Arrependimento de pecados

Quebra-gelo – Você já fez algo de que se arrepende profundamente? Você tem coragem de falar?

Existem muitas coisas que precisamos fazer todos os dias e arrepender-nos de nossos pecados é sem dúvida uma das mais importantes. Mas o que é arrependimento? É quando se toma uma decisão de parar de fazer algo que contraria os princípios da Palavra de Deus. É parar de pecar.

Arrependimento dos pecados

Jesus iniciou seu ministério com ênfase no arrependimento de pecados – Mt 4:17

Pedro, na inauguração da igreja, foi claro ao pregar o arrependimento – At 3:19

Coloque em discussão: “Como podemos saber que estamos arrependidos? Que sinais indicam que uma pessoa se arrependeu de seus pecados?

Jesus ensina que o arrependimento é revelado pelos frutos que produzimos, ou seja, pelas obras, atitudes, comportamentos e decisões que fazemos e assumimos. Ler Mt 3:8.

A Palavra de Deus nos garante que se nos arrependermos e nos afastarmos dos maus caminhos (pecados) seremos perdoados. Ler 2 Cr 7:14.


De que preciso me arrepender?

  1. Amor ao mundo – Bens materiais, dinheiro, jogos, entretenimento exagerado, a prática de ouvir músicas e filmes mundanos, etc. Ler Jo 2:15-17
  2. Pouca oração e leitura da Palavra – A negligência na oração é desobediência a Palavra de Deus, portanto, pecado. Ler Lc 18:1. A diligência em ler e estudar a Palavra de Deus trará como resultados prosperidade e sucesso. Ler Jz 1:8.  Sempre que negligenciamos a leitura, o estudo e o ouvir a Palavra de Deus na célula e na igreja, abrimos uma grande porta para o engano entrar em nossas vidas.
  3. Descompromisso com Deus, com a Igreja (irmãos) e com a célula – Em Atos dos apóstolos, a palavra de Deus nos conta que a igreja se reunia todos os dias no templo e nas casas assiduamente. At 2:46.
  4. Imoralidades – Adultério, fornicação, roubo, homossexualismo, pedofilia, etc. Qualquer tipo de imoralidade é contraria à vontade perfeita de Deus. Paulo nos adverte dizendo que as pessoas que tais coisas praticam não usufruirão dos benefícios da presença de Deus. 1 Co 6:9,10. Em Ap 21:8, João diz que os que fazem estas abominações serão lançados no lago de fogo que arde com enxofre.
  5. Desobediência à Palavra no que diz respeito à vida comum do lar.
  6. Ef 5:25 – Maridos não fazendo tudo para agradar a esposa, amando-a como Cristo amou a igreja. Amar é não trair, não gritar, não agredir, não desprezar, não negligenciar. Amar é cuidar, é proteger, é orar por ela, é suprir a esposa emocionalmente, sentimentalmente e sexualmente, comprar presentes, enfim, agradá-la em tudo o que puder.
  7. Ef 5:22 – Mulheres sendo insubmissas e não respeitando o marido. Respeitar é honrar, é reverenciar, é valorizar, é obedecer, é suprir o marido sexualmente, e muito mais.

Conclusão: Arrepender-se dos pecados é fundamental para agradarmos a Deus e ter saúde espiritual, física e emocional. O arrependimento e fé são a porta para entrarmos na vida eterna. Vamos orar buscando este arrependimento?