Comunhão, Graça e Amor

Texto Base: 2 Co – A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

Para você o que quer dizer comunhão no Espírito Santo, graça de Jesus e amor de Deus?

Você consegue entender que o Pai, o Filho e o Espírito Santo estão envolvidos nesta recomendação?

  1. Comunhão com Espírito Santo – edificar sua fé

Jd Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo –

At – Saulo quando converte, de início ele fica cheio Espírito Santo. Ex: Paulo teve seu encontro com Jesus e recebeu o batismo no Espírito Santo.

Quanto mais intimidade quero com Deus, faz se necessário mais comunhão com o Espírito Santo.

O Apóstolo Paulo jamais esqueceu a importância de edificar sua fé, pela comunhão no Espírito Santo, orando em línguas. Será que somos melhores do que Paulo, que dizia que orava mais que todos? Será que valorizamos a comunhão no Espírito Santo?

Ex: Quando Paulo chega na cidade de Éfeso, fez questão que os doze discípulos pudessem ser batizados no Espírito Santo – At 19.6

Vivemos pela fé e não sentimentos. Viva pela fé, edifique, fortaleça a sua fé na comunhão com Espírito Santo. Fé santíssima, a fé que agrada a Deus.

  • Graça do Senhor Jesus Cristo

Para você o que é graça? O favor de Deus, sem merecimento.

Rm –A esta graça na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Esperança não confunde, no meio das tribulações, esperança te dá alento, força.

Quando se tem a graça de Jesus, você tem favor de Deus, tem a esperança. Graça nos dá esperança por quê?

Veja como a graça de Jesus Cristo nos dá esperança – Mt 12:20-21

Somos salvos por meio desta graça mediante a fé.

A graça é melhor que a vida, o que isso significa para você? A graça nos basta – 1Co 12:9

Por meio da graça, do favor de Deus, temos esperança da glória, da volta de Jesus Cristo, de que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” – Tito 2:13

Dê um exemplo de esperança na sua vida.

Ex: Esperança de se ter uma filha depois de 14 anos

Esperança é o combustível da fé.

Esperança de Jacó para ver seu filho José, reviveu-lhe o espírito – Gn – Enquanto que aesperança adiada adoece o coração – Pv

O Velho Testamento termina com maldição, e o Novo Testamento inicia com graça. Livro das gerações de Jesus Cristo – Mt 1.1 e no último livro da Bíblia, o Apocalipse como termina, qual o último versículo, a conclusão, o desfecho de toda a palavra de Deus? “A graça do Senhor Jesus seja com todos” Ap 22:21

  • Amor de Deus

Mt – Onde está a nossa perfeição em ser como Deus? Na demonstração do amor. No amor faz com que o filho de Deus, seja aperfeiçoado, para ser perfeito como Deus.

“Algo é perfeito se cumprir o propósito para o qual foi feito. A palavra grega teleios (perfeito), fim, meta, propósito ou objetivo. Algo é perfeitose ela realizar o propósito para a qual foi criado. Um homem é perfeito se cumprir o propósito para o qual Deus o criou.

Para que foi criado o homem? “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26).  O homem foi criado para ser como Deus. Deus é amor! Amor de Deus. O propósito maior é amar.

O ensino de toda a Bíblia é que somente alcançamos a plenitude, a perfeição, quando nos assemelhamos a Deus. O que pode nos assemelhar a Deus é esse amor que jamais deixa de interessar-se pelos outros, façam eles o que fizerem -1Co 13:4-8. Assim ingressamos na perfeição cristã, quando aprendemos a amar como Deus ama. Sabendo que este amor é derramado (não em conta gotas) em nossos corações, pelo Espírito Santo. Rm 5:5

Gancho Evangelístico: Aprendemos que podemos viver com Deus, nas três dimensões ou seja na sua plenitude: do Pai, do Filho e do Espírito Santo. No amor do Pai, na graça do Filho e na comunhão do Espírito. Havendo convidados faça oração.

Pr. Sílvio Ferreira