O fundamento que você precisa

28/06/2021 a 04/07/2021

(Se necessário dar o estudo em 2 x)

TEXTO: Mateus 7:24-27

QUEBRA-GELO: Quando você ouve a palavra FUNDAMENTO o que vem a sua mente?

FUNDAMENTOS SÃO REALMENTE NECESSÁRIOS?

VOCÊ CONSEGUE RECORDAR REPORTAGENS E CASOS REAIS DE CONSTRUÇÕES QUE CAÍRAM NESSES ÚLTIMOS ANOS?

QUAL A CAUSA DESSES TERRÍVEIS ACIDENTES (SE É QUE PODEMOS CHAMÁ-LOS DE ACIDENTES)?

São muitos relatos desse tipo. Prédios, viadutos, casas nas encostas de morros etc. As causas destes problemas estão ligadas à qualidade dos materiais usados na obra e à profundidade dos alicerces da edificação.

O GRANDE PONTO É: SE É ÓBVIO QUE UMA CONSTRUÇÃO MALFEITA TEM GRANDES CHANCES DE DAR ERRADO, POR QUE TANTAS PESSOAS CONSTROEM DE QUALQUER JEITO?

Isso acontece porque querem que fique pronto mais rápido. Às vezes não querem ou não podem investir tanto. Outras vezes o construtor não tem os conhecimentos necessários para o projeto, mas arrisca mesmo assim. Muitos renunciam aos parâmetros corretos, porque no fundo acham que não haverá consequências. Mas quando as consequências chegam, alguns danos são irreversíveis.

Na nossa vida, muitas vezes assumimos riscos deste tipo, construindo nossa identidade, nossa fé, carreira e família sobre alicerces mal feitos. Parece óbvio que ninguém construiria sem bons fundamentos, mas quantas áreas da nossa vida temos construído de qualquer jeito, às pressas, sem os conhecimentos e investimentos necessários.

QUAIS ÁREAS DA SUA VIDA NÃO ESTÃO COM FUNDAMENTOS BEM CONSTRUÍDOS?

Jesus nos esclarece essa conversa de maneira bem direta. Veja o que ele diz sobre os fundamentos que lemos acima. Olhando por fora, as duas casas podem ser iguais, mas uma é à prova de crise e a outra não. Uma é construída mais rápido, com menos custos. A outra exige mais tempo e mais investimento. Entretanto uma é bem mais segura e durável que a outra. Casa com fundamentos exige certos conhecimentos: Jesus diz que só tem como construir a casa na Rocha, aquele que ouve as suas palavras. Deus sabe os segredos do coração humano, conhece nossas necessidades mais profundas e conhece as técnicas corretas de construção. Você precisa conhecer o que Deus pensa, para só assim poder construir sua vida da maneira correta.

VOCÊ CONHECE A PALAVRA DE DEUS? TEM O HÁBITO DE LÊ-LA E DE OUVI-LA?

Só o conhecimento não resolve: após conhecer as palavras de Jesus e saber suas orientações, é imprescindível colocá-las em prática. Saber e não fazer não gera alicerce nenhum. Pense em um engenheiro ou um pedreiro que sabem um tanto de coisa, mas na hora de executar a construção fazem tudo diferente do recomendado. Muitos cristãos são assim. Sabem o que Deus orienta, mas na hora de tomar as decisões, fazem tudo do próprio jeito.

SUAS ESCOLHAS E ATITUDES PRÁTICAS ESTÃO ALINHADAS COM OS ENSINAMENTOS DE JESUS?

A Rocha é Cristo: quando uma construção importante é feita faz-se necessário o melhor material para estabelecer a base e ela deve ser feita em pedra sólida, pois a areia ou somente a terra não são fortes o suficiente para resistir às forças da natureza. Se você deseja alicerces seguros para a sua vida, o melhor lugar para você colocar sua fundação é em Cristo. Ele é a Rocha que sustenta todo o universo e sua vida estará firme somente se estiver nele (1 Cor. 3:11 e Heb. 1:3).

VOCÊ CONSEGUE AFIRMAR COM SEGURANÇA QUE JESUS É O SEU FUNDAMENTO? • CRISTO É O SENHOR DA SUA VIDA NÃO SÓ NA TEORIA, MAS TAMBÉM NA PRÁTICA?

CONCLUSÃO: Hoje é o dia de você decidir se vai edificar sua vida com prudência e sabedoria ou com tolice e desobediência. Pare um pouco para pensar em suas escolhas, prioridades e relacionamentos. Se necessário, faça uma lista com algumas áreas que você está sem fundamentos ou de algumas mudanças que precisa colocar em prática. Ore a respeito dessas áreas e das decisões que você precisa tomar e assuma um compromisso diante de Deus.