Confiando na palavra e nas suas promessas

Texto chave: “Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.”

Salmos 119:105 NVT

SUGESTÃO DE LOUVOR:  Não seremos abalados – Nívea Soares

A palavra confiança é substantivo do verbo confiar, sua origem é do latim confidere, que significa acreditar plenamente, com firmeza. O sufixo fidere significa fé, por isso a palavra confiar é muito usada como sinônimo de fé.

Quebra Gelo:  Você já enfrentou uma situação de estar em um lugar totalmente escuro? Como foi para você estar ali sozinho ou mesmo com alguém? **Feche os olhos por um instante e imagine um caminho escuro, com as luzes apagadas. Agora imagine apenas uma luz clareando seus pés por onde passará. À medida que você caminha, a luz brilha cada vez mais. Essa luz é a palavra de Deus. Permita que as pessoas falem dessa experiência de ter uma luz iluminado seu caminho relacionando isso a sua vida diária ou espiritual.

Introdução:  Quando tudo parece escuro e sem saída, sem expectativa de melhoras, A PALAVRA DE DEUS nos mostra que há esperança de dias melhores. A palavra traz luz a toda escuridão dentro de nós. A palavra nos mostra verdades que precisamos seguir. A palavra gera em nós mudança de comportamento. Sendo assim, passamos a confiar nas verdades da palavra de Deus e a desfrutar tudo que ela nos oferece. Entramos em um nível profundo de intimidade com o Senhor e a depender totalmente da sua VONTADE. Isso é confiança.

Você sabe o significado da palavra confiança? (deixe algumas pessoas responderem)

Será que em todas as circunstâncias temos acreditado plenamente e com firmeza nas promessas do Senhor para nós, descritas na Palavra de Deus?

Vamos pensar em 4 pontos que nos leva a desenvolver essa confiança e ter profundidade na Palavra:

1°- Ler e se alimentar da palavra.

a) Ele te humilhou para ter fome e se alimentar da palavra.  “Sim, ele os humilhou, permitindo que tivessem fome. Em seguida, ele os sustentou com maná, um alimento que nem vocês nem seus antepassados conheciam, a fim de lhes ensinar que as pessoas não vivem só de pão, mas de toda palavra que vem da boca do Senhor.” –  Dt 8:3 NVT

b) Guardar a palavra no coração e falar dela sempre às pessoas. “Guarde sempre no coração as palavras que hoje eu lhe dou. Repita-as com frequência a seus filhos. Converse a respeito delas quando estiver em casa e quando estiver caminhando, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as às mãos e prenda-as à testa como lembrança. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.” –  Dt 6:6-9 (NVT)

c) Guardar a palavra para não pecar. “Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti.” –  Salmos 119:11 NVT

2°- Meditar na palavra em todo o tempo.

a) Pensar na palavra todo o seu dia. Perguntar a Deus em que ele quer usá-lo através daquele versículo. “Como eu amo a tua lei; penso nela o dia todo!” –  Sl 119:97 (NVT)

b) Pensar na palavra dia e noite para cumprir tudo que está escrito.  “Relembre continuamente os termos deste Livro da Lei. Medite nele dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que nele está escrito. Então você prosperará e terá sucesso em tudo que fizer.” – Josué 1:8 ( NVT)

3°- Confiar nas promessas do Senhor.

a) Confiar no Senhor e fazer sua vontade. “Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento. Busque a vontade dele em tudo que fizer, e ele lhe mostrará o caminho que deve seguir.” – Pv 3:5-6 (NVT)

b) Deus cumpre as suas promessas. “Reconheçam, portanto, que o Senhor, seu Deus, é, de fato, Deus. Ele é o Deus fiel que cumpre por mil gerações sua aliança de amor com todos que o amam e obedecem a seus mandamentos.” – Dt 7:9 (NVT)

4°- Obedecer a palavra de Deus.

Obedecer cuidadosamente aos mandamentos do Senhor, levará você às promessas de Deus para sua vida. “Obedeçam cuidadosamente a todos os mandamentos que hoje lhes dou. Assim, vocês viverão e se multiplicarão, e entrarão e tomarão posse da terra que o Senhor jurou dar a seus antepassados.” –  Dt 8:1 (NVT)

Conclusão:  “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua força.” –  Dt 6:5 (NVT) e assim terá vida plena e viverá o sobrenatural de Deus.

Palavra Escrita por Risionete (Coord. do Ministério infantil Canaã e líder de célula – Cobertura Prs. Hiloki e Marília)