De olho na reta final

Quebra gelo: Quantos aqui já participaram de uma corrida? Dê algumas dicas para quem gostaria de participar, como por exemplo: Necessidade de aquecimento, treino, alimentação e água, técnicas para respiração,…

Em uma corrida, uma grande conquista é perseverar até o fim e atravessar aquela linha de chegada. A vida com Cristo é comparada na Bíblia a uma corrida.

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. ”       I Co 9:24-27

O apóstolo Paulo nos inspira a correr de que forma?

Qual o nível de esforço e compromisso exigido nessa corrida?

Vamos aprender juntos:

  • Em uma corrida, o corredor precisa guardar fôlego para o Sprint final, ou seja, para a última arrancada em direção à reta final. As energias desse atleta não podem ser gastas todas no percurso. Os seus olhos precisam estar na linha de chegada para não perder o foco!
    •  E se eu ficar reparando nos outros corredores e tirar meus olhos do objetivo, o que pode acontecer?
  • Não basta começar a corrida e’ necessário conclui-la.
    •  O que seria guardar fôlego para o Sprint final?
  • Para ser um vencedor é necessário ser fiel às regras e não burlar as normas.

“Igualmente o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.”II Tm 2:5

 Que regras o cristão deve obedecer para não ser eliminado da corrida do Senhor?

  • Espera-se que haja um espírito esportivo de lealdade também para com os demais corredores. Acidentes podem acontecer, mas como é bonito ver um corredor levantar o outro! “ Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai porém do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” Ec 4:10

Vale atropelar e ferir companheiros de corrida?

Vale seguir na corrida sem pedir perdão e perdoar?

Um corredor vai conseguir chegar ao final da corrida se carregar mágoas?

  • Na corrida da vida cristã muitos desistem e não alcançam o prêmio.                    “ Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer a verdade? Gl 5:7

Será que vale a pena desistir da corrida da vida com Cristo e perder tudo inclusive a salvação?

  • Para chegar ao final da corrida da nossa vida cristã:
  • Buscar uma vida santa. Buscar arrependimento diário dos meus pecados.

                          Rm 6:11, Ap 2:4

  • Perseverança. Para isso precisamos de fé. Sem essa determinação e resiliência desistiremos diante das dificuldades da corrida. Muitas coisas quererão nos distrair, nos enganar e nos enredar para pararmos no meio do caminho.
  • Preparo e treino: Leitura diária da palavra e oração. Obediência aos líderes e instrutores. Receber o discipulado como se fosse um tempo com seu personal trainer. Valorizar a célula e os cultos da Igreja do Senhor.
  • Se hidratar bastante. Jo 7:37-39 Seja cheio do Espírito Santo
  • Não tirar os olhos de Jesus. Crescer em intimidade com Ele para nunca perdê-lo de vista. Ele é o autor da nossa fé e aquele que nos levará à reta final. Conhecer bem a sua voz.  Amar a Jesus acima de sua própria vida para que você nunca venha a negá-lo.
  • Peça ajuda sempre que sentir-se fraco ou desencorajado, mas nunca pare na corrida. Não desista. Estamos já visualizando a reta final.

Conclusão:

A hora é agora! Não podemos nos cansar e desmaiar no caminho. Busque um fôlego novo em Deus! Estamos no Sprint final.  Todo o céu torce por nós!

Que você possa em breve dizer: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia: e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. “ II Tm 4:7,8

  Não basta dar o seu melhor a Jesus, Ele pede o seu tudo!

Pra. Robin Renée Scates Dias