Não ameis o mundo: será que temos conseguido não amar o mundo?

Texto chave: 1Jo 2.15 – “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”

Quebra gelo: Como você reagiria se tivesse comprado o carro dos sonhos e seu filho pequeno estivesse brincando de bicicleta e batesse nele e estragasse a pintura? Ou se as mulheres compraram a blusa dos sonhos para um evento e um desavisado derramasse vinho na sua blusa nova?

Introdução:  Vamos refletir um pouquinho sobre isso. O que é mais importante para você ou melhor, o que você e eu de fato temos amado?

  1. João na sua primeira carta escreve muito sobre o amor, sobre a necessidade de amarmos uns aos outros.
  2. Ele nos ensina a importância de se amar um ao outro, pois esse é um sinal de que estamos e permanecemos na luz. 1Jo 2. 9-11
  3. Mesmo sendo o apóstolo do amor e na sua carta nos exortar sobre a importância do amor, contudo tem algo que ele fala que não devemos amar de jeito nenhum. Você se lembra o que é? (deixe as pessoas responderem) 1 João 2:15
  4. João nos mostra o que implica amar o mundo e o que pode nos levar a amar o mundo, que são 3 fatores. Vocês se lembram quais são eles? (deixe as pessoas responderem). 1 Jo 2.16 (cobiça da carne, cobiça dos olhos e a ostentação dos bens) – A palavra cobiça pode ser substituída por desejo intenso ou concupiscência.
  5. A cobiça da carne: na versão da Bíblia transformadora isto é definido como sendo: o desejo intenso por prazer físico, o que isso significa para você? (deixe as pessoas responderem). Muitas vezes, a primeira coisa que nos vem a cabeça se relaciona ao sexo, mas um intenso prazer físico pode estar ligado a comida, bebida, até dormir, se divertir. Tudo aquilo que nos proporciona prazer físico. Sabe que até mesmo exercícios físicos com um propósito errado pode se tornar numa cobiça?
  6. A cobiça dos olhos, ou seja, o desejo intenso por tudo que vemos. Sabe que as mulheres são mais propensas a desenvolver esse desejo? Já viu como algumas reagem frente a uma liquidação ou promoção? Estamos falando de mulheres, mas quantos homens também são assim? Você já comprou algo que não precisava, só porque achou bonito ou barato? Esse tipo de paixão pelo mundo pode cegar o cristão e os seus valores podem ser corrompidos.
  7. Soberba da vida: O que é isso? (deixe as pessoas responderem). Soberba e Orgulho são sinônimos.  Na versão da Bíblia NVI isso é mencionado com sendo o orgulho de nossas realizações e bens. Você já teve orgulho de suas conquistas, seus bens, e até de nossos filhos? Será que isso é pecado? Será que isso é soberba da vida? (deixe as pessoas responderem). Entendo que não há problemas em reconhecer as nossas conquistas, reconhecer o valor de nossos filhos, mas não podemos ser dominados pelo desejo de sermos os melhores em tudo, ou nem pelo desejo de exaltar de forma exacerbada as nossas realizações.
  8. Isso é amar o mundo, pois tudo isso não provém de Deus. não provém do Pai, mas do mundo – 1 João 2:16b.

Conclusão: Tudo isso passa, o mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre –1 João 2:17

Orientação para o ministrante: Leve as pessoas a refletir sobre suas atitudes se de fato estamos vivendo uma vida de amor intenso pelo Senhor ou estamos amando o mundo.  Ore finalizando a palavra.

Marilia Maruyama