deus e faça jus às recompensas prometidas. Senão, torne-se um filho hoje, aceitando Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Pr. Hiloki Maruyama