Desperta tu que dormes

Roteiro para condução do estudo

  1. Efésios 5:14>> “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”. Seria um pedido ou uma ordem?
  2. Quem precisa despertar? Você já pediu para Deus para ser despertado?
  3. Despertar de quê? De qual ou quais sonos? Sonolência espiritual, apatia espiritual, da indiferença, Frieza na oração, não leitura da palavra, desanimo em ir as reuniões (Celebração, células etc.).
  4. O que seria dormência para você? Estado ou característica de quem ou do que dorme. Ou figuradamente, inércia com relação a se fazer alguma coisa, a se tomar uma atitude etc., resultando numa abulia ou falta de ação; entorpecimento, estagnação, marasmo.

Como acontece esta dormência?

  • Dormência pelo pecado: insensível à palavra, não ouve o Espírito, a palavra não o desperta, por quê? As vossas transgressões fazem separação entre vós e vosso Deus. Is 59:2
  • Dormência pelos demônios: Ef 2:2 Andávamos de acordo com potestades dos ares, a ação dos demônios, quando dá lugar para eles agirem. “ Não deis lugar ao diabo”
  • Dormência pela desobediência: Exemplo clássico é do profeta Jonas, ele desceu ao porão do navio e dormia Jn 1:5. A sua vida entrou em declínio, desceu ao nível do mar, lugar mais baixo da terra, em profundo sono, não percebeu a tempestade.
  • Dormência pela divisão do coração: Um jovem chamado Êutico, assentado na janela, ouvia tanto a voz de Paulo, transmitindo a palavra de Deus, mas com um ouvido, ouvia as vozes do mundo. At 20:9

Exemplo: o que está acontecendo hoje? Estamos no meio de uma pandemia, mas como cristão, como filho(a) de Deus, estamos no meio de uma provação, quem tem como propósito provar e ser aprovado. Você tem sido tem permanecido na prova e tem sido aprovado? E a sua fé, passando por esta prova? Percebo alguns esfriando na fé, me pergunto: Meu Deus, a vida está por um triz e tem gente abandonando a fé, como pode ser?                                       

Na parábola das dez virgens, o noivo veio à meia noite por quê? Mt 25:6 – Isso fala no momento de maior escuridão, na face da terra. Quanto as prudentes elas tinham azeite nas botijas, de maneira que estavam atentas, despertaram para uma vida dedicada a Deus, tinham a unção, o Espírito Santo.

Como despertar, a partir da decisão de perseverar?

A Bíblia fala do sono do justo, do sono reparador, um sono de descanso, de refrigério, sono da confiança, do descanso, em que o Senhor abençoa, livra, direciona enquanto dormem Jó 33:15-18 e sono em meio as provações, Deus traz livramento (At 12:5-7)

Você se despertando, sabe o que vai acontecer? Cristo te iluminará: Direção, conhecimento, revelação, poder, dons.

Pr. Sílvio Ferreira