Presença que Transforma

Introdução/Quebra-Gelo: Você sabia que Peniafobia é o medo exagerado de ficar pobre e vir a passar algum tipo de necessidade.

As pessoas consideradas insatisfeitas são aquelas que sentem necessidade de algo novo pela frustração do que elas têm no momento presente e não pelo desejo de concretizar os objetivos. É comum encontrarmos pessoas que se consideram insatisfeitas com aquilo que têm, com a família que formaram e com o futuro que as espera. Esse tipo de insatisfação faz com que muitos optem por viver uma vida frenética em busca de prosperidade financeira, em busca de cada vez mais conforto e bem estar em detrimento de sua própria família. Acreditam que quanto mais posses tiverem, mais terão a condição de viver bem e feliz, no entanto, isso faz com que elas se afastem cada vez mais de sua família. Este é um círculo vicioso do qual muitas pessoas não conseguem sair, a menos que Jesus interfira em sua história.

Textos: 2 Samuel 6:11-12.

O que a Bíblia diz a respeito disso?

No texto de hoje, Davi ficou com medo de levar a Arca da Aliança para a Cidade de Davi e deu ordens para que ela ficasse na casa de Obede Edom. Davi estava com medo do que poderia acontecer a ele ou a qualquer outro da cidade ou de sua casa, mas ele não imaginava o que a Arca do Senhor iria fazer na casa de Obede Edom. Naquela época, a Arca da Aliança era o lugar onde a presença de Deus se manifestava, era o maior símbolo da presença de Deus. Quando ela entrou na casa de Obede Edom e ficou por lá por 3 meses, a Arca da Aliança, ou seja, a presença de Deus, fez com que Obede Edom e toda a sua casa fossem extremamente abençoadas. O simples fato de a presença de Deus estar em sua casa, mudou tudo. Esse é exatamente o ponto que as pessoas não conseguem entender. Quando a presença de Deus está em nosso lar, tudo se transforma. Muitas vezes, diante das nossas insatisfações, diante das nossas ansiedade e medos, nem mesmo percebemos que a presença de Deus não está em nossos lares. Corremos de um lado para outro, na tentativa de trazer para nossa casa, aquilo que somente Deus pode nos dar. Mas através da vida de Obede Edom podemos perceber que basta que Deus esteja em nossa casa para que todo um ambiente seja mudado.

I – Reconheça a honra de ter a Presença de Deus em sua casa: Talvez Obede Edom não tinha ideia de tudo o que a Arca representava. Diante de um mundo onde tantos lares são desfeitos, pessoas são cruelmente feridas e magoadas, diante de uma sociedade que tem cada vez mais a certeza de que Deus está muito distante ou até mesmo que não existe, temos o privilégio de conhecer a Deus, o Deus Maravilhoso! O Deus Poderoso, Majestoso e tanto outros títulos que Ele possui. Ele é tão grande e sublime, mas está disposto a fazer parte das nossas vidas e entrar em nossa casa simplesmente para fazer a diferença nela. Ter a Deus em nossa casa é uma verdadeira honra.

II – Deus é quem traz a verdadeira Prosperarei!: Infelizmente, vemos pessoas que estão correndo atrás de tudo o que pode trazer a elas o mínimo de prosperidade, quando na verdade, a prosperidade de fato, está na presença de Deus em nosso lar. A Bíblia nos orienta a não gastar nosso tempo com coisas que o próprio tempo irão destruir, mas a buscar primeiro a presença de Deus. Obede Edom deve ter realmente ficado muito impressionado com a prosperidade que a presença de Deus trouxe para a sua casa. Entenda que nenhuma prosperidade é capaz de vir sobre a sua vida, por mais que você corra atrás dela, a menos que a presença de Deus seja uma realidade dentro de seu lar.

III – Entenda que a bênção está na Presença de Deus: Obede Edom e sua família, provaram um pouco do que é ter a presença de Deus em sua casa e eles amaram! Se corrermos atrás de qualquer outra coisa para a nossa família, antes de buscar a presença de Deus, estaremos fazendo um esforço sem nenhuma recompensa. Para muitos é difícil entender que não precisamos de tudo, precisamos apenas da Presença de Deus. Ela é quem enriquece, ela é quem fará de tudo para que a sua vida e de sua família seja realmente abençoada.

Desafio: Nesta última semana, desafie a você mesmo e â sua família, a ter um tempo juntos onde vocês poderão ler a Palavra de Deus, cantar louvores e ter turnos de oração em sua casa. O objetivo é fazer isso até que a presença de Deus se manifeste e traga muitas bênçãos.

Conclusão: Muitas vezes pensamos que precisamos de tanto, quando na verdade precisamos apenas da presença de Deus em nossa vida e em nossa casa. Expor nossa família à presença de Deus como fez Obede Edom, somente trará benefícios a todos. Você deseja isso? Coloque a mão em seu coração e vamos orar.