O Combate da Fé

Quebra Gelo – Pedir 2 pessoas para dar um testemunho de uma conquista por ter batalhado pela fé em oração.

Esse estudo tem o propósito de motivar todos a batalharem espiritualmente pela fé, em oração e atitudes de denúncia de maldades, em favor do Reino de Deus e sua Justiça, da família, de nossas crianças, pela liberdade e prosperidade da pátria e finalmente pela intervenção do Senhor para o fim da pandemia e da corrupção!

O que significa o bom combate da fé?

Ler e pedir os irmãos para comentar os 3 versículos à seguir sobre a fé

Primeiro: Hb 11.6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Fé é acreditar sem duvidar que DEUS existe e que ELE recompensa os que o buscam, a fé é a base para o relacionamento com Deus! ela é um dom do Céu, e é alimentada e amadurecida pela intimidade com Deus e amor ao próximo

Segundo: 1Jo 5.4 – O que é nascido de Deus vence o mundo (sistema mundano que nega e rejeita Deus); e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Terceiro: Ef 6. 16 – Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. A fé é um escudo que impede e vence os ataques do diabo com seus dardos inflamados (flechas de fogo e ou envenenadas com: orgulho, superioridade, independência de Deus, impiedade ou ódio, maldade com o próximo.)

Vamos ler o texto e entender o contexto em que Paulo fala para Timóteo combater o bom combate da fé. 1 Timóteo 6:7-12 – NVI

7 – “pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; 8 – Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. 9 – Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, 10 – Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. 11 – “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso (o que está nos vs 9 e 10) e busque a justiça, a piedade (vida cristã fervorosa e autêntica – tipo o primeiro amor), a fé, o amor, a perseverança e a mansidão”. 12 – “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas,” – (isso se refere à entrega do coração para Jesus, acompanhada da conversão genuína e do batismo público nas águas).

Agora vamos ler de maneira oposto ou contrária à vontade de DEUS – VAMOS VER O QUE NÃO DEVEMOS FAZER! SEI QUE SERÁ HORRÍVEL:

Você, porém, que não é homem de Deus! Não fuja de tudo que falei anteriormente e não busque a justiça, nem seja justo, não seja piedoso. Seja falso e hipócrita. Não viva o evangelho verdadeiro. Finja ser um crente que não é! Seja injusto. Seja sem misericórdia. Seja incrédulo. Não acredite na palavra de Deus. Não ame. Seja frio e indiferente e odeie bastante todo mundo. Não seja perseverante, desista sempre de tudo que começar e viva desanimado, murmure sempre, reclame de tudo, seja incrédulo, não seja manso, nem gentil, grite com todos, seja barraqueiro, melindroso e seja sempre a vítima de tudo e de todos, seja explosivo e sempre nervoso. Não aceite a opinião de ninguém e nem ajude os outros. Horrível né!? Doentio né!? Deus nos livre! Tá amarrado, em nome de Jesus Cristo. Renunciamos a todas essas maldades e a toda impiedade e toda injustiça. Rejeitamos agora a toda incredulidade. Saia toda ação demoníaca, fora da minha vida, fora da nossa vida em nome de Jesus. Aleluia!

O bom combate da Fé acontece quando eu uso a minha fé para viver toda vontade de Deus.

Como tenho usado a minha fé? eu tenho usado a minha fé para orar? eu oro com fé? eu tenho usado a minha fé para meu trabalho? no meu casamento? eu lido com os meus filhos com a fé? eu transmito fé nas minhas atitudes? as minhas obras revelam a minha fé?

Vou dar 4 conselhos sobre o uso da nossa fé: Primeiro: creia em Jesus todo dia!                                                                                                             

Segundo: Creia em Jesus o dia todo! Terceiro: Creia na ação constante, intercessora, iluminadora e consoladora do Espírito Santo! Quarto: Creia o tempo todo na Palavra de Deus, pois tudo é possível ao que crer!

Preciso usar a fé para vencer o pecado. O pecado não é somente a quebra visível de mandamentos, mas é também aceitar e curtir pensamentos contra o que Deus prometeu e o que ele pode fazer por meio da nossa fé… vejamos o que está escrito em Rm 14. 23b: “porque o que não provém de fé é pecado”

Uma vida vitoriosa vem automaticamente sem a prática diária e constante do bom combate da fé?

Essa luta pode causar alguns sofrimentos? Se pode, cite alguns na sua opinião.

A maioria das pessoas não querem reconhecer a necessidade desse combate da fé e esse sofrimento que temos de enfrentar por escolhermos viver pela fé. Alguns pregadores usam suas habilidades para apresentar a vida cristã como sendo tão fácil e gloriosa quanto possível (isso se chama a pregação da Hiper Graça), eles afirmam que devemos apenas crer em sua obra acabada, e então nós automaticamente viveremos uma vida vencedora! essa pregação se nega a anunciar a necessidade constante da moralidade e da santidade cristã, e sabemos que esses ensinos são falsos e antibíblicos.

Sobre o combate da fé, Joyce Meyer disse: “Nós não podemos fugir de Golias e derrotá-lo. Davi não fugiu de Golias, a Bíblia diz que ele correu rapidamente para a linha de batalha e partiu para cima dele em nome do Senhor dos Exércitos. Davi não levou apenas um dia para ser rei, foram 20 anos antes dele usar a coroa, e uma das coisas que ele teve que aprender nesse tempo, foi se tornar um guerreiro assassino de gigantes. Se você quiser usar a coroa da vitória que Deus tem para você, e eu quero usar essa coroa da plenitude do que Deus tem para mim, então nós não podemos ter medo do diabo! eu e você temos que aprender a enfrentar, precisamos conhecer a palavra e quando o inimigo mentir para nós, precisamos dizer: não importa como eu me sinto, eu creio na Palavra, eu creio no Senhor Jesus e eu vou enfrentar esse gigante pela fé e vou derrubá-lo e vencê-lo em nome de Jesus. É isso o que eu sei!” É assim que faremos o bom combate da fé. Glória a Jesus.

SENHOR faça de nós combatentes pela fé, por nossas casas, por nossos amigos, pela igreja, por Uberlândia, e pelo Brasil. Amém! Abraços fraternos:

Pr. Sílvio Moura