Enchendo o Teu vaso de azeite

TEXTO BASE: 1Sm 16:1

QUEBRA GELO: Você já se deparou com alguma situação que impedisse o seu crescimento espiritual? E qual foi a sua atitude? DEIXE 2 OU 3 PESSOAS FALAREM

Quando existe algo que nos impede de crescermos espiritualmente, precisamos tomar a decisão de uma mudança que nos leve a retornar ao progresso que Deus tem para nós.

O rei Saul tinha sido ungido por Deus para governar o povo do Senhor, mas abandonou a sua fé e perdeu sua unção (1Sm 15:11,26,28). Por isso seria preciso buscar a unção de Deus para um novo rei.

Deus quer fortalecer a nossa vida com uma unção que nos levanta para vencer e fazermos toda a vontade do Senhor. Não podemos agir como Saul e perder ou rejeitar a bênção que foi reservada para nós.

Vamos ver algumas atitudes erradas de Saul, e evitar cometer os mesmos erros que ele cometeu, ao ponto de perder a unção de Deus.

1- O QUE IMPEDIU SAUL DE CRESCER NO CHAMADO DE DEUS? RESPOSTA: (Rebeldia e abuso de poder, pois ele desobedeceu às ordens de Deus e agrediu o sacerdote, rasgando a roupa sacerdotal, intimidando Samuel para oferecer sacrifícios e assim manter sua imagem de Rei diante do povo)

E aconteceu quando o profeta Samuel repreendeu Saul por causa do seu pecado? Podemos ver essa história em 1Sm 15:22-23 (peça alguém para ler), e ler também versículos 27-28: “virando-se Samuel para sair daquele lugar, Saul o segurou pela orla do manto e esse se rasgou. Então, Samuel lhe disse: “O Senhor rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu”.

Então Saul representa o abandono da vida espiritual pela rebeldia ou desobediência à palavra de Deus, por amor ao poder, e à posição, ou status diante dos homens. Todo pecado produz um impedimento espiritual, e há escolhas indevidas que mesmo não sendo “um pecado grave” podem atrasar ou impedir o nosso crescimento espiritual. (Peça para 2 ou 3 pessoas citarem outros pecados e escolhas indevidas que nos afastam da vontade de Deus). RESPOSTA: BEBIDA ALCÓLICA ATÉ EMBRIAGAR, AMIZADES MUNDANAS SEM PROPÓSITO DE EVANGELIZÁ-LAS, CURTIR MÚSICA MUNDANA, FALTAR AOS CULTOS E CÉLULAS, ABANDONO DA ORAÇÃO E LEITURA DA PALAVRA, IRA, ROUBO, FOFOCA, DIFAMAÇÃO, MALEDICÊNCIA, GRITARIA, PALAVRÕES, NAMORO DE CRENTES COM INCRÉDULOS, DESOBEDIÊNCIA AOS PAIS, PASTORES E LÍDERES)

Você consegue identificar algum pecado ou problema que você entende que tem prendido ou atrasado você hoje? VAMOS ABAIXAR NOSSA CABEÇA E PENSAR SOBRE ISSO AGORA!

Não deixe que nada, nem ninguém, te segure ou atrase a sua vida espiritual. Deus quer que você seja totalmente livre de todo engano, ler: Jo 8:32, Hb 12:1-2, Ef 4:25-32, e Ap 2:20-23, não podemos ter tolerância aos pecados.

Não faça escolhas erradas como as de Saul, pois elas vão atrasar ou até destruir a sua vida espiritual!

2- DEUS TEM UM NOVO TEMPO PARA SUA VIDA – Rm 6:4.

O profeta Samuel recebeu uma ordem clara de deixar Saul para trás, e ungir um novo rei para o seu povo. Era chegado um novo tempo para Israel. Saul estava em decadência e Davi viria com uma unção de vitória.

Terminou o tempo da rebeldia, da vaidade, do orgulho, da desobediência que Saul cometia.

A partir de Davi seria o tempo de um homem segundo coração de Deus (At 13:22).

Deus quer te dar uma nova oportunidade de um novo tempo para sua vida espiritual. Chega de carnalidade e pecado. É preciso se consagrar e buscar a presença do Espírito Santo que te conduz em triunfo. Viva o novo de Deus para você! 2Co 5:17.

3- BUSQUE A UNÇÃO QUE TE CAPACITA – Ler 1Sm 16:1,6,7,11,12,13.

A primeira atitude para mudar tudo seria o profeta encher o vaso (ou chifre) com azeite para ministrar a unção sobre o novo escolhido de Deus. Através desta unção Davi foi fortalecido por Deus para vencer todos os seus inimigos.

Somente através da unção de Deus somos capacitados para vencer. Sem a unção estamos fragilizados e desprotegidos. A unção nos dá conhecimento

(I Jo 2:27). Esta unção nos protege contra os nossos inimigos espirituais (Sl 23:5).

O poder do Espírito Santo é a forca que precisamos para vencer todas as coisas.

Busque a unção do Espírito Santo! Ler Ef 5:18-21, Gálatas 5:16-17, Gl 5:22-26.

CONCLUSÃO: Não seja como Saul, isso iria te segurar, prender, atrasar e destruir espiritualmente. Rasgue de sua vida tudo que te impede de prosseguir para o projeto que Deus estabeleceu para sua vida.

Creia que Deus tem um novo tempo de vitória para te levantar e abençoar tudo que você tem. Para isso você precisa buscar a unção do Senhor que te enche de poder. Amém!

VEM ENCHER O TEU VASO DE AZEITE – ORAR PELOS PONTOS CHAVES ACIMA E FAZER APELO!

Pra. Luciana Beatriz