Mudança de estação

Resumo: Neste estudo falaremos a respeito do novo que Deus tem para nós e sobre quais posturas precisamos ter para viver uma amizade com Ele.

Texto base: Isaías 43:18-19

Introdução: Cada estação do ano tem suas características. Existem mudanças no clima e na paisagem. Há estações que chovem mais, ou que têm mais vento, há também outras em que o calor é mais intenso. Há ainda estações em que as folhas caem e outras que fazem o clima ficar mais seco ou mais úmido.

Estas diferenças fazem com que cada pessoa se identifique mais com uma das estações, por gostar de certas características e nem tanto de outras. Porém, é preciso saber que cada estação é uma preparação para a próxima. No outono, por exemplo, as folhas caem das árvores, no inverno as folhas se renovam e na primavera brotam flores e frutos. Se uma planta insistir em ficar com as mesmas folhas, não se permitir renovar, vai deixar de usufruir do seu processo de crescimento e das coisas novas que estão por vir. Este mesmo processo de transformação acontece em nossas vidas, pois também estamos sujeitos a viver estações diferentes e cada etapa que passamos nos preparam para coisas novas.

  1. Como você lida com as mudanças em sua vida? Nem sempre é fácil lidar com mudanças, pois, na maioria das vezes, não estamos preparados para recebe-las. Mesmo assim, precisamos aprender a identificar suas novas características para usufruir o máximo de cada estação que vivemos, assim como fazemos com as estações do ano. Não tem como usar as roupas de verão durante o inverno, isso nos fará sofrer com o frio. Da mesma forma, não podemos viver o novo de Deus, sem deixar para trás aquilo que é velho. Deus nos fala que é necessário deixar coisas velhas e perceber o novo que Ele está fazendo. Identificar cada estação nos permite mudar aquilo que é necessário, deixando costumes velhos e posturas erradas para viver algo novo. Uma nova estação está começando em nossa vida, mas precisamos entender que este novo que Deus deseja fazer em nós não são apenas mudanças exteriores, como ganhar presentes, ou ter os desejos do nosso coração realizados. A nova estação se trata de atingirmos um novo nível em nosso relacionamento com Ele, um nível de maior intimidade com o Senhor.
  2. Como você pode usufruir ao máximo desta mudança de estação? Deus já preparou o novo para nós, porém, só usufruirão dele aqueles que adquirirem novas posturas e buscarem as mudanças necessárias para que a sua terra esteja pronta para a frutificação. Em nossa vida com Deus, por exemplo, precisamos voltar à essência, ao primeiro amor, que nos traz um desejo insaciável por Deus. Se nosso desejo é usufruir de todas as mudanças de estação que esse novo tempo tem para nós, precisamos:
  • Sermos amigos de Deus. A nova estação está reservada para aqueles que valorizam a intimidade com o Senhor. Muitas pessoas têm se contentado em conhecer somente o que Deus faz, porém, isto é muito diferente de conhecê-Lo de verdade. Para ser amigo de Deus existem critérios, assim como somos criteriosos quando escolhemos os nossos amigos. O Senhor espera que seus amigos ouçam a Sua voz, O obedeçam e se tornem inimigos do mundo. Para isso, nossos olhos devem estar voltados para aquilo que é eterno e não em satisfazer os desejos do nosso coração. Será que estamos dispostos a pagar o preço para sermos amigos de Deus?
  • Contemplar ao Senhor. A mudança de estação é um desafio à nossa maneira de buscar ao Senhor. Precisamos olhar nos olhos de Deus e nos dedicar em contemplar a Sua face. A nossa mudança ou falta dela tem a ver com nossa postura em relação a Deus. Quanto mais perto, melhor contemplamos e mais seremos transformados. Ao nos aproximarmos de Deus, vemos a Sua santidade e nossos pecados ficam expostos. Nesse momento, muitos tendem a se afastar, porém se permanecermos com Ele, seremos levados a mudar o que está errado em nós e, assim, seremos mais parecidos com o Senhor. Contemplar a Deus muda o nosso interior e, como consequência, o nosso exterior também se transforma.
  • Entender a importância da renúncia. Para ter mais de Deus temos que escolher ter menos de nós mesmos e deste mundo. Muitas coisas que hoje são preciosas ao nosso coração podem nos impedir de ter mais de Deus se não estivermos dispostos a renuncia-las quando elas competirem com os mandamentos de Deus. Em Lucas 14:26 Jesus fala sobre essa renúncia, Ele disse que aqueles que não estão dispostos a aborrecer pai, mãe, mulher, filhos, irmãos e a sua própria vida não podem ser seus discípulos. As pessoas ou coisas não precisam perder o seu lugar em nosso coração, mas não podem ser mais importantes do que Deus dentro dele. Na escolha entre Deus ou qualquer outra pessoa ou situação, temos que ter clareza para escolher a Deus.

Conclusão: Você percebe que para viver as mudanças da nova estação, Deus precisará mexer em nosso interior e em nossa forma de nos relacionarmos com Ele? Precisamos buscar uma amizade verdadeira com Deus, contemplar a Sua face e renunciar tudo o que for preciso para ter o que desejamos. Se o seu desejo é que sua intimidade com Deus seja transformada, vamos orar.

Desafio: Nosso desafio é perceber se temos buscado a Deus pelo que Ele pode fazer em nosso exterior (abençoar nossa família, abrir portas de emprego, curar enfermidades, etc.) ou se a sua amizade é o suficiente para nós. Quando a intimidade do Senhor for nosso maior desejo não será difícil obedece-lo, nem renunciar ao mundo para poder contemplá-lo.