Marcas

Quebra-gelo: Você tem alguma marca no corpo? (Peça para duas ou três pessoas comentarem)
Versículo base – Gl 6:16-18

É muito comum trazermos em nosso corpo marcas ou cicatrizes. Afinal de contas quem nunca caiu, ou sofreu um acidente. Todos nós tivemos infância e também nossas marcas. A maioria de nós trazemos em nossos corpos marcas de situações que vivemos no passado. 

As marcas determinam exatamente: onde você esteve; com quem você esteve; o que aconteceu; o que você estava fazendo. Então, as marcas nos trazem lembranças boas e ruins.

No campo da psicologia, marcas são denominados por traumas – Trauma é uma palavra de origem grega que significa “ferida”. Nesse mundo estamos sujeitos a muitas situações traumáticas: assaltos, acidentes, sequestros, violência sexual, presenciar situações violentas vividas por outras pessoas; situações internas, em geral ligadas a impulsos ou sensações intensas como raiva, ódio e desamparo também podem ser traumáticas, perda de ente querido, perda de uma função profissional ou familiar, perda de uma amizade, perda da liberdade, perda de uma função fisiológica.

Chegamos à maturidade marcado pela vida e por tudo que sobreveio sobre nós. O apostolo Paulo se refere às marcas não como acidentes ou traumas, mas como momentos em que as pessoas foram impactadas pelo poder de Deus. Gl 6:16-18
Paulo se tornou inspiração para todos nós pela sua fé, conduta e estilo de vida. O apóstolo trazia muitas marcas em sua vida. A sua marca principal era a perseverança. Prosseguir para o alvo independente do que esteja acontecendo.
Vejamos algumas marcas na vida de Paulo – 2 Co 11:23

As marcas que Jesus deixa em nós, não as vemos com pesar, mas como aprendizado. Quando olhamos para traz depois de sermos marcados por Cristo, o nosso passado não traz mais dores.

Algumas marcas de um verdadeiro Cristão

A MARCA DO AMOR – Jesus morreu por nossos pecados porque Ele nos amou. Jo 3:16; Rm 5:8
Como essa marca é difícil para nós – “O amor de Cristo”. Jesus amou todo homem mau, perdido, assassino, bandido, pecador, incrédulo, macumbeiro, feiticeiro, idólatra, etc. Amou e deu a sua própria vida, seu sangue por amor. Ele nos ensina na palavra que devemos amar e orar pelos nossos inimigos. Mt 5:43-45
Temos essa marca de cristo? O amor? Você sente amor pelas pessoas que te persegue? Tudo o que nós fazemos é por amor ao Senhor? Cantar, ofertar, dizimar, servir, tudo tem que ser por amor a Ele?
A MARCA DA HUMILDADE – Você é uma pessoa humilde? A humildade é uma característica marcante do cidadão do reino. É uma das marcas que Jesus deixou para que a seguíssemos. Os discípulos se reuniram com Jesus para perguntá-lo quem seria maior no reino dos céus. Jesus respondeu: Mt 18:4
Falando sobre João Batista, Jesus Cristo o descreveu como o maior homem que já viveu Lc . Mas ainda assim ele foi um homem humilde, percebemos isso através de sua humildade ao falar de Cristo: “É necessário que ele cresça e eu diminua”
Paulo cresceu em humildade. Percebemos isso através do que ele mesmo disse: 1 Co 15:9 “o menor dos apóstolos”, Ef 3.8 “o menor de todos os santos”, 1 Tm 1:15-16 “o principal dos pecadores” Jesus mostrou aos discípulos que a grandeza do reino de Deus é servir. O crente deve ser uma pessoa humilde!
Mas como podemos viver humildemente? – Precisamos reconhecermos quem nós somos diante de Deus, quem nós somos diante dos outros, e quem nós somos diante de nós mesmos. É importante lembrar que a velha natureza jamais se submeterá a essa virtude, pelo contrário, a velha natureza buscará sempre o caminho da soberba, do orgulho, da altivez de espírito, de poder, de controle, etc.
A MARCA DA UNIDADE – Você acha que a unidade deve ser uma característica notável dos Cristãos? A Bíblia diz em Filipenses 2:1-2. Jesus orou para que o Seu povo fosse unido. João 17:11. Deus deseja que os cristãos andem de modo digno de seu chamado, preservando a unidade da fé no corpo de Cristo que é Sua igreja. Ef 4:1-6 Quando há unidade, todos são beneficiados. Ele nos criou para vivermos unidos com ele e com outras pessoas.
Pessoas unidas conseguem fazer muito mais que cada pessoa trabalhando sozinha. Em Jesus somos todos membros do mesmo corpo. Sem o resto do corpo, um dedo ou um dente morre. O mesmo acontece com nossa vida espiritual – precisamos ter comunhão com outros crentes. Somos todos diferentes, mas em Jesus estamos todos unidos e podemos superar nossas diferenças em favor do Reino de Deus.

Conclusão – Portanto as marcas de Cristo em nossas vidas são indispensáveis.
Quantos querem ter essas marcas em suas vidas? Precisamos aprender com Jesus a amar como Ele amou, ser humilde como ele era e caminhar em unidade como ele andou com o Pai. Vamos orar e pedir para que o Espírito Santo nos marque com essas marcas.
Oração de entrega – o primeiro passo para sermos marcados por Deus é recebe-lo com Senhor e Salvador de nossas vidas. Se você ainda não fez isso quero te ajudar agora. Repita comigo: “Senhor Jesus eu entrego minha vida em suas mõas…

Pra Luciana Pereira