Os três passos para a vitória

QUEBRA GELO: Existe alguma área em sua vida em que você sente que ainda não conseguiu vitória? Ouvir os irmãos.

TEXTO BASE: Salmo 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

INTRODUÇÃO:  

Não olhe para os perversos; olhe para Deus. Entregar o teu caminho ao Senhor significa transferir todas as suas preocupações para Deus. Esta é uma das exortações mais conhecidas da Bíblia. Mas, porque muitas vezes ainda não temos vitória diante dos desafios e dificuldades em nossas vidas? O Senhor Jesus com certeza quer que aprendamos como agir para alcançar a vitória. Nesse estudo vamos entender os três passos que devemos dar para nos alegrarmos com a vitória.

  1. ENTREGAR –  Entrega o teu caminho ao SENHOR

Entregar no Hebraico significa rolar. Rolar no sentido de: se ver livre de um peso; deixe seu fardo.

Salmo 55:22 Entregue suas preocupações ao Senhor, ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair. (NVI)

Entregamos todos os fardos, cuidados e dificuldades ao Senhor porque ele cumpre com fidelidade a sua promessa. Poder entregar tudo ao Senhor é um grande alívio para todos os verdadeiros crentes. Leve seus cuidados ao Senhor e deixe-os ali! O Salmista promete que o Senhor sustentará o crente nas dificuldades da vida. A certeza do crente é a confiabilidade de Deus.

I Pedro 5:7 Entreguem-lhe todas as suas ansiedades, pois ele cuida de vocês. (NVT)

Podemos entregar todas as nossas ansiedades diretamente a Deus e confiar nos seus cuidados.

  • CONFIAR …, confia nele,

Os crentes podem confiar em Deus, porque, como seu Pai, ele cuida deles. Os cristãos devem lançar todo o seu descontentamento, desânimo, desespero e sofrimento sobre o Senhor, e confiar que Ele sabe o que está fazendo com a vida de cada um deles. Junto com a submissão e a humildade, a confiança em Deus é a terceira atitude necessária para uma vida cristã vitoriosa. Provérbios 16:3 Confie a o Senhor tudo que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos. (NVT)

Confiar no sentido de total confiança e submissão à vontade de Deus.

  • DESCANSAR  e o mais ele fará.

Fp 4:6 Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. (NVT).

Falta de confiança na sabedoria, na soberania e no poder de Deus nos impede de descansar nele. Deleitar-se no Senhor e meditar em sua Palavra são ótimos remédios para a ansiedade. Evite os cuidados ansiosos e pensamentos distraídos nas dificuldades da vida. Em vez disso concentre-se nos propósitos de Deus para sua vida.

Mateus 11:28Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. (NTLH)

O Senhor tem para você o descanso da culpa do pecado mediante a justificação e do poder do pecado mediante a santificação.                        Descansar = Repousar em Deus

Jesus dará descanso às almas cansadas que pela Fé se achegam a Ele

O Senhor garante a paz de Deus (alivio e descanso), que excede todo e entendimento e guarda nosso coração e nossa mente em Cristo Jesus. Ler Fp

Venham a mim = É um convite a confiar em Jesus pessoalmente e não apenas acreditar nos fatos históricos a respeito dele.

CONCLUSÃO:  É nos momentos mais difíceis que devemos parar e lembrar que é somente entregando e confiando nEle que iremos usufruir do “mais que Ele fará”

Não precisamos viver aflitos! Ele quer que entremos no descanso, então, precisamos responder às situações como Ele nos pede, pois é para o nosso próprio bem.

É possível viver uma vida de paz, a partir da nossa entrega total a Deus!

Pr. Paulo Sérgio de Jesus Oliveira