Batismo nas Águas

Quebra gelo: pergunte a um irmão como foi seu batismo nas águas.

Batismo; uma ordenança do Senhor Jesus. leia Mateus 28:19, Marcos 16:15-16.

O batismo, mostra que tipo de fé nós temos. A nossa fé em Jesus, e o arrependimento, nos salva da condenação. O sangue de Jesus nos lava dos pecados, e o batismo nas águas representa tudo isso em nossas vidas. O batismo é a nossa confissão de fé em Jesus Cristo, ele representa a circuncisão do antigo testamento nos dias de hoje. O batismo simboliza, que morremos em CRISTO, e com Ele ressuscitamos. O batismo revela não apenas que eu tenho fé, mas que tipo de fé eu tenho; uma fé que se identifica com Cristo e sua obra realizada na cruz. No batismo eu confesso e me aproprio, tomo posse, da vida eterna. Leia Romanos 6:3-4

Até maio deste ano, a igreja tinha 1020 pessoas não batizadas.

Um exemplo disto foi uma irmã, que ficou dois anos na célula, fez o encontro, mas não batizou por temer em desagradar os pais que ainda são católicos. Veja o que Jesus nos ensina, se este é seu caso. Leia Mateus 10:37-39.

Se Jesus fosse realmente o centro da nossa vida, se ele fosse o nosso Senhor, se nosso coração verdadeiramente fosse dele, nós já estaríamos batizados, pois quem tem nosso coração, tem tudo de nós. Assim como um casal de namorados que aproveitam dos prazeres de ter uma vida intima, mas não assumem o compromisso do casamento, assim é o homem que quer as bênçãos de Deus, mas não se compromete com Ele através do batismo. Não se engane, namoro não é casamento. Quem não assume o compromisso, não tem direto sobre o corpo.

Outra ordenança de Jesus foi a ceia. Embora a Ceia do Senhor, seja uma ordenança, não deve ser feita, sem o compromisso firmado através do batismo. A ceia do senhor nos une com CRISTO, nos torna um com Ele, nos torna parte do corpo, nos faz igreja, ou seja, o corpo de Cristo na Terra. Mas somente aqueles que declararam sua fé e seu compromisso com Ele, através do batismo, poderão tomar a ceia, e cumprir assim esta segunda ordenança. 1 Coríntios 11:23-30

Mais uma vez podemos entender a importância do batismo. Sem o batismo, não podemos obedecer a ordenança de tomar a ceia do senhor, e assim nos tornarmos parte do corpo de cristo, ou seja; a igreja. E não se esqueça Jesus virá buscar a igreja, o seu corpo nesta Terra. Você sabia que o Senhor vem buscar a sua igreja? Você já faz parte do corpo de Cristo? Você já arrependeu dos pecados, já se batizou, já faz parte do corpo, já é igreja? Já tomou a ceia do Senhor?

Leia LUCAS 3:21-22

Este foi talvez único momento na bíblia em que o Pai o Filho e o Espírito Santo, se manifestaram juntos de forma física: palpável, visível e audível.

  • O Filho, Jesus, sendo batizado no rio, por João Batista.
  • O Pai através da voz que disse: este é meu Filho amado que me dá muito prazer.
  • O Espírito Santo, em forma de pomba, que desceu do céu sobre Jesus.

O batismo é tão importante que Jesus não começou seu ministério, não fez milagres, não curou, antes do batismo. O batismo é tão importante  e necessário que no antigo testamento, o povo de Deus também  foi batizado.

EX: O POVO de Deus, que saiu do Egito passou pelas águas, as nuvens que os protegiam do sol, era o simbolismo do batismo de Deus sobre aquele povo, também o mar se abriu e todo aquele povo passou pelas aguas. (Êxodo 13).

Leia 1 Coríntios 10:1,2 . Além disso, eles tinham o costume de se purificar em àgua antes de se achegarem a Deus. (Ex exodo 19)
EX: A PRÓXIMA GERAÇÃO: depois que toda aquela geração que saiu do Egito morreu, seus filhos também, passaram pelas águas. Deus abriu o rio Jordão. Para seu povo passar pelas àguas. (Josué 3).

EX: NOÉ e sua família passaram pelas àguas do dilúvio, e os que não creram morreram todos. (Genesis 7) leia 1 Pedro 3:21

Ex: Naamã: depois de mergulhar nas águas, além de curado da lepra, se converteu ao Senhor. ( 2ª Reis 5) Naamã é um simbolismo de alguém que procurou a Deus para ser curado, se converteu e foi batizado. Naamã nunca mais foi o mesmo. Morreu aquele velho homem e nasceu um novinho. Colocar video do homem que ao ser batizado foi curado da cegueira. https://www.youtube.com/watch?v=SgGpL-UVdls

Leia Marcos 16:15-16 e Marcos 1:4

Arrependa-se, creia no Senhor Jesus e seja batizado. Não ha outra forma. Jesus mesmo sem pecados, mas por ser uma ordenaça, e para cumprir a justiça, Ele deu o exemplo, e Quem foge do batismo, corre em direção ao inferno. A dúvida não vem de Deus, mas para obedecermos a ordenança do batismo  precisamos de fé, mas uma fé consciente. Quando eu sou batizado, estou declarando para o mundo natural e espiritual que eu creio que Jesus morreu na cruz para me salvar, e que com Ele também morri para o mundo, e com Ele ressuscitarei para uma nova vida com Cristo. Leia Atos 8:35-38
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
Neste texto vemos que já na evangelização o batismo era ensinado aos novos convertidos, o que nos faz saber que ninguém deve demorar para se batizar após ter feito sua decisão de arrependimento e fé em Jesus. Não é necessário ser perfeito para se batizar, mas arrependido, crer que o Senhor Jesus é nosso único salvador. Veja o exemplo acima, de Felipe e o eunuco.

Conclusão: Todos que querem ser salvos, que querem entrar no céu, devem se batizar, sem demora. Muitas dúvidas podem ser lançadas pelos demônios na sua mente, mas a sua fé deve ser maior, você deve agir por fé, crendo na palavra de Deus. Depois de tudo que você ouviu hoje, meu conselho é: sábado dia 28 de setembro, esteja pronto para assumir o maior compromisso da sua vida, fazer uma aliança com Jesus, diante de Deus, das pessoas e dos anjos, que a partir de agora você tem um Pai e uma família, e que agora você se tornou uma nova pessoa. E nada vai tirá-lo deste caminho.