Nosso Amigo Espírito Santo

Textos: João 14:15-262 Coríntios 13:13

Quebra-gelo: Qual a sua visão a respeito do Espírito Santo?

Introdução: Quando Jesus estava prestes a ser crucificado, Ele disse aos seus discípulos que enviaria outro Consolador, o Espírito da verdade, que habitaria nos discípulos (João 14:16-17). O Espírito Santo é esse outro Consolador prometido por Jesus. Além D’Ele nos ajudar e consolar, Ele também nos ajuda a lembrar da Palavra de Deus. (João 14:26); nos guia (João 16:13); nos convence dos nossos erros e pecados (João 16.8); nos ajuda em nossas fraquezas (Romanos 8:26); nos capacita para fazer a vontade de Deus (I Coríntios 12.1 e 11). Vemos assim que é impossível ser cristão, sem ter plena comunhão com o Espírito Santo. Vamos crescer mais nesse entendimento.

COMO TER UMA COMUNHÃO PROFUNDA COM O NOSSO AMIGO ESPÍRITO SANTO?

1º – Precisamos DESEJAR pela comunhão com o Espírito Santo.

1 Pedro 2:2

O mesmo desejo que temos pela Palavra de Deus, temos que ter também pela comunhão com Espírito Santo. O Espírito Santo nos é dado para dirigir a nossa vida à vontade de Deus. Ele nos fortalece e capacita para isto. Desejar verdadeiramente o Espírito Santo é acima de tudo estar desejoso de ter um relacionamento profundo com Deus.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer para abundarmos na comunhão com nosso Amigo Espírito Santo.

2º – Precisamos pedir e BUSCAR pelo Espírito Santo.

Lucas 11:10-13Atos 2:38-39

Não basta apenas desejar ter comunhão com o Espírito Santo, o texto lido nos ensina que temos que pedir, buscar, bater, isto indica que além do desejo tem que haver perseverança. O versículo 13, termina dizendo que “…o Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que pedirem…”

PERGUNTA: Você já fez um propósito de pedir, buscar, bater até ser cheio do Espírito Santo?

3º – Precisamos estar dispostos a OBEDECÊ-LO.  Atos 5:32

Em 1 Tessalonicenses 5:19 diz que é possível apagar o Espírito Santo em nossa vida. Como isso acontece? Como dissemos, o Espírito Santo nos é dado para dirigir nossa vida a fazer a vontade de Deus, se resistimos à vontade de Deus, resistimos à direção do Espírito Santo; e se resistimos a sua direção Ele se retira de nossas vidas, e assim nós O apagamos. Se realmente queremos uma profunda comunhão com o Espírito Santo, precisamos estar preparados para obedecê-Lo.

PERGUNTA: Quais atitudes devemos ter em nossas vidas para sermos obedientes ao Espírito Santo?

Conclusão: A Bíblia ensina em Romanos 8:9 que se alguém não tem o Espírito Santo essa pessoa não é de Deus. Que nesta noite possamos pedir para que Deus coloque em nosso coração um profundo desejo pela Comunhão com o nosso Amigo Espírito Santo, e estarmos sempre dispostos a obedecê-Lo.