Como não fraquejar em dias de abalos

Quebra gelo:  Imagine um terremoto. Tudo tremendo e desmoronando ao seu redor. Qual a sensação?

  • Por vezes passamos por situações que nos abalam e nos fazem “perder o chão”. Alguém gostaria de compartilhar uma experiência que te abalou bastante?

Vivemos em dias de muitos abalos nas famílias, na saúde, na economia, na política, enfim, todas as áreas da nossa vida têm sido atingidas por algum abalo. Será que esses abalos são necessários? Como sobreviveremos em tempos tão instáveis? Onde estão firmados os nossos pés?

É importante entender que Jesus disse que sinais viriam para nos ajudar a entender a sua volta e os fins dos tempos. Em Hebreus lemos: “ Aquele, cuja voz abalou, então, a terra (no Monte Sinai- Ex 19:16-18); agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor”. Hb 12:26-29.

Nunca se viveu um tempo com mudanças tão grandes e tão rápidas. Mudanças que têm trazido abalos nos valores éticos e morais, na configuração familiar e nos pilares da vida em sociedade. Quem imaginou viver em dias onde a tecnologia conectaria o mundo em segundos, onde a informação pudesse ser manipulada por uma globalização imposta, onde a educação sofreria modificações profundas que nos gerariam insegurança, onde a saúde seria comprometida por doenças e vírus que afetariam toda a humanidade?

 A igreja sem dúvida tem sido abalada, a autoridade das escrituras sagradas questionada, o compromisso e amor de seus membros testada. Em nível mundial nunca se viu um tempo como esse: tempo de abalos! Todos esses abalos foram profetizados e são necessários acontecer antes da volta de Jesus.

Os abalos vêm para:

  • Remover o que não presta de nossas vidas. Mencione o que você percebe que precisa ser removido? (Permita que os irmãos se expressem). Exemplo do que precisa ser removido de nossas vidas:  Medos, pecados, incredulidade, falta de compromisso e aliança com Deus e com a igreja, apego aos bens materiais, desobediência e negligência com a Palavra de Deus, rebeldia contra autoridades no lar e na igreja,…
  • Trazer purificação e santificação à Igreja do Senhor. Zc 13:1,9;
  • Fazer com que as coisas que não podem ser abaladas permaneçam. (Hb 12:27b);
  • Consolidar em nós um reino inabalável ( Hb 12:28). Jesus está construindo seu reino em nós, firmado na graça da salvação, reino onde servimos a Deus como Ele quer, com reverência e santo temor;

O que não pode ser abalado?   A palavra de Deus (Mt 24:35).

O que não deve ser abalado? Nossa aliança com Jesus, nossa aliança conjugal e familiar, nossa aliança com a igreja e a nossa fé. I Co 13:13, I Jo 5:4

O que você deve fazer diante dos abalos?

  1. Deixe Deus te sacudir. Que haja profundo arrependimento de pecados, consertos feitos e renovação de alianças;
  2. Seja forte, pessoa de convicções, que não negocia princípios e valores. I Co 15:58
  3. Tenha foco: trabalhe para o reino inabalável.  Jo 6:27;
  4. Saiba que o Senhor está conosco. Mt 28:20
  5. Não se afaste da comunhão com os irmãos. Hb 10:25

Confie que o Senhor está no controle de todas as coisas e que Ele nos guardará no dia dos abalos. Sl 125:1-2

Avisos:
Teremos 24 horas de oração dia 01/01/2020. Confira mais informações no site/app.