No que eu posso ser melhor

Texto chave: Apocalipse 3:14-16>> “Escreva esta carta ao anjo da igreja em Laodiceia. Esta é a mensagem daquele que é o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, a origem da criação de Deus: “Sei de tudo que você faz. Você não é frio nem quente. Desejaria que fosse um ou o outro! Mas, porque é como água morna, nem quente nem fria, eu o vomitarei de minha boca.”

Quebra Gelo: Quem já teve vontade de vomitar ao presenciar alguém vomitando perto de você? Você acha que é uma coisa boa? Deixe que as pessoas contem sua experiencia a respeito.

Introdução: A carta foi escrita à Igreja de Laodiceia,e Jesus se apresenta como o “AMÉM”, dando uma conotação que esta igreja seria a dos tempos do fim, a igreja da atualidade, porém vemos que mesmo diante da eminente volta de Jesus, existem muitos cristãos que não estão firmes, estão indefinidos quanto a sua posição, e caberia bem ouvir: “Eu sei as tuas obras, que nem és frio ou quentes”.

Será que essa palavra tem algo a ver conosco? Será que existem áreas de nossas vidas que estão num estado de indefinição, provocando náuseas no Senhor. Ele conhece a condição da igreja, conhece a nossa condição. Será que temos feito uma autoanalise de nós mesmos? Qual será a reação que temos despertado em Deus? Alegria ou ânsia de vômito?

O Senhor demonstrava conhecer cada igreja em suas particularidades. Será que das 7 igrejas as quais as cartas foram direcionadas, em especial a de Laodiceia, teria alguma semelhança com a igreja de nossos dias?

O texto destaca três aspectos em que podemos nos encontrar como igreja:

  1. Frio – O que te vem à cabeça quando você ouve essa expressão? (deixe as pessoas responderem). O aspecto frio fala daquele que é insensível, indiferente, não conhece ou teme a Deus, e estando longe de Deus, sua escolha está clara, definida. E Jesus disse que é melhor ser frio do que morno, em cima do muro. E esse ainda tem chance de conhecer o projeto maravilhoso da salvação e ter sua vida transformada.
  2. Quente– o segundo aspecto é o quente. Como você define algo ou alguém quente? (deixe as pessoas responderem). Pensando em termos de um cristão essa expressão fala do servo fiel que busca ao Senhor, que permite que o fogo do Espírito aqueça seu coração. É aquele que está em comunhão com o Senhor e a igreja, a sua alegria é servir na obra e o seu maior desejo é falar do Senhor Jesus e da salvação. Seria o verdadeiro crente, com posição bem definida ao lado de Deus.
  3. Morno– E por último, a passagem traz o termo morno. Como você entende essa expressão? (deixe as pessoas responderem). Morno é uma mistura do frio com o quente, é indefinido, inconstante. Uma pessoa se compromisso, que não se submete ou permite ser discipulada.

Judas em sua carta 1:4 (peça para alguém ler), chamam essas pessoas de “homens ímpios que se introduziram em nosso meio”. E no vs. 12 ele traz uma característica ainda mais acentuada do morno, (peça para alguém ler). Peça para as pessoas comentarem o versículo.

O morno é inconstante, infrutífero, morto duas vezes, desarraigados, pois mistura a sã doutrina pura, estabelecida pelo Senhor, com as coisas do mundo. Para o morno a salvação se resume no novo nascimento, mas não é bem assim, pois se esquece que a salvação precisa ser desenvolvida – Fp.2.12 – E a prática da velha vida precisa ser abandonada de uma vez por todas.

Reflexão: Como as pessoas veem o crente morno? É um crente, mas de testemunho duvidoso. valoriza mais as coisas naturais do que as coisas espirituais, mais o mundo do que a salvação.

Hoje é tempo de definição. O próprio Deus nos aponta que há apenas   dois caminhos, duas portas, dois senhores, obedecer ou não, fidelidade ou infidelidade.

Leia Ap. 3. 14-16 novamente, veja como o Senhor se expressa aqui: “quem dera, fores frio ou quente”. Pois as consequências daqueles que se encontram na condição de morno espiritualmente é triste, já que se encontra numa situação de indefinido e inconstante. Algo que causa repulsa ao Senhor. “Vomitar-te-ei da minha boca”. O que o Senhor espera de nós seus filhos, sua igreja então? (deixe as pessoas responderem). O desejo do Pai é que tenhamos uma vida definida em sua presença, cheios do Espírito Santo, vivendo uma vida de santificação e comunhão com Deus e com os irmãos. não podemos viver insensíveis ao contexto espiritual e profético que nos cerca.  

Faça uma avaliação se você é frio, morno ou quente.

Coloque sua vida diante do Senhor, pois Ele quer te aquecer com o fogo do Espírito Santo. Aprenda a ouvir (Ap 3:22), a temer a Deus e ter uma vida de obediência (Ec 12.13), Busque conhecer a qual reino você pertence (Mt 4:17, 1Pe.2.9) e qual é o propósito de Deus para você.  Is 46:9-10

Qual é esse proposito que Deus tem para sua vida? (peça para as pessoas falarem). Jesus tinha clareza do seu propósito. Lc 4:17-18. É preciso ter clareza que mesmo que tenhamos planos o crente fiel sabe que a resposta final é do Senhor. Pv 19:21.

Andar nessa premissa, nos faz crentes constantemente aquecidos pelo Espirito Santo e nos livra da mornidão. É ter clareza para que fomos salvos.

Quer ser grande, torna-se escravo de Deus. Mt – 28:19-20

Conclusão: No que eu posso ser melhor e diferente?  Cumprindo o propósito de Deus para minha vida, enchendo-me do Espírito Santo, evangelizando e fazendo discípulo, usando meus talentos para edificar o reino, ou seja, fazendo parte dos ministérios da igreja, buscando mais conhecimento da palavra de Deus, valorizando mais as coisas espirituais, sendo um crente mais fervoroso.

Orientação para o ministrante: Desafie as pessoas a fazerem a diferença e ore por elas, motivando-as terem um testemunho de sua mudança para a próxima reunião.

Edivaldo Santos. (Discípulo do Pastor Lazaro)

(baseado na palavra ministrada nos 12 dias de consagração do ano, Cong. do Canaã).