Não desista

Caro líder, este estudo tem o objetivo de animar os irmãos que estão na célula, mas que podem estar desanimados, fortalecer ainda mais aqueles que se sentem fortes na fé, e que muitas vezes estão fazendo o trabalho de muitos. Os exemplos nos farão pensar quem somos e como estamos. Também, você verá que ela tem um cunho evangelístico para os seus convidados.
• Quebra gelo- você conhece alguém que desistiu da escola, faculdade, algum esporte, de algum amor, de algum emprego, de pregar para alguém, de orar, de um sonho, de um casamento, de uma cura, de ter filhos, de liderar uma célula, de ser um empresário, desistiu da vida?
Como ele está hoje?
Provavelmente, você já desistiu de algo na sua vida? Você já desistiu de algum sonho?
A Bíblia, nos ensina que aquele que desiste, aquele que não persevera, não agrada a Deus.
Lucas 9:62 Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.

Sempre que Deus manda uma mensagem ao homem, é para dizer: persevere, não desista, não desanime, fique forte, permaneça firme, que a vitória está perto. Deus manda anjos do céu, sonhos, profetas, pastores, palavra escrita, mandou seu filho, manda visões, envia pastores, ministrações, simplesmente para te dizer, não desista, não pare, persevere.
João 16:33 “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo!

• Imagine se aqueles três jovens, (Daniel 3)- Sadraque, Mesaque e Abdinego, tivessem se ajoelhado diante daquele ídolo que Nabucodonosor construiu? Porque eles não desistiram, mesmo sentenciados a morrer queimados, o rei conheceu ao Deus verdadeiro e todo o seu reino também. Além de enriquecer os três.
Você é daqueles que dizem: se me apertar eu saio, ou você morreria pela sua fé?
• Imagine se Naamã, (2 Reis 5) – segundo a bíblia, um herói sírio, não obedecesse a voz do profeta Eliseu? O orgulho de Naamã quase impediu a sua cura, primeiro ele ouviu a menina, sua serva, que indicou quem poderia curá-lo, depois ele ouviu seus servos que disseram: não desista, obedeça ao homem de Deus; mesmo que o senhor não entenda, obedeça. Quando ele obedeceu foi curado da lepra. O orgulho nos impede de sermos curados da lepra, do pecado. Talvez a maior doença daquele homem famoso, não era a lepra, mas o orgulho. Deus o curou de dentro para fora.
O orgulho e a dificuldade em obedecer tem te contaminado com a lepra (pecado) e impedido a sua cura?

• A mulher do fluxo de sangue – (Marcos 5:24-34) ela desafiou costumes, desafiou os religiosos, pois uma mulher com fluxo de sangue jamais poderia sair de casa, quanto mais tocar em alguém, pois era considerada imunda, mas ela entendia que para ser curada, só havia uma solução; JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS!
Aquela mulher, dizia: basta tocá-lo que a minha vida mudará para sempre. Ela pensou: não importa o que vão dizer ou o que vão pensar de mim, eu quero tocar em JESUS, EU PRECISO DE JESUS!
E você? Pensa primeiro em se limpar, estar preparado, consertar sua vida, ser curado para depois se achegar a Jesus, o Médico dos médicos?
Aquela mulher veio sangrando, suja, imunda pelos costumes, não pensou em mais nada, apenas queria tocar em Jesus para ser curada.

• Pedro – ( Lucas 22:54-71) ele cometeu um dos piores pecados, negou que conhecia Jesus. E sem Jesus não há salvação, é condenação certa. Só Jesus é o caminho para entrarmos no céu, não há outro, nem no céu nem na Terra, nem em baixo da terra. Quando Pedro entendeu o que fez, ficou muito triste e arrependido, mas voltou e obedeceu ao chamado do Senhor Jesus, e foi apascentar as ovelhas, foi cuidar de pessoas, foi liderar, foi conduzir aquelas pessoas no caminho da salvação. Pedro foi um grande pecador, mesmo depois de conhecer a Jesus, caiu, ainda assim se tornou o maior evangelista da sua época. Pedro não ficou preso ao passado, ele seguiu em frente, mesmo depois de pecar de forma tão grave, ele se levantou, Pedro se perdoou, e hoje estamos aqui, há dois mil anos, falando das vitórias de Pedro.
Você já pecou, caiu, ficou caído, focado na queda, no pecado, paralisado com pena de si mesmo?
Levante-se, conserte, peça perdão, erga os olhos, foque no autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo. Ele pega na sua mão e te levanta. Jesus te entende e te chama para recomeçar, não olhe para trás, mas para frente e para cima. Você começou um trabalho, uma obra, e ela tem que ser concluída. E só você pode terminá-la.

• Paulo – (Atos 7:54-8:8) perseguiu, foi conivente com a morte de cristãos, mandou prender e perseguir. Mas no final, conheceu a Jesus Cristo, se tornou apóstolo e um dos maiores líderes da igreja pelo mundo, sofreu por amor a Jesus, se perdoou. E depois de dois mil anos, a igreja de Cristo, tem como princípios, os seus ensinamentos.

• A mulher de Ló – (Gn 19) um dos piores exemplos que vemos na bíblia é esta mulher. Vemos pouco sobre ela, mas podemos aprender muito com uma atitude errada que ela tomou. Ela olhou para trás, lembrou-se dos seus bens, da vida em Sodoma, das riquezas que Sodoma lhe proporcionava, das músicas de Sodoma, das festas de Sodoma, das bebedeiras em Sodoma, das roupas de Sodoma, da pornografia de Sodoma, da promiscuidade de Sodoma, da imoralidade de Sodoma, dos vícios que só existiam em Sodoma.
E você, tem lembranças de Sodoma? Para caminharmos para o monte, para o alto, temos que nos desvencilhar de Sodoma. Sodoma, é como uma aranha que nos prende em suas teias, e que depois de presos, ela vem e suga a nossa vida. Para abandonarmos os laços de Sodoma, devemos pegar nas mãos dos anjos e segui-los. Você está sendo discipulado, você está presente em sua célula, você é um com seu líder, com seu pastor? Você está segurando firme nas mãos dos anjos?
Esqueça Sodoma, foque na cidade celestial, coloque seus olhos no Céu!

• Conclusão: Aquele que persevera, não desiste, mesmo diante a tantas dificuldades será salvo, entrará e verá a gloria de Deus, os anjos, a cidade santa, as maravilhas prometidas por Deus.
Devemos desistir sim: do pecado, da velha vida, do passado que só nos trazia o mal, a dor e a tristeza. Com a velha vida, comíamos o pão que o diabo amassou, com Cristo nos assentamos a mesa e comemos do Pão que veio do céu.
Hoje, o Senhor põe diante de nós a chance de recomeçar, independente do que fizemos ou de quem fomos, ou de como estamos.
O Senhor Jesus nos chama para uma vida nova, para outra chance. Ele te recebe de braços abertos, não importa o seu passado pois Ele quer mudar o seu futuro, e se você está aqui agora assistindo esta mensagem é porque você foi escolhido para este momento de salvação e restauração.

Ore por todos para que jamais desistam da caminhada que lhes foi proposta, sem jamais esmorecer ou cair, e até mesmo olhar para trás.