Introdução: Hoje comemoramos o dia dos pais. Dia de honrarmos nossos progenitores. Talvez seu pai já tenha falecido, então honre a memória dele. E se você tem a oportunidade hoje, expresse ao seu pai sua gratidão a Deus pela vida dele.
Você já teve a experiencia de estar responsável por uma criança e, num piscar de olhos, perde-la de vista? (Se você já teve esta experiencia, compartilhe-a com a igreja). Como pais e mães, Deus nos incumbiu da responsabilidade de cuidarmos, não só das necessidades materiais e físicas de nossos filhos, mas principalmente da formação do caráter deles. Ef 6:4. Isto exigira de nós tempo de relacionamento e bastante ensino.
Pense agora: quanto tempo, por semana, você tem passado com cada filho para ouvi-lo, elogia-lo e ensinar algo importante sobre a vida e o amor a Deus?
Temos ouvido notícias sobre o sequestro de crianças no Rio de Janeiro. Mais ou menos 40 mil crianças são roubadas por ano no Brasil. Isto e gravíssimo e desesperador para qualquer pai e mãe. No entanto, hoje, nossos filhos, estão sendo sequestrados de nós a medida que a TV e internet com seus influencers dominam a mente de nossos filhos. Amigos estranhos estão fazendo a cabeça de nossos filhos e nós não estamos percebendo.
E desesperador perder uma criança de vista quando ela está sob os nossos cuidados. Saiba que devemos nos atentar agora para manter nossas crianças perto de nós, debaixo dos nossos cuidados e supervisão. Não é tempo de soltá-los e deixá-los decidir o que querem ou não fazer. E tempo de monitoramento, de coaching, de discipulado. A dedicação à criação de nossos filhos deve ser maior que a dedicação a vida profissional e financeira.
Em Hb 11:7 lemos um herói da fé: Noé. O texto diz que quando Noé ficou sabendo que Deus traria um diluvio sobre o mundo, ele temeu e para a salvação de sua família, construiu uma arca, sob a orientação divina. Noé não pensou primeiro nos animais. Ele pensou primeiro em sua esposa, seus três filhos e nas esposas deles. Ele sabia que Deus era fiel e verdadeiro e que Ele cumpriria aquela promessa de juízo, mesmo que nunca se tivessem ouvido falar de diluvio antes.
Hoje estamos vivendo dias em que o Senhor nos adverte em sua Palavra que tempos de grande apostasia e iniquidade estão vindo. As pessoas se entregarão ao pecado e a maldade. A fé de muitos vai esfriar. Todo tipo de imoralidade e aberração estão se tornando normais. Mt 24:37-39.
E os nossos filhos, onde estarão? Estarão debaixo de nossos olhos e junto ao nosso coração? Ou serão levados por esse mundo maligno? Hoje receba esta palavra de advertência, querido pai e querida mãe. Invista mais tempo, mais oração, mais ensino, mais carinho e mais disciplina agora!
Ganhe a admiração e o coração de seu filho (a). Que ele te ouça e te obedeça hoje para que amanhã ele nunca se afaste dos valores que você preza e a Palavra de Deus ensina.
Você é um tipo de Noé. Cada Noé aqui precisa construir sua Arca para a salvação de sua família. Edificar uma família que se torne lugar de abrigo e proteção para os dias maus que virão.
Estar na arca também é estar na igreja do senhor: lugar da presença de Jesus. “Eu edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mt 16:18. Ame a igreja do Senhor e, seu filho também a amará.
Então, não perca seu filho de vista! Atente agora! O Senhor te ajudará!
ESQUEMA PARA ESTUDO DE CÉLULA BASEADO PALAVRA MINISTRADA EM 11/08/2024
Título: “Não perca seu filho de vista”
PROPOSÍTO: O alvo do líder que irá conduzir o estudo de célula, é envolver todos e cada um contribua para que a célula seja dinâmica, envolvente e todos possam participar, seja fazendo uma leitura, acrescentando informações e ou conhecimento, fazendo perguntas etc.
Perguntas que podem conduzir a discussão do estudo em pauta
- Você esteve presente na reunião de domingo 11/08/2024, onde a programação foi conduzida pelo Ministério Infantil /Crianças com ênfase no Dia dos Pais?
- Em seu contexto familiar, Dia dos Pais era uma ocasião lembrada, festejada, valorizada?
- Há declarações que Dia das Mães, Dia dos namorados é mais divulgado e valorizado que o Dia dos Pais. Você concorda? Se sim, quais seriam as razões?
- Você sabia que honrar pai é um mandamento? Peça que alguém leia Ex 20:12 e Ef 6:1-3 e explique as bençãos contidas no mandamento.
- Peça que alguém leia Ef 6:4 e explique na prática como isso acontece em nossas vidas.
- Em Mateus 6:21 lemos, “Pois, onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. Onde está o seu tesouro? Quanto tempo tem dedicado ao esse tesouro? Deixe uma ou duas pessoas responderem.
- Será que temos exercido bem o papel de pai para com os nossos filhos? Ou temos terceirizado para outras pessoas, para a TV, Internet etc.?
- Lendo Hebreus 11:7 “Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé” – Pergunte aos presentes o que cada um tem feito para salvar sua família? Será que Deus espera isso de cada pai?
- O que falta você fazer para ganhar o respeito, a admiração e o coração de seus filhos e filhas? Deixe algumas pessoas responderem.
- Em sua visão, o que tem faltado aos pais de hoje? O que seria condenar o mundo como Noé fez?
Conclusão: Orar em especial pelos pais, para que tenham graça de Deus para cumprirem seus papeis, e sejam como Noé que construir uma arca para salvar sua família, condenou o mundo e foi herdeiro da justiça e que cada filho possa a despeito de qualquer fato, honrar seus pais. E que o Senhor tenha misericórdia de cada família para que prevaleçam diante deste muito tão perverso.
Palavra “Não perca seu filho de vista”, preparada por Robin. R. S. Dias