Inclinados para Deus

Você sabia que: a torre de Pisa, na Itália, não foi construída torta? Por ter tido uma fundação mal construída e um solo de fundação mal consolidado, a torre vem inclinando-se ano após ano, desde a sua construção (que começou em 1173 e foi finalizada 201 anos depois, em 1372). Em 1990 um engenheiro conseguiu estabilizá-la, mas a expectativa é que isso dure pouco. Acredita-se que a obra durará no máximo 200 anos, depois disso não há nenhuma garantia de que ela permaneça de pé. É interessante perceber que, por mais bela e conhecida que a torre seja, nada de sua aparência (de sua beleza exterior) foi capaz de parar sua inclinação, que obviamente a levará à queda e destruição.

Textos: Romanos 8:5-6

O que a Bíblia diz a respeito disso? No texto que lemos, a Bíblia fala sobre as inclinações do nosso coração e da nossa vida. A Bíblia resume em dois lados as possibilidades de nos inclinarmos: para a carne (as coisas naturais, os nossos desejos, necessidades e vontades) ou para o Espírito (as coisas de Deus, a Sua vontade, seus planos e propósitos para nós). Nós sempre teremos um lado natural que nos inclinaremos, que é a nossa vontade e as coisas que gostamos de fazer e viver. Mas, neste ano de 2023 – ano da frutificação, Deus está nos chamando para aprofundarmos nossas raízes nele, fundamentarmos nossa vida nele, Ele está nos chamando para vivermos um tempo de mudanças significativas para frutificarmos. Por isso, há algumas coisas que precisamos saber:

1. Deseje seguir em frente com Jesus! A maioria das pessoas não tem um alvo, um objetivo, um propósito de vida definido. Muitos não foram ensinados sobre essa verdade e talvez nunca ouviram falar sobre isso. Precisamos ter clareza e consciência de porque estamos aqui! Deus tem um plano e um propósito especial para cada um de nós e Ele deseja que nós conheçamos e vivamos Seus planos! Se você não sabe por onde começar, comece estipulando como alvo da sua vida conhecer mais sobre Jesus! Decida hoje seguir em frente em sua vida com Deus. Tenha o firme propósito de andar com Ele por toda a vida! Não oscile, não vacile, não dê lugar para a dúvida, incertezas, medo ou qualquer outro tipo de sentimento, espírito ou situação que tente lhe fazer parar.

2. Saiba que nossas escolhas diárias são apenas o reflexo da nossa inclinação. Todos os dias, em todas as situações possíveis, desde as mais simples até as mais complexas, temos a oportunidade de fazer as coisas do jeito de Deus, ou de um jeito em que Deus não se agradaria. Se você já ouviu sobre Deus e tem andado com Ele há algum tempo, você já tem o que precisa pra fazer escolhas melhores. Mas se você tem dificuldades nas escolhas, pergunte-se o que Deus faria em seu lugar, como Ele escolheria, ou se aquela situação está de acordo com o que a Palavra de Deus diz. Escolha tornar Deus parte de cada momento de sua vida diária. Incline seu coração para Deus, incline seus olhos, incline o seu tempo e tudo o mais que for possível.

3. Lembre-se que a vida só pode ser encontrada nele! Não há vida fora de Deus, uma vida feliz, de realizações, que valha a pena ser vivida diariamente. A vida sem Deus se torna apenas sobrevivência, perde o sentido e o propósito. Se você tem buscado ou procurado dar sentido à sua vida, tem desejado que as coisas melhorem e que você seja feliz, então aprenda a inclinar-se para as coisas de Deus! Lembre-se que “a inclinação para a carne é morte…” (Rm 8:6). Faça parte de uma célula, participe da vida da igreja, ande com pessoas que te aproximarão mais de Deus. Desenvolva também uma vida devocional sadia, tenha o hábito de ler a Bíblia, que é a Palavra de Deus, e de orar todos os dias pedindo a benção de Deus e a companhia do Espírito Santo. Você tem seu líder de célula que poderá lhe ajudar nisso.

Conclusão: Deus é o maior interessado em nossa vida! Ele, mais que todas as outras pessoas do universo, deseja o nosso bem, a nossa alegria e realização. Mas precisamos lembrar todos os dias que o lado para o qual nos inclinamos é o que realmente importa! Quando nos inclinamos para Deus, nos aproximamos dele, nossa vida começa a ser enraizada nele, Jesus se torna o firme fundamento de nossa vida e nos tornamos mais firmes e fortalecidos na fé. Incline-se para Deus, escolha hoje dar a devida atenção a Deus e à Sua palavra. Com certeza você viverá o novo de Deus e um novo tempo de bênçãos se fará presente em sua vida! Se é isso que você deseja, levante as mãos, vamos orar.

Desafio: Estamos no propósito de buscar mais a Deus neste ano. 2023 é o ano da profundidade, da frutificação. Leia mais a Bíblia, comece a jejuar, ore mais. e inicie hoje mesmo. Também, estabeleça um dia para fazer um jejum e um horário diário para oração e meditação da Palavra. Compartilhe seus compromissos firmados com Deus para o seu líder para que ele possa te ajudar.