O que é ter moralidade num mundo tão perverso?
QUEBRA-GELO: O que é um ato imoral para você?
Para cada ato imoral falado todos devem dizer bem forte: “Nós te rejeitamos”
A Bíblia em Lucas 18:10-14 traz um exemplo de um fariseu (membro de uma seita religiosa) que era amoral. Ele tinha uma vivência moral empobrecida: é o que chamamos de farisaísmo. Ele louva o seu próprio comportamento, agradecendo a Deus por não ser “como os outros” que transgridem algumas normas.
Hoje em dia você conhece pessoas assim? Como é conviver com elas?
Para se ter moralidade, o homem precisa ter uma consciência crítica, que podemos chamar de consciência moral.
O que é ter uma consciência moral? Trata-se de um conjunto de prescrições que reconhecemos como válidas para orientarem as nossas escolhas e ela vai discernir o valor moral dos nossos atos. O normativo ou normas ou regras de ação só tem sentido se orientada para a prática.
Textos base: Êxodo 20:3-4, 13, 18 (Alguns atos morais estão descritos neste texto)
- Não terás outros deuses diante de mim.
- Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
- Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus,sou Deus zeloso.
- Não matarás.
- Não adulterarás.
- Não furtarás.
- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
- Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Deus nos deu normas para serem seguidas e praticadas, muitos desprezam-na e se dão mal na vida.
Considera-se amoral o ato que se realiza à margem de qualquer consideração a respeito das normas, negando o normativo. O homem “sem princípios” pauta sua conduta a partir de situações e das decisões momentâneas, sem nenhuma diferença de valores, é a negação da moral.
Estamos vivendo num mundo assim, com pessoas cheias de si; autossuficiente; arrogantes e que fazem o que convém.
Os valores morais da Bíblia mostram aquilo que Deus valoriza. Ele nos ensina o que é realmente bom e importante na vida. Quando nossos valores morais estão em sintonia com os de Deus, descobrimos uma maneira melhor de viver. O valor mais importante descrito na Bíblia é o amor.
Não podemos correr o risco de colocar em dúvida a palavra de Deus, pois corremos o risco de destruir a moral.
Lendo Colossenses 3:14 a palavra nos orienta a ter amor acima de tudo e em tudo.
“E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. E que a paz que Cristo dá, dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus nos chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos.”
CONCLUSÃO: Cada um de nós nos adaptamos a esse mundo, e a moral nos acompanha e se faz presente nas nossas relações e está impregnada em nós por meios das experiências vividas. Cabe cada um de nós assumi-las ou recusá-la todos os dias.
Ter moralidade é ter uma vida de acordo com os padrões da palavra.
“O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada.” Salmo 37:23
Oracão final: Ore para que todos da célula tenham a moral estabelecida por Deus, descrita na Palavra e sejam fortalecidos em sua fé.
Pra. Sandra Nery