O que Jesus diz sobre a Bíblia

ESTUDO DE CÉLULA – O que Jesus diz sobre a bíblia

Texto Base: 2 Timóteo 3:16,17

Vejamos o que David Kinneman autor do livro fé pra exilados, que diz: “… que na babilônia digital a bíblia é apenas uma das muitas vozes que interpretam a experiência humana… ela não é mais vista como autoridade central das pessoas e da sociedade… se em alguma entrevista alguém diz sem ironia a bíblia “diz”… Vai soar como se tivesse saído de uma  máquina do tempo!

Quebra Gelo: O que a Bíblia, a palavra de Deus representa para você? Em meio a uma sociedade tão cética e apegada as coisas terrenas, como a bíblia pode fazer a diferença? (deixe alguns falarem)

Dizem por aí que a Fé Cristã é resultado da ignorância e subproduto da não reflexão. Mas a medida que conhecemos verdadeiramente a Bíblia e temos uma experiência real com Jesus, descobrimos que Não cometemos suicídio intelectual, pelo contrário, descobrimos que a fé cristã não é apenas uma história, mas sim, uma experiência viva com Cristo e a palavra de Deus.

Você Sabia? A Manuscritologia é o estudo que revela a quantidade de cópias que se tem de um presumível texto original, ou seja, quanto mais manuscritos mais facilidade para reconstruir o texto original e verificar se houve qualquer imprecisão. Ex. Platão – qualquer dos livros sobre Platão vem de 7 cópias aproximadamente que temos pelo mundo. Aristóteles cerca de 5 cópias. Agora novo testamento existem cerca de 114 mil cópias, cópias em abundância, ou seja, o novo testamento tem mais base histórica que a maioria dos livros clássicos que encontramos por aí!       

Vamos respaldar esse assunto trazendo então: O que Jesus diz sobre a Bíblia?!

  1. Jesus reconhece o Espírito Santo como o autor da Bíblia:

Mt 22:43 – Ele lhes disse: “Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor? Aqui temos Jesus citando Davi dos Salmos inspirado pelo Espírito Santo;

Momento esse em que Jesus está dizendo quem é o autor dos escritos sagrados.

2. Jesus Reconhece a bíblia como autoridade:

Mt 22:29 – Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Lc 11:28 – Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”.

Jesus coloca a Bíblia como autoridade quando diz que os escritos sagrados não eram apenas pra servir como livros de poesia ou de história ou filosofia a serem estudados, mas sim praticados e vividos. (ITm 3:16)

3. Jesus proclamou a unicidade da bíblia – Ou seja, um livro único que está acima até mesmo do que entendemos como universo físico, algo que sai da concepção de Deus! Mateus 5:18 Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

João 10:35 “…as Escrituras não podem ser anulada.”

Jesus está colocando aqui a Bíblia acima de qualquer outro livro ou de qualquer outro ensinamento.

4. Jesus chamou a bíblia de a palavra de Deus – Mc 7:13 Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa”. Jesus estava falando que a tradição estava anulando algo que tinha autoridade sobre qualquer tradição religiosa e que a bíblia era essa autoridade, pois é a palavra de Deus

5. Jesus nos mostra que as pessoas da bíblia são reais:

Existiam algumas dúvidas como por exemplo:  Será que Noé é real ou uma fábula? Será que Jonas existiu e ficou 3 dias na barriga de um grande Peixe?

  • Mateus 4:14-15 – “Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías…”

Jesus estava mencionando os Profetas, os escritos onde tinham os profetas. Então, Ele estava afirmando que os profetas existiram.

  • Mateus 24:37 “Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem. Aqui Jesus falando sobre o fim dos tempos, onde ele reconhece Noé, deixando claro ser real e não uma fábula.
  • Outro questionamento é sobre Adão e Eva se de fato foram pessoas reais:

Mt 19:4 –  Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ Além das evidencias intrínsecas – aquilo que ela vai dizer sobre ela mesma, Jesus está reconhecendo o conjuntos dos escritos sagrados que Ele tinha no seu tempo… depois teremos os escritos dos evangelhos e as cartas do novo testamento

Conclusão:

Fiódor Dostoiésvcki, escritor, filósofo e jornalista do Império Russo diz: “Eu Os vos recomendo ler a bíblia toda…Chega-se a Conclusão que a humanidade não possui e nem pode possuir outro livro de igual significação”

Isaac Newton  matemático, físico, astrônomo, teólogo  diz: “ há mais indícios seguros de autenticidade na bíblia do que qualquer história profana.

Billy Graham: “A bíblia é mais atual que o jornal de amanhã!”

A Bíblia continua sendo a palavra de Deus para os creem, não importa o tempo ou momento, ela continua atual, poderosa e relevante! Que esse livro nos aproxime dos propósitos de Deus, nos conduza de uma forma embasada e poderosa, e potencialize o cumprimento do nosso chamado. Que possamos declarar e anunciar ao mundo inteiro a grandeza da revelação de Deus através de sua Palavra.

Desafio: Pegue seu celular e envie nas suas redes sociais: #euamoabíblia #euconfionabíblia

Pr. Mauro Junior