Crendo Contra a Esperança

QUEBRA GELO: Para você, o que significa crer contra a esperança?

TEXTO BASE:  At 20:7-12 

Existem situações que parecem não ter mais jeito; sob um olhar natural, não é possível encontrar uma saída, parece que as coisas nunca vão mudar… 

Aquele jovem, Êutico, quando caiu do terceiro andar, foi considerado morto, um caso perdido, aparentemente sem solução.

Hoje, veremos três atitudes que nos ajudam a crer contra a esperança, crer que, por mais difícil que a situação pareça aos nossos olhos, Jesus Cristo sempre tem um jeito, uma solução.

COLOQUE EM DISCUSSÃO: Quais atitudes no texto que nos ajudam a crer contra a esperança?

 1-Estar em unidade com o povo de Deus

At 20:7 –  Os discípulos estavam reunidos com o propósito de partir o pão.

Eles estavam de comum acordo.

Mt 18:19 – A nossa oração individual é muito importante, por outro lado, existe um poder na concordância  quando existe unidade de propósito.

A presença na célula, nos cultos de domingo é fundamental para fortalecer nossa fé, desenvolver vínculos de amizade na Igreja… 

Existem respostas que são liberadas apenas quando estamos juntos em unidade. O mundo espiritual é acionado, os céus se abrem e o Pai envia respostas do alto.  

Ex: barco. Se estiverem duas pessoas remando uma para cada lado, o barco não chega a lugar algum, se ambas as pessoas remarem na mesma direção, o barco alcançará  o lugar desejado.

2- Crer contra a esperança

Ainda que aquele jovem tivesse sido considerado morto, Paulo não se conformou com aquela situação. Expressou em palavras uma declaração profética que a vida estava nele e o milagre aconteceu. Êutico foi conduzido vivo diante de todos.  

Rm 4:17-18 – Mesmo diante de situações  que parecem não ter mais jeito, que a esperança acabou,  é preciso não se conformar com o natural. Chamar à existência as coisas que não existem, declarar aquilo que temos colocado diante de Deus, segundo a sua vontade: Chamar à  existência, profetizar sobre sua própria vida pessoal a saúde, provisão, a liberação de um trabalho, conversão de familiares, o fortalecimento e crescimento  da célula etc.

3- Participar da Ceia do Senhor

At 20:7 – Vemos que os discípulos estavam reunidos com o propósito de partir o pão, de participarem da ceia juntos.

1 Cor 10:16 – Quando participamos  da Ceia do Senhor,  participamos do cálice da bênção. Somos abençoados, fortalecidos.

A ceia não é uma cerimônia qualquer, é um momento sagrado, de examinar a si mesmo, oportunidade de arrependimento, de mudança de atitude, pedir perdão,  buscar consertar o que está errado.

Quando participamos da ceia renovamos a nossa aliança, nossa esperança. Lembramos que a nossa esperança não está nesse mundo, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

 Não perca a oportunidade de participar da Ceia do Senhor, que acontece no segundo domingo de cada mês.

Havendo  convidados, lhes diga que  a ceia é para aqueles que já  são batizados e que podem se preparar, ir ao encontro e no momento oportuno, participarem deste momento tão especial.

CONCLUSÃO: Em seguida, lhes diga para repetirem essa oração, se quiserem: “Pai de amor, muito obrigada por ter envidado seu filho para morrer na cruz pela minha vida, perdoa os meus pecados.  Eu  te recebo,   Senhor Jesus Cristo,  como Senhor e meu salvador pessoal,   escreve o meu nome no livro da vida. Eu te agradeço, no nome de Jesus. Amém.”

Conduza uma oração  relembrando as três atitudes que vimos no texto que nos levam a crer contra a esperança;  peça para cada pessoa declarar  palavras de bênção sobre alguma situação difícil que esteja passando na vida pessoal.

Cremos que veremos situações que pareciam impossíveis aos olhos naturais  serem transformadas pelo poder do Senhor Jesus!

Pra Marina Ferreira