Como conhecer a vontade de Deus

Quebra-Gelo: Providencie um copo de vidro transparente com um líquido qualquer colorido ou com café. Tenha também uma jarra com água e uma travessa de vidro transparente.

Inicialmente mostre o copo com o líquido colorido como se fosse sua mente, uma mentalidade com distorções, impurezas, ideologias erradas, e todo tipo de lixo que o mundo lança sobre ela.

Agora, nesse copo que estará na travessa de vidro, vá derramando devagarinho a água da jarra para que todos percebam que o conteúdo do copo irá clareando, até ficar praticamente transparente, sem impurezas.

Explique que isso seria a Metanoia, a transformação que acontece com a nossa mente, a medida que vamos recebendo de Deus, recebendo da palavra através da leitura, de ouvi-la através das pregações, da meditação, tendo a minha vida consagrada ao Senhor.

Roteiro para conduzir a reunião

  1. Pergunte aos presentes que esteve em uma das reuniões de domingo 13/02? Se lembram da palavra ministrada? Do assunto tratado? Deixe alguém que participou, falar de suas percepções da reunião, da palavra etc.
  2. Pergunte ao grupo quem já leu a Epístola de Paulo aos Romanos? E cada possa expressar um tema que lembra da leitura feita.
  3. Que tal desafiar todos a fazerem a leitura de toda a Epístola durante a semana até a próxima célula?
  4. De acordo com Rm 12. 1-2, o que seria necessário para experimentarmos qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus? Apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, não conformar com este mundo, deixar nossa mente ser transformada.
  5. Deixe alguém explicar o que seria “Apresentar o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável.
  6. Deixe outro explicar qual seria o entendimento sobre “Não conformeis com este século” e outro “Transformai-vos pela renovação da vossa mente e como isso aconteceria conosco”?
  7. Deixe cada um expressar pelo menos uma vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita que tem experimentando em sua vida.
  8. Deixe alguém falar sobre as misericórdias de Deus: um texto, tamanho dela, o alcance dela, como ela é exercida em nossas vidas etc.
  9. Deixe os presentes expressarem outras maneiras práticas de conhecermos a vontade de Deus. A) Ouvir a voz de Deus, sendo ovelha e conhecendo o Pastor B) Aquilo que fere o corpo, a igreja, os irmãos, é contrário a vontade de Deus C) Saber ouvir, buscar conselhos D) Ser submisso, ouvir o líder, o pastor E) Leitura da Palavra F) Conhecer a Deus pela prática, história, testemunhos etc. E) Vários outros

Finalização: Bom proveito. Orar ao final para que todos possam conhecer e experimentar com mais clareza e profundidade, qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para suas vidas.

Pr. Hiloki Maruyama