Aprendendo Sobre Tentação

Texto: 2 Pedro 2:6-9

Quebra-gelo: Em sua opinião, o que é tentação?

Introdução: Todos os dias somos tentados a fazer coisas que não são corretas aos olhos de Deus. O Senhor Jesus na oração do Pai Nosso nos ensinou a orar: “Não nos deixes cair em tentação” (Mt 6:13). Assim como nós, Jesus foi tentado em tudo (Hb 4:15), mas nunca pecou, Ele nunca caiu em tentação. Sempre seremos tentados, por isso temos que aprender a resistir às tentações sem “cair”. A tentação vem sempre antes do pecado, por isso é importante sabermos que no momento em que somos tentados, ainda não pecamos, por isso precisamos aprender a resistir às tentações para não pecarmos, pois o pecado nos afasta de Deus. O texto lido nos mostra que Ló afligia todos os dias sua alma justa, resistindo às tentações.

TRÊS VERDADES SOBRE A TENTAÇÃO:

1ª Verdade: A tentação não vem de Deus – Tiago 1:13-15

O texto diz que…Deus não pode ser tentado pelo mal.e a ninguém tenta. Se a tentação não vem de Deus, então por quem somos tentados? O diabo é quem nos tenta (Mt 4:1). Ele usa como ferramenta a cobiça que há no interior do homem. Segundo o texto lido, tentação é um processo que envolve três estágios: Cobiça, pecado e morte.

PERGUNTA: Em sua opinião, como resistir às tentações?

2ª Verdade: Não somos tentados acima do que podemos resistir. 1 Corintios 10:13

Muitos dizem: “Não pude resistir, a tentação foi mais forte do que eu”. Isto não é verdade, sempre podemos resistir às tentações. No texto lido, Deus nos ensina que Ele não permitirá que sejamos tentados acima daquilo que podemos suportar, Ele sempre dará um escape para que possamos resistir. Você pode resistir às tentações, basta querer e confiar em Deus e com certeza Ele te sustentará em qualquer situação.

PERGUNTA: Em sua opinião, porque Deus permite que sejamos tentados pelo diabo?

3ª Verdade: Deus sempre vai livrar os piedosos de cair em tentação – 2 Pedro 2:9

Quando Deus vê uma pessoa realmente lutando contra a tentação para não pecar, Ele sempre vai livra-lo de cair. Deus via que Ló …afligia todos os dias a sua alma justa…Ou seja, ele não queria se envolver com a injustiça daquele povo. Precisamos resistir às tentações e ao pecado até o sangue (Hb 12:4). Jesus nos prometeu que estaria conosco todos os dias e jamais nos abandonaria.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual é a área que somos mais tentados?

Conclusão: Nesta noite aprendemos três verdades sobre a tentação. Que a cada dia possamos resistir firmemente ao diabo, não dando espaço para ele agir em nossas vidas. Vamos colocar em prática o que aprendermos nesta noite, e pedir para o Espirito Santos nos ajudar a jamais cairmos em tentação. Lembre-se: o Senhor jamais te desamparará!