Gratidão abre as comportas do Céu

Quebra-gelo: Você se considera uma pessoa agradecida ou gosta de reclamar de tudo, murmurar?  A gratidão faz parte do seu estilo de vida?

1 Ts 5:18 “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”

Estamos praticamente chegando ao final de um ano difícil, mas não nos faltam motivos para sermos gratos a Deus. A Bíblia diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28). Mesmo nos deparando com os desafios que este ano nos trouxe, as adaptações, transformações, mudanças, percebemos que em cada momento, cada situação, o Senhor esteve lá, sempre ao nosso lado, nos protegendo e cuidando de cada detalhe. Portanto a Ele toda honra toda glória e todo louvor. Sl 116:12 – “ Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? ”

Mas o que significa ser uma pessoa agradecida a Deus? Sermos gratos a Deus não significa vivermos conformados com as situações.

Agradecemos a Deus pelo que já temos alcançado, mas nunca paramos de buscar algo mais. A nossa gratidão a Deus não é apenas por aquilo que acontece ou deixa de acontecer em nossas vidas cotidiana. Nossa gratidão a Deus está relacionada com tudo aquilo que ele preparou para nós. Ser grato não é uma questão apenas de educação. É uma questão de natureza. A NATUREZA DE DEUS! É uma característica daquele que tem a vida de Cristo nele, daqueles que nasceram de novo!

A ingratidão fere o coração de Deus: Jesus sentiu a falta dos nove leprosos que foram curados, sendo que somente o samaritano retornara para agradecer pela cura (Lc 17:17-18)

A INGRATIDÃO É PRÓPRIA DOS ÍMPIOS, própria da geração dos últimos dias vejamos em 2 Tm 3:1-2 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. – Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, INGRATOS, ímpios.

  1. A gratidão me ajuda nas decisões.  Quando eu habituo o meu coração para a gratidão, isso significa que eu não me apoio na minha força, no meu próprio braço.  Eu reconheço que é o Senhor que me ajuda a prosperar, que me ajuda nas minhas decisões.  Quando eu reconheço que é Deus quem realiza as obras por mim, eu não tomo decisões por conta própria.

    Paulo disse“Pela graça de Deus sou o que sou. Trabalhei muito, mais do que todos, todavia, não eu, mas a graça de Deus que está comigo (I Co 15:10). Quando eu tenho um pensamento de gratidão eu me torno sempre dependente de Deus para tomar qualquer decisão na minha vida. 

    A gratidão me faz ter dependência de Deus mesmo nas pequenas coisas.  Assim, quando eu tiver que tomar uma decisão muito importante, eu já estou acostumado a ouvir a direção de Deus.  A gratidão não permite que eu confie em mim mesmo. “Maldito o homem que confia no próprio homem, que confia na sua própria força”. (Jr 17:5). A gratidão não permite que eu confie ou busque o que eu sinto, que eu tenho vontade, mas no que eu devo. Me faz procurar a vontade de Deus.

    ►Será que alguma decisão tomada por nós, poderia ter sido diferente, se a gratidão a Deus fosse exercida?
  2. A gratidão protege o nosso pensamento da influência maligna.  O diabo sempre age no nosso desejo. Tg 1:14 “Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido”.  Quando nós falamos palavras de gratidão, o diabo não encontra brechas para colocar suas propostas ilícitas nos nossos desejos. Paulo e Silas tinham motivos para reclamar ali na prisão, mas eles preferiram louvar a Deus. E a prisão se abriu. O diabo inflama um coração mal agradecido para se revoltar contra as pessoas e contra Deus. Gratidão está ligado à fé, não ao sentimento.

    ► Como nos sentimos quando nos deparamos com uma pessoa INGRATA? Será que em nossas vidas existe alguma situação do passado ou do presente pela qual ainda não conseguimos expressar gratidão? Por que?
  3. A gratidão facilita o perdão: A gratidão abre a porta do perdão. Perdão é liberar o passado para que você alcance o futuro que Deus tem colocado na sua frente. A gratidão te faz olhar passado e reconhecer que Deus cuidou de cada situação. Ela dizima a amargura. A raiz de amargura exclui a pessoa da graça de Deus. Hb 12:15 “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos”

    Por que muitas pessoas têm dificuldade de exercitar o perdão? Há alguém que você precise perdoar?

    ► Você conhece alguma situação que a raiz de amargura, causou perturbação e contaminou muitos?

    Uma vida de gratidão abre as comportas do céu, mas para viver essa vida de gratidão, você precisa deixar que a palavra de Cristo habite no seu coração. 1 Ts 5:18 “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”

    Sl 103:1-2 “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. – Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”.

    Nós temos o costume de agradecer a Deus pela vida que temos? Pelas pessoas que são suportes para nós? (Cônjuge, filhos, pais, patrões, lideres, pastores, amigos, parentes).

    É a nossa união com Cristo que nos possibilita a termos um coração de gratidão. Essa união se fortalece através da meditação da palavra e da união de uns para com os outros. “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros… cantando ao Senhor, com gratidão em vossos corações”.  (Col 3:16)

    ► Quando nos reunimos nossas conversas, glorificam a Deus trazendo ânimo, gratidão e louvor?

    Se você permitir ser conduzido pela palavra de Deus, você saberá andar pelo caminho da gratidão e vai conhecer e poder da gratidão. Eu posso aprender a ser grato.  A gratidão envolve: sentimento – ação e atitude.

    Qual desafio retiramos dessa palavra para nossas vidas?

    Decida hoje, ser uma pessoa agradecida, porque você foi resgatado das trevas para a luz, pelo infinito amor de Deus manifestado na cruz de Cristo. A nossa gratidão nos motivará a adorar a Deus, viver por ele, e divulgar as boas novas para todos ao nosso redor.