Adorar em meio às circunstâncias adversas

Texto chave: João 16:33 

Quebra Gelo:  Nesses dias temos vivido dias difíceis, tantas coisas tentam nos parar, nos impedir de adorar a Deus. Mas não podemos deixar essas coisas paralisarem a nossa adoração e sim transformarmos isso em combustível para nos levar para mais perto de Deus.

Você se lembra de alguma circunstância onde você se sentiu paralisado na adoração e intimidade com Deus? (deixe algumas pessoas responderem)

João 16:33 – “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Introdução: Jesus venceu o mundo.  Por que Jesus venceu? O que Jesus quer nos ensinar com esse versículo?  (peça para alguns responderem). Ele quer nos ensinar o caminho da vitória, nos ensinar as vencer.

  1. Qual o caminho para essa vitória? (deixe as pessoas responderem). Não perder o foco da adoração, nunca perder o ânimo. Jesus quando estava aqui nessa terra sempre foi um adorador.
  • Se a adoração leva a vitória, que tipo de adorador devemos ser?

João 4:24 – “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.

  • A adoração vem de dentro e se revela em nossos atos. Jesus está procurando pessoas dispostas a se entregarem por inteiro na adoração, independente das circunstâncias.   Habacuque 3:17-18 – Baseado neste texto, você se considera um adorador por inteiro?  (Deixe que as pessoas   comentem sobre suas ações em meio a circunstâncias adversas). O que você tem feito para continuar adorando a Deus em meio as adversidades dos dias atuais?
  • Quais são algumas formas de adoração, que precisamos praticar como cristãos?   
  •  Louvar: Sl 9:1-2
  • Leitura e meditação da Palavra de Deus: Precisamos nos dedicar cada dia mais a conhecer melhor a Deus e a sua palavra.
  •  Obediência: Jo 14:15
  • Rejeitar o pecado: Deus odeia o pecado e aquele que o adora deve buscar agradá-lo rejeitando toda prática do pecado em sua vida diária. Essa é uma luta contínua e só com a misericórdia e graça de Deus nos tornamos vencedores.
  • Amar uns aos outros: 1 Jo 4:11-12

Conclusão: Não podemos ser vencidos pelo tempo presente, sabemos que os dias são maus e não podemos permitir que essas circunstâncias afetem nosso tempo com Deus, não podemos parar de louvar, orar, ler a palavra, ter nosso TSD. Realmente termos uma vida de comunhão com Deus.

Orientação ao ministrante: Ao final orar pelas pessoas que se sentem desanimadas com essas situações que estamos vivendo.    

Pra. Norma Helena