Porque alguns vão para Emaús?

? Texto base: Lc 24:13 a 33

Quebra- gelo: O que esta imagem fala pra você?

 Lc 24:13 a 16 “Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém. Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem”.

PONHA EM DISCUSSÃO O VERSÍCULO À CIMA.

1 – COMENTE ESSA FRASE: Depois de ressurreto Ele já estava pronto para sair dessa terra, principalmente depois de ter passado pela cruz e ter sofrido tanto em prol da humanidade.  Jesus decidiu adiar sua volta para ir atrás de seus discípulos.  

2Como Deus se sente sabendo que existem muitas pessoas que estão caminhando para longe Dele?A resposta a essa pergunta podemos encontrar no V15 “o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com elesJesus foi rápido em tomar a decisão de ir atrás dos seus discípulos. Os discípulos já estavam longe de Jerusalém (trazendo para os nossos dias, seria como a Igreja hoje). Existem pessoas que já estão há muito tempo longe de Deus. Mas nunca é tarde para tentar trazê-la de volta.

3 – Jesus estimulou os discípulos a falarem. Pra você qual é a diferença entre: Saber ouvir ou saber ouvir com paciência e interesse? V17 “Então Jesus perguntou:

– O que é que vocês estão conversando pelo caminho?“. Jesus procurou identificar o motivo pelo qual eles haviam se afastado, por isso Ele ouviu com muita paciência o que eles estavam discutindo pelo caminho.  Com certeza os discípulos estavam vivendo um grande dilema. Eles tinham expectativas em Jesus que não foram supridas, e muitos estão vivendo este mesmo conflito. Só poderemos ajudar uma pessoa se conseguirmos entender qual foi o verdadeiro motivo que a levou a afastar de Deus.

4 – Em sua opinião, como as pessoas reagem diante das críticas ou acusações? A grande verdade é que ninguém gosta de receber críticas, mas, quando a hora é de ver e comentar os defeitos dos outros, dificilmente alguém perde a oportunidade de criticar. Receber uma crítica ou acusação exige uma grande dose de maturidade e equilíbrio.  V19. Jesus quando questionado não revidou, simplesmente com muita naturalidade perguntou o que estava acontecendo. Os discípulos estavam acusando Jesus de tê-los enganados. Naquele momento eles não o reconheceram, mas Jesus recebeu toda carga que estava no coração deles.

5 – A paciência nos ajuda a suportar as limitações dos outros? V27 . “E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas”. Talvez Jesus já tivesse trabalhado muito tempo com aqueles discípulos em aconselhamento, ensino, etc. Com muitas dessas pessoas teremos que começar o discipulado tudo de novo. 

 6 – Em uma palavra resuma a importância da comunhão V30. “Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles.”.  a comunhão foi um  fator fundamental para ajuda-los a abrir o entendimento. Quando estamos em comunhão nos sentimos amigos chegado ou até mesmo parte da família, passamos a ter o mesmo pensamento, copartilhamos de nossa intimidade, estamos  ligados uns aos outros e compartilhar sentimentos.

O resultado  de tudo isso não pode ser outro. V33 “Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus”. É isso que ira acontecer. Os desviados voltarão para a Igreja e juntos faremos uma grande festa de boas vidas para eles, pois eles merecem, são nossos irmãos em Cristo.

Para reflexão: Muitas vidas só voltarão para a Igreja através de mim e de você. Não podemos perder tempo. Para alguns tempo é dinheiro. Para nós é vida que esta em processo de morte.

Gancho evangelístico: SE você esta aqui hoje é porque Deus mandou alguém atrás de você para te resgatar. Faça como os discípulos. Decida entregar sua vida hoje para Jesus. Repita comigo: Senhor…