Prioridades

Texto chave: Mt 22:36-39

 Quebra Gelo: Você sabe dizer quais devem ser as prioridades na vida de uma pessoa? Quais são as suas prioridades? (Permita que as pessoas falem)

Introdução:  Pensando nesse estudo, será que de fato sabemos qual é o significado da palavra prioridade? De acordo com a definição do dicionário, prioridade é a condição do que é o primeiro em tempo, em ordem, em dignidade. A possibilidade legal de passar à frente dos outros, é a preferência oferecida aos idosos, deficientes físicos, gestantes e pessoas com bebê de colo para atendimento. Como cristão, qual seria nossa maior prioridade? (Deixe as pessoas responderem) Estar na presença e praticar as coisas de Deus. Essa deve ser a nossa maior prioridade, nossa relação com Deus.

1-      Pensando nisso, você quer estar com Deus quando morrer? Mas para chegar até Ele, o que devemos conquistar? NOSSA SALVAÇÃO! Essa é uma prioridade individual. Ninguém pode fazer por você!

2-      Como você tem cuidado dessa prioridade   na sua vida, a salvação? (Permita que as pessoas falem).

Rm 10:9-13; Mt 24:13 (Peça para alguém ler os versículos e comentar a relação dessas passagens com a nossa salvação). De acordo com essas passagens, além de você acreditar que Jesus ressuscitou, você tem de perseverar, tem que praticar o que Jesus nos deixou como mandamento: Mt 22:36-39. Jesus disse que os dois mandamentos têm que estar juntos. Não basta dizer que ama Deus e não amar o próximo.

3 – Vamos refletir sobre três prioridades principais de nossa vida. Quais são elas? (Permita que as pessoas falem). FAMÍLIA, IGREJA E DEUS – Então vamos pensar um pouquinho sobre cada uma dessas prioridades.

1) FAMÍLIA: Como tem sido a sua convivência no seu lar? Seus familiares se sentem prioridade na sua vida? (Permita que as pessoas falem). Quando falamos de família, além de termos Deus em nós, temos que ver como está nosso relacionamento conjugal, nossa relação com os nossos filhos, pais e irmãos. Essa   relação como prioridade é a base para uma família bem-sucedida. Começando pelo casal – 1 Co 7:3-4. Assim Deus traz algumas orientações para um bom relacionamento conjugal, tanto para a esposa que precisa ver seu marido como autoridade do lar –  Ef 5:22-24 – quanto para o marido que deve amar a esposa como Cristo amou a igreja tratando a como prioridade. Ef 5. 25-28 – E também os filhos devem observar sua responsabilidade na família como prioridade –  Ef 6:1-3 –   E os   pais também têm sua obrigação para com os filhos –  Ef 6:1-4,  Pv 22:6,  Pv 19:18 – Assim fica claro que todos que fazem da família sua prioridade precisam cumprir o que Deus determinou para cada um.  Para a família ter uma vida abundante precisamos ter outras prioridades:

a)       Cuidar da Saúde – 1 Co 6:19-20 – Será que temos cuidado da nossa saúde como devemos? (Peça para as pessoas falarem quais são os cuidados que devemos ter) Temos que cuidar bem do nosso corpo, fazer consultas médicas periodicamente, praticar exercícios, dormir bem, se alimentar de forma correta.

b)      Trabalhar – Como é a sua relação com o trabalho? (Peça para as pessoas falarem)

Cl 3:23 (Peça para alguém ler e comentar)

c)        Descansar – Você tira tempo de descanso? Tira férias? (Peça para as pessoas falarem) Gn 2:2-3

Temos que ter o descanso, pois é nesses momentos que a família mais se aproxima, sentindo a presença, o calor, o amor, a unidade que uma família necessita.

d)      Cuidar das finanças. Como você tem cuidado das suas finanças? Você tem prioridades? (Peça para as pessoas falarem). Pv 21:20 a, Lc 14:28 – Antes de gastar seu dinheiro, estabeleça prioridades e veja quanto você pode gastar. Peça sabedoria a Deus para estabelecer as prioridades certas. Faça a previsão orçamentária anual, coloque em primeiro lugar seu dízimo e sua oferta, separe um valor para poupança. Cuidado com cartão de crédito. procure pagar suas contas sem atraso, assim evita os juros.  Evite fazer empréstimos.  Essas são algumas dicas para uma vida financeira saudável

2) IGREJA: A Igreja é uma comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, que é o corpo de Jesus Cristo. Como tem sido nosso comportamento durante os cultos, célula e eventos da igreja?

Em que horário tenho chegado nos cultos? (Peça para as pessoas falarem).  Busque chegar alguns minutos antes. Caso chegue em atraso, procure seu lugar e comece a cultuar ao Senhor; durante o louvor, cante com alegria, você está louvando para Ele. Durante a palavra, tenha o foco na palavra e não em outras coisas. Nosso comportamento precisa refletir a nossa fé, então busque ter: unidade (Mt 18:20), humildade (Mt 5:5) e amor (Fp 1:9-11, 1 Jo 4:19-21). Faz parte do amor, o servir; então se ofereça para trabalhar em algum ministério –  Rm 12. 5-8 –  e se você já está em um ministério faça-o com excelência – Cl 3:23; 1 Pe 4:10

3) DEUS.  Vamos falar da nossa principal prioridade – MT 6:33. Para nós, que somos cristãos, existem prioridades que temos que praticar de forma assídua. Nosso corpo físico exige que nos alimentamos todos os dias, para o espírito não é diferente. Ter nosso TSD diariamente – Mt 14:22-23. Jesus foi exemplo sobre TSD e ele é nosso referencial. Fazer orações diárias – Jo 14:13-14. Jejuar

CONCLUSÃO: É normal sempre pedirmos algo a Deus, mas não podemos deixar de agradecê-lo sempre, em tudo – 1 Ts 5:18. Ore com os presentes, motivando-os a estabelecerem prioridades corretas.

Luiz Santana. (Discípulo do Pastor Lázaro)

(baseado na palavra ministrada nos 12 dias de consagração do ano 2022, Cong. do Canaã).