Como posso ter certeza da minha salvação?

Texto Chave: João 3:16

Introdução – Hoje queremos abordar o tema “Certeza da Salvação”. E vamos começar lançando a pergunta principal que servirá de quebra gelo: É possível termos certeza da nossa Salvação? O que você acha?

Você tem certeza da sua Salvação?

Se você acha que sim, a próxima pergunta é: Como alguém pode ter a certeza da sua Salvação? Se você tem certeza da sua Salvação, em que se baseia?

Desenvolvimento: Há muitos textos bíblicos que tratam sobre salvação, desde o Velho Testamento, a história registra a revelação progressiva do plano de Salvação de Deus para a humanidade. E se a Bíblia revela o caminho da Salvação, ela também apresenta as respostas à nossa grande pergunta de hoje. “Como posso ter Certeza da Minha Salvação “

Vamos às respostas na forma de quatro evidências ou provas de que uma pessoa foi realmente salva:

Evidência 1 – Só é Salvo quem tem fé em Jesus. A fé em Jesus é a primeira base para a certeza da salvação, aliás todas as demais evidências abaixo são resultados da fé em Jesus. De acordo com a Bíblia, temos que crer em Cristo e sem fé em Jesus, uma pessoa nunca estará salva. (João 3:16-18).

Evidência 2 – Quem é salvo manifesta frutos de arrependimento em suas vida. Uma pessoa verdadeiramente salva, ou seja, que crê em Cristo, de acordo com a Bíblia apresenta frutos de arrependimento. Foi isso que João Batista disse a alguns judeus que supostamente criam em Deus. (Mt 3:7-8 – “Raça de Víboras! Quem lhes deu a ideia de fugir da ira que se aproxima? Deem fruto que mostre o arrependimento). João exigia mudanças de atitudes em suas vidas. Pergunta: Quais frutos temos apresentado em virtude do arrependimento em nossa vidas?

Evidência 3 – Quem é salvo percebe a presença e testemunho do Espírito Santo em seu coração. 1 João 4:13 – “Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito”. Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa – Ler Romanos 8:16

Pergunta: Você tem percebido a presença do Espírito Santo em sua vida?

Evidência 4 – Quem é salvo irá perseverar na fé. Perseverar em Cristo até o fim. A perseverança aqui é uma exigência – (Ler 1 Pedro 1:3-5). O que ele diz explicitamente é que aquele que crê em Cristo, pode ter a segurança de que está salvo e de que nada, nem ninguém, poderá mudar isso! Agora temos uma pergunta a ser feita: Como explicar a situação de uma pessoa que  após participar da igreja durante um tempo, se afasta, não perseverando na fé?  Em Mateus 13:1-23 nos dá uma boa pista (Não é necessário ler o texto com os participantes, mas fazer um breve resumo do que fala os versículos)

Pergunta: Você tem sido perseverante? 

Conclusão: Você crê em Cristo Jesus e já confessou isso intimamente e em público, então sua vida deve manifestar as seguintes provas e evidências: 1- Fé verdadeira; 2- O fruto de arrependimento; 3- Presença e Testemunho do Espírito Santo e 4- Desejo crescente de nunca deixar este caminho perseverando na fé. Mas se ainda não crê em Jesus Cristo ou tem dúvidas disso, essa é uma excelente oportunidade para tomar uma decisão ou reconfirmar a decisão que já possa ter feito.

Pr. Ronaldo Alcântara.