Livre das cadeias do medo

Texto inicial: Juízes 6:1-6

Introdução: Nosso personagem chama-se Gideão filho de Joás. Ele trabalhava malhando o trigo no lagar para salvá-lo dos midianitas e dos amalequitas (povos que furtavam as ceifas e colheitas do povo de Israel).

O que estava acontecendo com Israel naquela época é muito semelhante ao que estamos vivenciando hoje em dia em várias partes do mundo, principalmente devido a pandemia.

Quebra gelo: Depois de ler de Juízes 6:1-6, pergunte aos irmãos como eles entenderam o texto, e se existe alguma semelhança com o nosso mundo atual.

Israel estava passando por uma situação de muitas dificuldades, mas Deus queria resolver essa situação. Ele chama um homem para solucionar essa questão. Seu nome é Gideão, e foi o escolhido por Deus. Ele foi chamado para mudar a história do seu povo.

Hoje também estamos passando por um momento de grandes lutas e Deus quer usar a Sua igreja para resistir as portas do inferno, as ideologias de gênero, os abortos, os abusos de autoridades dos políticos, a linguagem neutra, o engano das falsas religiões como a hipergraça que prega que tudo é relativo.

Coloque em discussão: O que você acha que precisa ser feito para enfrentar esses dias maus?

  • Vamos extrair algumas experiências de Gideão que demonstra o tratamento de Deus na sua vida:

Texto-Chave: I João 4:18 – “No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo. ”  

A maior parte dos medos que aprisionam as pessoas estão na alma. A alma é a sede das nossas emoções e sentimentos. Satanás está utilizando dessas artimanhas para bloquear muitas vidas.

Lembrem-se, o medo nos impedem de sermos conquistadores

O medo traz sentimentos de inferioridade ou incapacidade que impedem a pessoa de aceitar grandes desafios.

Pergunta: Quais são os medos que tem vindo sobre sua vida? Deixe os irmãos falarem

Gideão teve que ser liberto do medo para ser usado nas mãos de Deus. Enquanto isso não aconteceu, ele foi um homem limitado e que via sempre os inimigos roubarem sua benção. O medo mostra falta de confiança.

ALGUMAS FERRAMENTAS QUE DEUS USA PARA NOS LIBERTAR DO MEDO

1) Deus nos liberta do medo trabalhando em nossa identidade. (Juízes 6:12-14) – Deus nos convence de que somos valentes, e que com Ele somos capazes de enfrentar as dificuldades. (Jeremias 1:8)

2) Deus nos liberta do medo dando-nos a certeza de Sua presença está conosco. (Mateus 26:20b) –  O que faz a diferença em nossas vidas é a certeza da companhia do Senhor em qualquer situação. – Veja como Deus libertou Gideão de seus medos e complexos. (Juízes 6:15-16).

3) Deus nos liberta do medo através da sua Palavra declarada. (Juízes 6:14 e 23)Quando temos a Palavra do Senhor para nos respaldar não temeremos o mal. (Isaias 12:2)


Conclusão: Depois de libertar Gideão do medo, Deus levantou um exército de homens corajosos que venceram os inimigos e tirou a afronte de sobre Israel. Isso pode acontecer conosco também. A única coisa que precisamos é crer e saber que é o Senhor nos chamou e nos capacita para enfrentar e vencer as intimidações dos inimigos.

Vamos declarar juntos: “Em Cristo somos mais que vencedores – Lanço fora todo medo”

Finalizando: Orar pedindo ao Senhor que quebre todo medo e traga coragem a todos os irmãos.

Pr. Gilberto Ferreira