A serpente, Adão e Eva, o pecado e as consequências

Texto Base: Gn 3:1-13

Adão e Eva eram íntimos do Criador. Havia um relacionamento constante entre eles e diariamente Deus dialogava com eles no Jardim. Porém, o pecado colocou uma barreira de separação entre eles. Adão e Eva são exemplos para nós. Vamos aprender com eles.

Roteiro para condução da célula

  1. Distribuir leitura dos versículos do texto base entre os presentes.
  2. Quem poderia definir o adjetivo “Astuto” dado a serpente? Oportunizar pessoas darem definição e ou sinônimos. **Que sabe agir de maneira a angariar para si vantagens e a não se deixar enganar; esperto, matreiro, astucioso, hábil para fazer maldades, velhaco.
  3. Como podemos nominar o processo usado pela serpente com Eva? Deixar uma ou duas pessoas expressarem. **Sedução com utilização de sofisma, falácia e engano.
  4. Será que algo agradável ao paladar, agradável aos olhos, e ou possibilidade de dar inteligência, discernimento e poder te seduziu e a fez pecar? Deixe alguns responderem.
  5. Você acredita que uma mulher pode induzir o homem ao pecado? Ela tem esse poder? Por que será que a serpente escolheu Eva em vez de Adão?
  6. Comparando vs 7 e 21, em seu entendimento, por que Deus fez outra vestimenta para o casal? Será que a vestimenta feita pelo casal era feia, inadequada, insuficiente etc.?
  7. Quais foram os sintomas ou efeitos do pecado imediatos na vida de Adão e Eva? Deixe 2 ou 3 pessoas falarem. **Vergonha de Deus, Medo de Deus e Arrumar desculpa ou justificativa para o erro
  8. Você percebe algumas das atitudes citadas no item 7 em sua vida? Deixe 2 ou 3 pessoas falarem.
  9. Será que Satanás age ainda da mesma maneira hoje? Leiam Jo 10.10, Jo 8.44
  10. Encerrar todos lendo 1 Jo 1.9-10

Conclusão: Levar todos a reflexão sobre como está a relação com Deus, se elas veem consequências do pecado como manifestos por Adão e Eva, e se as vestes hoje estão adequadas e foram as que Deus providenciou, e estão limpas e alvas lavadas pelo Sangue do Cordeiro. E fazer uma oração final por todos de benção!

Pr. Hiloki Maruyama