Chamados ou escolhidos

Texto Base:

Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Mateus 22:14

QUEBRA GELO:

Quem já foi a uma entrevista para um emprego e chegando ao local havia outras pessoas que também estavam ali sendo avaliados para o trabalho. Todos ali haviam sido chamados para pleitear as vagas, no entanto poucos foram escolhidos. E por quê? Deixe 2 pessoas comentarem. Porque havia critérios preenchimento dessa determinada função/vaga.

INTRODUÇÃO: No mundo corporativo os escolhidos possivelmente serão os mais eficientes, melhores currículos, as pessoas que estão mais preparadas no momento para a determinada demanda etc. Vimos neste exemplo do corporativo que existem os chamados e os escolhidos.

  1. Será que é assim no Reino de Deus? O que significa ser chamado? Deixem 2 ou 3 pessoas comentarem.
  2. Em Mateus, o Senhor Jesus nos deixou uma ordem e uma missão: pregar o evangelho – Mt 28:19. Se estamos aqui hoje desfrutando da salvação, certamente é porque alguém cumpriu essa missão.
  3. O que é ser chamado? É quando aceitamos o convite de Cristo para fazermos parte de sua grande família – João 1:12. Você já foi chamado por Deus? E qual foi sua resposta?  (deixe as pessoas responderem). Todas as pessoas que fizeram uma decisão por Cristo e são   batizadas, podemos deduzir que fazem parte do grupo de pessoas chamadas.
  4. E os escolhidos, quem são? Deixe 3 pessoas comentarem. Mateus 7:13-14 e Lucas 9:23 – Essas duas passagens apontam para os escolhidos, aqueles que fizeram a escolha certa. Uma vez que fomos chamados por Deus e aceitamos seu sacrifício na cruz, nos tornamos seus filhos, então agora estamos no Reino de Deus.
  5. Diante dessa realidade, precisamos edificar o Reino, cooperar para que o Reino cresça, e obedecer às regras do Reino, para isso temos um caminho a seguir, escolhas a serem feitas e atitudes a serem tomadas. Exemplo: Para uma pessoa liderar uma célula. Quais critérios são necessários? Ter feito ou estar cursando escola de vencedores, ser fiel nos dízimos e ofertas, ser discípulo e discipulador, ter relacionamento com Deus etc., dentre outros critérios. Para corrermos a corrida que o Senhor tem para nós é preciso percorrer um caminho.
  6. Sabemos que temos os chamados e os escolhidos? A qual desses dois grupos você pertence? Hoje temos muitos chamados sentados nas cadeiras assistindo os cultos, porém poucos escolhidos servindo no templo. E por quê? (deixe 2 pessoas comentarem). Precisamos nos desembaraçar de tudo aquilo que nos afasta do grupo dos escolhidos – Hebreus 12:1

CONCLUSÃO:

Deus está procurando aqueles que o adoram em Espírito e em verdade e estão dispostos a correrem a carreira proposta. Deus está adornando a sua noiva para sua volta, por isso busca os escolhidos, que nós devemos ser.

ORIENTAÇÃO AO MINISTRANTE: Ore pelas necessidades de todos e para que cada um possa se empenhar em entrar pela porta estreita e edificar o reino de Deus, como escolhido.  Faça a oração de entrega, caso necessário.

Pra. Ronivaina Almeida