Ideia

Sabemos que no início do ano é comum as pessoas fazerem metas, planejarem o ano.

Coloque em discussão: Podemos ter várias ideias, estabelecer alvos.  Por outro lado, você já pensou qual a  ideia de Deus para este ano de 2021?

Nós trabalharemos em forma de acróstico com as inicias da palavra Ideia.

Ler Lc 10:38-42 Um jantar estava sendo servido na casa de Lázaro.

Claro que alguém precisava trabalhar, arrumar a casa,  preparar o jantar. Porém, era uma questão de prioridade, estar aos pés do Senhor e ouvir a sua voz.

O que o Senhor diz?  Em vez de levantar e se ocupar com as atividades diárias, o Senhor Jesus diz em Mt 11:28-29: Venha a mim… Assim, você encontrará força, direção, livramento,  para enfrentar as lutas do dia a dia.

Estar com Deus é a melhor parte, então Ele nos prepara  para  aquilo que tivermos que enfrentar.

1º Intimidade

Como podemos ter mais intimidade com Deus? Se eu quero buscar mais intimidade com Deus, devo colocá-lo  em primeiro lugar através da oração e leitura da palavra:

Leia a Bíblia todos os dias.  Ore todos os dias.  

Escolha a melhor parte. Priorize a intimidade com Deus  nesse ano de 2021, então, todas as outras coisas serão acrescentadas.

2º Decisão: Cuidar de si mesmo – Ler I  Timóteo 4:16

Como podemos cuidar melhor de nós mesmos? Para cuidar de você, da sua saúde, você  precisa mudar ou melhorar os hábitos. Sempre podemos melhorar.

Vida saudável é um estilo de vida  e é responsabilidade  de cada um de nós, precisamos nos cuidar. Para isso, é importante:

Evitar gorduras, diminuir açúcar, tomar mais água, mesmo sem vontade, evitar  refrigerante, praticar exercícios físicos, fazer exames regulares, pelo menos uma vez por ano, descansar, dormir bem. O simples fato de você fazer exames de rotina , pode te ajudar a evitar muitas complicações. Conforme I Cor 6:19-20, o corpo é o templo do Espírito Santo.

Decisão: Cuidar da família

O diabo tem se levantado contra as famílias, porque família está no coração de Deus, é projeto do Pai. Ler  I Tm 5:8

Como podemos cuidar da nossa família?

Dar o seu melhor dentro de casa:

Prestar atenção, olhar nos olhos, ouvir  o que os filhos tem a dizer, ouvir o cônjuge, pedir perdão, perdoar, ser uma pessoa mais carinhosa, abraçar, beijar, dizer eu te amo. Ajudar nas atividades domésticas.

Programe-se para fazer o culto da família, ou devocional, marcando dia e  horário.  Uma vez por semana,  cantem uma canção, orem, compartilhem um versículo ou um texto na Palavra.

Decisão  de cuidar da família da fé

Ler Gl 6:10 Como podemos cuidar dos nossos irmãos em Cristo?

De alguma maneira, mostrar que você se importa, orando, jejuando, discipulando. Sentiu falta de alguém ? Ligue  ou mande uma mensagem. Ser prestativo.

Hb 10:25 Não deixarmos de congregar, quanto mais o Dia se aproxima, esse dia mencionado no texto é o dia da volta de Jesus. Sabemos que  esses dias que antecedem sua volta são dias maus, difíceis  e precisamos ser  fortalecidos na comunhão, sendo fundamental  estar  presente na célula e reuniões da Igreja.

Decida cuidar da família da fé, demonstrando  que se importa.  Decida permanecer firme na Igreja.  Seja fortalecido na comunhão.

3ª Espírito Santo:

Ler Atos 2:1-4  O texto diz que de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso , ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em línguas.

Não é um de repente de um acaso ou sorte e sim algo que está sendo gerado, plantado  com oração, leitura da palavra, jejum, lágrimas,  e de repente os céus se abrem sobre a sua vida, sua família e você experimenta a visitação poderosa do Espírito Santo!

4ª IDE

Ler Mc 16:15-16 Existe uma urgência em pregar o Evangelho, havendo  um vazio no coração do homem que somente é preenchido com a presença de Jesus Cristo.

Compartilhe a palavra de Deus, uma vez que  o Evangelho é o poder de Deus para todo aquele que crê.

Contar o seu testemunho também é uma forma de evangelizar. Conte o que Jesus fez na sua vida. Ore e convide a pessoa para participar em uma célula  ou culto da Igreja.

Que seja um ano  que você priorize  o Ide,  compartilhando  o Evangelho.

5ª Meta  Adoração

O livro de Jó diz que ele perdeu tudo, os filhos, a saúde, os bens, e ele sem entender, sem saber a razão pela qual  estava passando tantas tribulações, tantas lutas, ele não ficou reclamando, questionando. Ele adorou, reconhecendo a soberania de Deus: Bendito seja o nome do Senhor e a sorte de Jó foi mudada.

Ler At 16:22-26

O texto diz de repente, abriram-se todas as portas e soltaram-se as cadeias de todos.

O que eles estavam fazendo? Oravam e cantavam louvores a Deus.

De repente, enquanto oramos e  cantamos louvores a Deus,  reconhecendo a sua soberania, as cadeias do vício, depressão, miséria, medo etc, são quebradas e podemos experimentar  o sobrenatural de Deus!

I ntimidade

D ecisão

E spírito Santo

I de

A doração

Se possível, colocar a música com muito louvor- Cassiane.

CONCLUSÃO: Conduza uma oração, abençoando a vida de cada pessoa para que  esta ideia  seja uma prática em nossas vidas:

Intimidade: Escolher a melhor parte, priorizando  a intimidade com Deus através da oração e da leitura da Palavra;

Decisão de cuidar de si mesmo, da família natural e da família da fé; 

Espírito Santo: sermos conduzidos por Ele;

Ide:  compartilhar o Evangelho;

Adoração:  reconhecer a soberania de Deus e  cantar louvores.

Pra. Marina Ferreira

——–

Conferência Vox Dei
11-14 e 17 de Fevereiro