Cura Interior

ESTUDO DE CÉLULA –  cura Interior

TEXTO:          “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.”
Salmos 42:1-3, 5

Introdução: libertação das feridas, traumas, dores que foram instalados e escondidos em nossa alma trazendo-nos sérios problemas, os quais são responsáveis pela perda da nossa saúde espiritual, psíquica, emocional, física, etc.

As doenças emocionais ou da alma têm sido a causa de muitos sofrimentos na vida da humanidade. Muitas pessoas e famílias têm sofrido as conseqüências das doenças da alma.

  • Quais alguns problemas e suas consequências sua família tem sofrido por questões na alma não curadas?

Existem 4 passos a serem seguidos para a Cura Interior, cura da nossa alma:

1.O Primeiro Passo é reconhecermos que há uma necessidade urgente de Cura Interior.

    Mas a pergunta aqui é: temos facilidade ou dificuldade de reconhecer que precisamos de cura interior?

    E se temos mais dificuldade em reconhecer que precisamos de cura, precisamos nos “despir” e humildemente buscar ajuda.

    Podemos notar que precisamos de cura por meio de sintomas como ansiedade excessiva que prejudica, insônia, depressão, isolamento ou dificuldade de nos relacionarmos com outras pessoas, não conseguir romper na vida, conquistar, entre outros.

    2. O segundo passo é descobrir quais áreas da nossa vida necessitam de cura.  Devemos procurar um lugar bem tranquilo, nos esforçar para lembrar o máximo de problemas que estão afetando a nossa vida e anotá-los. Confie em Deus!    Abra-se com Ele!

    Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
    Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.”
    Salmos 37:3-5

    3. Terceiro passo – Entendendo as fontes de feridas na alma.

    Quais são, na sua opinião, as fontes de feridas, dores na alma?

    3.1) Rejeição: A rejeição acontece quando sentimos que não somos amados ou respeitados por quem nos é importante e/ou por quem amamos. As feridas que se encontram em nossas almas, nos tornam muito frágeis e sensíveis.

    • Mas como lidar com essa sensação tão dolorosa da rejeição?
    1. Primeiro, é necessário entregar sua vida ao Pai do Céu que te fez e nunca te rejeitará. Podemos, nesse processo, colocar para fora a dor: falando, chorando, gritando se necessário. Abra-se com alguém que é mais maduro na fé que você e pode te ajudar.

      2. Devemos perdoar. Não perdoamos porque a pessoa merece, mas porque só assim seremos livres e cumpriremos o que nos foi ordenado por Jesus. Diga eu perdoo tal pessoa…..

      “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.”
      Marcos 11:25

      3. Depois, é necessário deixar Ele (Pai do Céu) te mostrar quem você é nELe, o seu valor único e peculiar. Você precisa esforçar-se para recusar as mentiras do inimigo e crer e tomar posse das verdades de Deus.

      Posso tentar conversar com a pessoa que me ofendeu e/ou que eu ofendi?

      Sim, se possível, resolva o que se passa no nosso coração com a pessoa referida. Mas se não for possível (ex. a pessoa já faleceu), devemos orar a Deus e repetir quantas vezes necessário que a perdoamos a pessoa e liberamos a nossa alma.

      3.2) Culpa. Este sentimento geralmente nasce, quando cometemos erros e sentimos como se não houvesse mais esperança pra nós.

      Você sabe o que a Palavra de Deus diz sobre a culpa?

      A Bíblia nos tranquiliza, quando ela ensina através do profeta Isaías que, mediante o poder libertador e santificador do Senhor nosso Deus, se os nossos pecados forem vermelhos como a escarlata, ficarão brancos como a neve. Isaías 1,18.

      No livro do profeta Jeremias, Deus disse: “Já terei perdoado suas culpas e de seu pecado nunca mais me lembrarei.”. Jeremias 31.34. E ainda o apóstolo Paulo nos diz: “Em Cristo Jesus não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus (…)” Romanos 8:1.

      Portanto, devemos orar ao Senhor, pela libertação do sentimento de culpa que perturba a nossa alma, nos perdoar pelos erros e pecados ou negligências. Ou seja, pelo que fizemos de errado ou pelo que deixamos de fazer, que deveríamos ter feito.

      3.3) Medo. Quem nunca sentiu medo?

      Porém, não se trata de medos comuns. São medos que paralisam e prejudicam as conquistas na vida….Afetam os relacionamentos interpessoais e afetam nossa saúde.

      Escutamos certas coisas, determinados assuntos, e isso entra em nossa mente com tal força, que nem conseguimos nos controlar. Por isso a Bíblia orienta em vários textos, que não devemos alimentar o medo em nossas almas. I Jo 4:18. Devemos orar ao Senhor pela libertação do sentimento de medo que tanto nos perturba.

      4. O quarto passo é a oração.

      Depois que identificarmos os sintomas e descobrirmos de onde eles estão surgindo, é o momento de orarmos e pedirmos a Deus pela nossa cura total, de toda a nossa história de vida. É necessário permitirmos que Deus atue livremente em nós para nos curar.

      5. Qual a fonte e base da nossa cura?

       Busquemos a cura da nossa alma pela Palavra de Deus.

       “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”. 2 Timóteo 3:16

      “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.” Jó 14:7-9

      6. É necessário, para a cura, nos abrir com alguém de confiança, nossos lideres e pastores, pois estes têm autoridade espiritual e também bagagem e preparação para nos ajudar.