O que é intercessão? Como interceder?

Lembrar do jejum de Daniel de 01 à 21/03, motivar todos a intercederem pelos Alvos: Saúde, Tratamento Precoce, Igreja, Empresas e Empregos e nossa Nação.

Quebra-gelo: deixe 2 ou 3 pessoas falarem objetivamente sobre o significado de intercessão e citarem alguma experiência como intercessores, ou sobre a intercessão de alguém sobre sua vida.

Quando Paulo fala de “intercessão”, está-se referindo a duas coisas.

Primeiramente, interceder é atuar e orar em favor de outrem. Nessa questão, Jesus é nosso grande exemplo, pois é o grande intercessor. Ele teve uma vida imaculada por nossa causa. Morreu na cruz, em nosso lugar, e no presente continua diariamente intercedendo por nós (Hb 7.25). Sua vida, morte e ressurreição foram atos de intercessão. Neste exato momento ele se acha intercedendo por nós diante do Pai.

Em segundo lugar, interceder também significa “interpor-se”. A intercessão sempre tem outros em vista, isto é, não fazemos intercessão por nós mesmos, mas por terceiros, sejam eles indivíduos, cidades, países, negócios, grupos ou situações. São eles os alvos de nossa oração. Nós nos colocamos entre Deus e o objeto de nossa intercessão, ou então entre essa pessoa e o diabo.

Quando nos colocamos entre o objeto de nossa intercessão e Deus, dirigimos petições específicas ao Senhor no sentido de enviar provisões, proteção, orientação ou bênçãos para aquele indivíduo, lugar ou coisa por quem oramos. Podemos ainda nos colocar entre Deus e o objeto de nossa intercessão para impedir ou adiar o castigo de Deus. Muitas vezes Deus suspende punições a este mundo devido à nossa intercessão por ele e por aqueles que aqui estão. Nossas orações fornecem-lhe uma base justa para retardar o castigo e dar mais oportunidades aos pecadores para que se arrependam. Pedir alguém para ler a passagem abaixo na versão NTLH.

JESUS continuou:  — Simão, Simão, escute bem! Satanás já conseguiu licença para pôr vocês à prova. Ele vai peneirar vocês como o lavrador peneira o trigo a fim de separá-lo da palha. Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar para mim, anime os seus irmãos. Lucas 22:31-32 NTLH

Vamos ver a história chocante da intercessão de uma mãe por sua filha endemoninhada, que pode parecer muito com algumas experiências que temos em nossa vida de oração: Mateus 15.22,23>>  “E eis que uma mulher Cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós.”

Por que Jesus agiu daquela maneira? Ele nunca cometeu pecado, nunca teve uma atitude egoísta. Mostrava-se sempre justo e compassivo. Então por que agiu de forma aparentemente fria com a mulher Cananéia? Por que não lhe deu resposta? Ali estava uma mãe desesperada, clamando a Deus, e ele não lhe dava resposta. Deixe 2 ou 3 pessoas falarem.

Alguém aqui já ficou sem resposta ou Deus demorou a responder? Isso te fez desistir ou te fez mudar a petição ou abrir mão da resposta ou perseverar até receber de Deus um SIM, ou um NÃO, ou um ESPERE? Deixe 2 ou 3 falarem.

Jesus atendeu a mulher em sua primeira tentativa?  Os discípulos intercederam por ela ou a reprimiram? Deixe 2 ou 3 pessoas falarem.

Observem um fato: ela pediu de novo! Em vez de dar meia-volta e ir embora após a primeira tentativa, ela insistiu com seu pedido, e finalmente Jesus lhe deu uma resposta. Mas ao fazê-lo comparou-a um cachorrinho (vs 26). Era o tratamento que os israelitas tinham para com os gregos. Então será que Jesus estava sendo cruel com ela? Era preconceituoso? Deixem 2 ou 3 pessoas falarem.

Ele não foi cruel, nem preconceituoso com ela, estava apenas lhe relembrando a posição que o povo dela, os gregos, ocupavam no meio dos judeus. Ele sabia que aquela mulher tinha fé e estava provando-a. Ele disse aquilo simplesmente como “provocação”, para extrair do coração dela uma resposta de . A FÉ não se ofende ou recua, só avança, a FÉ sempre vence a ofensa humana, pois é perseverante em olhar para o amor (a misericórdia) e o poder de Deus.

No verso 27 temos a resposta da mulher: “Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Ela sabia muito bem o que queria, e sabia também que Jesus poderia atender sua petição. E o Senhor elogiou a grande FÉ por ela demonstrada. Ela revelara não quando fez a petição, mas quando repetiu sua petição, sabendo que Jesus poderia curar sua filha, e o faria. E ele a curou (vs 28).

Quem tem uma FÉ genuína não desiste facilmente, mas persevera. Orar com fé não é orar uma vez só, mas orar até receber a resposta. Deus quer que o busquemos diligentemente, sem levar em conta as circunstâncias, sem nos preocuparmos com a demora no atendimento.

Finalização: Orar pelos pontos chaves do estudo. Se tiver alguém pela primeira vez, fazer o apelo e oração de entrega.

Interceder por aqueles que tiverem necessidades de saúde, emprego, finanças, ou outras necessidades. Verificar se alguém precisa de cesta básica ou ajuda em outra área.

Obs: Partes deste estudo são do livro: Batalha Espiritual – Dean Sherman

Pr. Sílvio Moura