Perseverança

“O que é Perseverança? A perseverança é uma qualidade daquele que persiste, que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades. Perseverar é conquistar seus objetivos devido ao fato de manter-se firme e fiel a seus ideias e propósitos.”

Leia a definição de perseverança acima e pergunte aos presentes se alguém teria algo a acrescentar à definição e se elas se consideram pessoas perseverantes.

Leia e deixe pessoas comentarem: Perseverança é um assunto que muito se fala, mas pouco se vive. Com certeza você conhece ao menos uma pessoa (se não você mesmo) que desistiu de perseverar por algo ou alguém. Em tempos onde as coisas são tão imediatas e descartáveis, perseverar se tornou um alvo praticamente inatingível para muitos.

Informe e pergunte: “Você sabia que: Thomas Alva Edison (1847-1931) era americano e foi um cientista inventor. Ele já havia feito 995 experiências, todas fracassadas. Quando foi interrogado sobre o motivo de não desistir, ele respondeu: Aprendi 995 maneiras de como não fazer. Na 996ª experiência, descobriu a Lâmpada elétrica”. Se dependesse de você, teríamos em nossas casas, iluminação ou a lâmpada elétrica?

Apocalipse 2:10>> “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” O que este tem a ver com perseverança?

Alguns questionamentos:

  1. Quantas coisas você já desistiu de fazer ou terminar de fazer?
  2. Quantas vezes, por encontrar barreiras no caminho você decidiu abandonar algo?
  3. Com o enfraquecimento da perseverança, outras características tão importantes do caráter de alguém, também podem ser abaladas. Quais? Deixe pessoas responderem. (Fidelidade, santidade, fé, honestidade etc.)
  4. Será que precisamos ter perseverança para mantermos o casamento, educar nossos filhos, sermos fieis a Deus, a vida, o trabalho/emprego, permanecer na igreja, termos a prática da leitura da palavra e oração e tantas outras coisas?
  5. Será que servimos a um Deus perseverante? Deixe algumas pessoas darem exemplos disso.
  6. Será que devemos aceitar o meio do caminho?
  7. A recompensa será para os que ficam no meio do caminho ou dos que chegam ao final?
  8. Lendo Lc 18. 1-8, qual a virtude destacada?

Desafio: Durante esta semana, em seu devocional, separe um tempo para avaliar sinceramente a sua vida e perceber se, de fato, você tem sido perseverante na vida com Deus. Lembre-se de todas as vezes que Deus não desistiu de você.

Conclusão: Temos um Deus perseverante e que nos incentiva a perseverar até o fim. Não se deixe vencer por nada, por lutas, por dificuldades financeiras, físicas, emocionais, etc. Decida ser fiel até a morte e provar da recompensa que está reservada para você. Você gostaria de chegar ao final? Gostaria de poder olhar para trás com a alegria de quem permaneceu?

Faça uma oração para que esta virtude seja de todos os presentes e todos cheguem ao final e recebam a coroa da vida

Pr. Hiloki Maruyama