NÃO DÊ LEGALIDADE AO DIABO
Texto Base: Efésios 4:27
Quebra-gelo: No dia a dia, você tem cuidado para não abrir portas para o diabo em sua vida?
Introdução: Dar legalidade ao diabo, no contexto religioso e espiritual, significa permitir que forças malignas ou influências negativas tenham acesso ou influência sobre a vida de uma pessoa. Em João 14:30, Jesus disse: “Já não falarei muito convosco, pois se aproxima o príncipe deste mundo. Ele nada tem em mim.” Se o diabo não tem nenhum direito sobre Jesus, também não tem sobre nós que estamos Nele, pois somos o corpo de Cristo. O texto lido diz: “Não deis lugar ao diabo.” Ou seja, o diabo só pode ter lugar em nossas vidas se nós permitirmos, abrirmos as portas.
04 PORTAS QUE NÃO PODEMOS ABRIR PARA O DIABO.
1ª Porta – Abrir a boca para AMALDIÇOAR – Tiago 3:10 – 1Pedro 3:9
O diabo age em cima das palavras que liberamos. Em Mateus 12:37, Jesus disse: “Pois pelas suas palavras serás justificado e pelas suas palavras serás condenado.” Quando um cristão amaldiçoa filhos, esposa, salário, trabalho, autoridades, ele simplesmente está abrindo a porta para o diabo tocar sua vida, família e negócios.
PERGUNTA: Leia Provérbios 18:21 e peça para o grupo compartilhar sobre o versículo.
2ª Porta – MURMURAÇÃO – 1 Coríntios 10:10
Segundo o texto lido, existe um demônio chamado destruidor, que está sempre pronto para tocar a vida de pessoas murmuradoras. O povo a que Paulo se referiu no texto lido foi o povo de Israel que saiu do Egito. Toda aquela geração morreu no deserto. A pessoa que nunca está satisfeita e vive murmurando está sempre cavando sua própria cova no deserto da vida.
PERGUNTA: Em sua opinião, porque a murmuração é tão ofensiva aos olhos de Deus?
3ª Porta – TOLERAR PECADO EM NOSSAS VIDAS – Zacarias 3:1-4
Embora Josué fosse um sumo sacerdote, a Bíblia diz que suas roupas estavam impuras; ou seja, ele estava tolerando pecados ocultos em sua vida e, como consequência, o diabo estava se opondo a ele. O diabo tem prevalecido na vida de muitas pessoas dentro da Igreja pelo mesmo motivo. Precisamos aprender que o diabo se alimenta de pecado e, se ele achar uma pessoa tolerando e ocultando pecado, certamente vai se alojar na vida daquela pessoa.
PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer para vencer o pecado?
4ª Porta – Não andar debaixo do SANGUE DE JESUS. Apocalipse 5:9 – Apocalipse 12:11
Os textos lidos nos ensinam que Jesus nos comprou para Deus com Seu precioso sangue. Falam também de irmãos na fé que venceram pelo sangue de Cristo. Em Romanos 5:9, diz que somos justificados pelo sangue de Jesus. A Bíblia também nos ensina que pelo sangue de Jesus fomos salvos, santificados, perdoados e abençoados com toda sorte de bênçãos. O diabo não respeita títulos, denominações ou religiões; ele só reconhece Jesus e Seu corpo, que é a Igreja, que realmente vive debaixo do Seu sangue.
PERGUNTA: Em sua opinião, o que é viver debaixo do Sangue de Cristo?
CONCLUSÃO: “Não deis lugar ao diabo.” Esta é a ordem que Deus nos dá. Sabemos que o diabo veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus veio para que tenhamos vida em abundância. Que possamos fechar a porta na cara do diabo, quebrar toda legalidade que porventura ele ainda achava em nossas vidas e abrir os nossos corações para Jesus!
https://igrejaaliancadeamor.com.br/home/estudos/estudos-celulas/n%C3%A3o-de-legalidade-ao-diabo.html