Pais que agradam a Deus!

Quebra-gelo: Em sua opinião, qual seria o perfil ideal de um pai?

No último domingo comemoramos o Dia dos Pais, por isso vamos falar sobre como estes podem ser pais que agradam a Deus. É importante entendermos que o casamento não é para ser uma experiência egocêntrica. O casamento revela o mistério de Cristo como noivo da igreja e é um projeto de Deus para o homem e para a mulher relativo à perpetuação da espécie para servir e amar o seu criador. Ml 2:15ª – “E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus.” Deus busca uma descendência (filhos consagrados que amam a Deus e ao seu próximo e que vivem em obediência à Palavra de Deus). Deus é Pai perfeito e compartilhou conosco esta experiência ao nos permitir gerar filhos: naturais ou espirituais.

Quais são as principais funções de um pai que agrada a Deus?

1. Cuidar bem da mãe de seus filhos. I Tm 5:8 diz: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” Ef 5:25 e 28 complementa: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.”

2. Criar os filhos com base nos princípios da Palavra de Deus. Ef 6:4 – Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Dt 6:6-7 diz: “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” Pv 22:6 – Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.

3.Não irritar seus filhos. Cl 3:21 – “Pais, não irritem seus filhos, para que eles não desanimem.” Exs. de como irritar os filhos: superproteção, autoritarismo, ofensas, linguagem obscena, comparações, grosserias, desprezo, disciplina com raiva, críticas, chantagens, indiferença, ameaças, omissões, etc.

4. Disciplinar com a vara – A psicologia moderna ensina que não se pode disciplinar uma criança com a vara, mas a Palavra de Deus nos ensina a fazê-lo. Pv 29:15  diz: “A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.”  Pv 13:24 – Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.

5. Tornar-se o modelo para elesPv 20:7 – Ler

Ponha em discussão: Quais atitudes deveríamos ter como filhos? Deixe 3 pessoas falarem.

É impossível falar com propriedade dos pais sem falar dos filhos. Por isso seguem alguns conselhos aos filhos (aqui todos se encaixam e não somente os pais):

  1. Obedeçam – Ef 6:1 – “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.”
  2. Respeitem, honrem, considerem – Ef 6:2,3 – “Honra teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra.” Pv 23:22 – “Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer.”
  3. Tenham como alvo ser melhores que seus pais – melhore a genética. Ver os filhos indo mais longe, sendo melhores que nós, traz grande alegria aos pais e muita glória para Deus. Pv 10:1 – “O filho sábio dá alegria ao pai; o filho tolo dá tristeza à mãe.”
  4. Orem por seus pais sempre – É o maior presente que um (a) filho (a) pode dar aos seus pais.

Advertência aos filhos: Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá na mais profunda escuridão. Pv 20:20
Ser pai é uma benção e nunca deve ser visto como algo pesado! Pv 127:3-5ª – “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles.”

Homens pais: Convertam o seu coração aos seus filhos. Eles são bênçãos e não problemas. Ml 4:6 – “E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.”

Perdoe seus pais e receba perdão de Deus também para sua vida. Se você precisa pedir perdão ao seu pai e reconciliar-se com ele, aproveite e faça isto hoje mesmo!

Gancho-evangelístico: se você ainda não recebeu Deus como seu Pai em sua vida, faça isto agora e receba o perdão e amor de um Pai perfeito.