A Igreja, nossa mãe

Quebra gelo: Quem aqui já se sentiu órfão? Quais são os sentimentos que a orfandade traz?

Hoje vamos conversar sobre o privilégio de sermos filhos adotados na família de Deus. Esta semana comemoramos o dia das mães. Como é precioso termos uma mãe!

Deus no seu infinito amor, preparou para nós seres humanos o colo de uma mãe. Não há como negar que o amor de uma mãe é algo dado por Deus. Como devemos ser gratos por nossas mães, por terem nos carregado em seus ventres e cuidado de nós com tanto carinho! Obrigado mães!

No entanto, devido ao pecado ter entrado nesse mundo, o amor verdadeiro tem se esfriado. E isso, infelizmente tem atingido mães. Sempre houve mães desnaturadas, mães negligentes, mães que rejeitaram seus filhos, mães que maltrataram e abandonaram seus filhos. Mas esses casos eram exceções, eram casos tido como anomalias do comportamento humano. E hoje como está?

  • Como você avalia tantas mães desconectadas dos filhos e filhos desconectados das mães e pais?

O espírito de orfandade tem crescido!

Quando Deus, nosso Pai celeste enviou Jesus para nos resgatar do pecado e da morte eterna, Ele planejou nos resgatar também do espírito de orfandade.

  • O Senhor tem um lugar no seu colo para cada um de nós.  “Porque se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá. ” Sl 27:10
  • O Senhor defende os órfãos. 

“…A ti se entrega o desamparado; tu tens sido o defensor do órfão. ” Sl 10:14 

  • O Senhor tem uma família para nós.

“Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada. Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade. ” Sl 68:5,6

Mas que família é essa, capaz de acolher a tantos?

“ Como alguém a quem sua mãe consola, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. ” Is 66:13

Jerusalém representa nossa grande família, a Igreja do Senhor Jesus. Assim como os judeus tem em Jerusalém sua mãe, seu consolo, assim também nós somos inseridos no corpo de Cristo e assim pertencemos a uma família com muitos irmãos e irmãs. A Bíblia nos ensina que a Igreja, também simbolizada por Jerusalém é a nossa mãe. “Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe.” Gl 4:26

Por isso, nós nos referimos uns aos outros como irmãos, tendo um só Pai, que é Deus e a igreja como nossa mãe.

  • Como a igreja tem sido uma mãe para você?
  • Como podemos valorizar nossa igreja mãe?
  • Você é grato pela sua mãe-igreja ou igreja-mãe? Quem é grato não se sentirá mais órfão.

O inimigo quer nos separar. Vamos pedir a Deus para amarmos o que Ele ama gente! Ele ama a sua igreja e Ele disse que as portas do inferno não prevalecerão contra ela! Você vai prevalecer estando na igreja do Senhor, que é a sua mãe!

Na família de Deus somos curados. “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus. ” Ef 2:19

  • Onde você estaria se não fosse pela sua mãe natural?
  •  Onde você estaria se não fosse pela sua mãe igreja?

O Espírito Santo nos concede o amor de Deus, amor de aliança e compromisso, o amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta!

Vamos orar para que busquemos mais e mais órfãos para a casa do Pai. Assim, em família, venceremos o espírito de divisão e de orfandade que está nesse mundo.