Cristãos e os Desafios da pós-modernidade

Cristãos e os Desafios da pós-modernidade

Texto Base:  (2 Tm 3:1-5)

Quebra Gelo: Na sua opinião, quais são os principais desafios que nós cristãos enfrentamos em nossos dias em relação a nossa fé e conduta pautada nos princípios da palavra de Deus? (deixe alguns falarem)

Os desafios do cristão na pós-modernidade são complexos e variados, pois refletem as mudanças sociais, culturais e filosóficas que caracterizam esse período, mudanças essas que tiveram seu início principalmente após a revolução industrial.

Nos âmbitos social e comportamental isso gera um grande desafio para sociedade cristã, que vive sua cultura baseada na herança e legado judaico-cristã, em especial no seu conceito de fé, família e trabalho. Diante disso, podemos destacar algumas correntes de pensamento e filosofias, que definitivamente contrapõem aos princípios da Palavra de Deus e se tornaram alguns dos grandes desafios a serem superados pelos verdadeiros cristãos: Pluralismo religioso, humanismo, secularismo, ateísmo, relativismo, tecnologia e mídia, movimento feminista, movimentos inclusivistas,etc.

Não permitam que outros os escravizem com filosofias vazias e invenções enganosas provenientes do raciocínio humano, com base nos princípios espirituais deste mundo, e não em Cristo. (Colossenses 2:8) NVT

Sabendo disso, podemos concluir que esses movimentos, correntes de pensamentos e comportamentos, influenciaram alguns rumos que nossa sociedade tomou, trazendo rupturas em algumas estruturas fundamentais e ao mesmo tempo, consequências trágicas no comportamento e relacionamento humano.                    

A desmoralização da família tradicional, o aumento do número de divórcios, filhos sem registros paternos, a queda nos registros de casamento civil, a diminuição do número de filhos entre os casais, a revolução sexual interligada à um acréscimo  exorbitante na produção e consumo de conteúdos pornográficos comitantemente o aumento das uniões homoafetivas, são alguns dos impactos que nossa geração vem colhendo.

Vejamos pelo versículo a seguir, alguns princípios e condutas que o Apóstolo Paulo envia a seu discípulo Timóteo e que nós como verdadeiros discípulos de Jesus precisamos exercer e praticar em nossos dias. 

“Tu, porém, tens seguido de perto o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança...” (2 Tm 3:10)

Verdadeiros discípulos de Jesus que fazem a diferença:

1. São íntimos, caminham de perto: “Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.” (Lc 22:54). Pedro antes de negar a Cristo, o seguia de longe. É impossível se manter fiel a Deus e sua palavra, resistir ao diabo, ao pecado e até mesmo às ideologias seculares, se caminharmos distantes de Deus, do corpo de Cristo, de nossos líderes e mentores espirituais.                     (Peça para alguém compartilhar uma experiência onde estar perto de alguém de fé ou conectado a igreja fez a diferença em sua vida).

2. Tem uma vida moldada e instruída pela palavra de Deus: Nossa vida, caráter e comportamentos devem ser moldados e instruídos pelas escrituras sagradas. Se não dermos a devida importância à prática dessa disciplina espiritual, certamente não conseguiremos ser e nem fazer a diferença, pois estaremos vulneráveis a sermos moldados por padrões e influências de um mundo corrupto e ideológico.    “E perseveravam na doutrina (ensino) dos apóstolos…” (At 2:42)

3. São um padrão de conduta Cristã: De fato, o que pode impactar e ser transformador para os nossos dias é o nosso procedimento e conduta em relação às pressões que o ambiente nos oferece diariamente. Devemos viver com uma postura e comportamentos compatíveis ao que a palavra de Deus nos orienta, sem concessões. (1Tm 4:12) (Peça alguém pra compartilhar alguma situação onde o seu bom testemunho impactou alguém).

4. Entendem o seu propósito: A palavra propósito, significa desígnio, missão. Embora Timóteo fosse um jovem cheio de desejos e vontades, a sua dedicação e foco não estava em satisfazer  as suas necessidades e prazeres, mas a vontade de Deus, o qual o chamou para ser uma voz profética em seu tempo, para influenciar e gerar impactos significativos em sua geração. (2Tm 4:5)

5. Tem uma fé irrevogável e constante: Paulo afirmava a Timóteo, que assim como em suas gerações anteriores (mãe e avó) viveram uma fé inabalável em Deus e sua palavra, assim deveria ele também andar nesse legado com responsabilidade e firmeza. (2 Timóteo 1:5)

6. Se movem por Amor: Timóteo só encontra sentido e resposta em seu íntimo em relação ao que Paulo o havia instruído por um motivo único: o amor. Sendo assim o amor não é passageiro, não é sentimento, não é emoção, não é sofrimento, não é volátil. O amor é estável, é concreto, é verbo, é ação e é prática. (I Coríntios 13:1-3)

7. São perseverantes: É a característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade à fé, mesmo diante a grandes provações, sofrimentos e pressões, permanecem perseverantes e resilientes. “É perseverando que vocês obterão a vida.” (Lc 21:19)

Cremos que Deus está levantando uma geração como Timóteo! Uma igreja Íntima, guiada pela bíblia, com padrão firme na conduta Cristã, de Fé irrevogável, constantes, perseverantes e transbordantes do amor de Deus, que permanecerão inabaláveis, a fim de concluir perfeitamente o papel na obra em que Deus nos confiou, vencendo qualquer desafio que venha se levantar contra os preceitos e verdades do evangelho. (Fp 1:6 – 2Tm 4:7)                                                                                       

 Pr. Mauro Jr.