Prioridades

Quebra-gelo: Você tem prioridades em sua vida? Diga, de maneira objetiva, 2 prioridades que você tem. Pode ser na vida espiritual, financeira, material, familiar, acadêmica ou outra área de sua vida.

Texto-base: I Co 9:26 – Precisamos estabelecer prioridades em nossas vidas para que não aconteça que vivamos “como quem corre sem alvo e como quem luta, mas esmurrando o ar”. É de fundamental importância que estabeleçamos prioridades para as nossas vidas, afim de que alcancemos os resultados que esperamos, bem como para vivermos de modo que agrademos o coração de Deus fazendo a sua vontade boa, perfeita e agradável.

Ponha em discussão: Na sua opinião, qual deve ser a ordem de nossas prioridades? Deixe 2 ou 3 pessoas se expressarem objetivamente.

Qual deve ser a ordem de nossas prioridades? Ao estudarmos a Palavra de Deus, conseguimos inferir (deduzir, concluir, entender) que a ordem de nossas prioridades deve ser a ordem abaixo relacionada. Vamos discorrer um pouco sobre estas prioridades.

  1. Deus – Aqui destacamos a nossa maior prioridade: o relacionamento com Deus e com Seu filho Jesus Cristo pela comunhão com o Espírito Santo. Mt 22:38;
  2. Família – Alguém disse: “Não há sucesso no mundo que compense o fracasso no lar”. Neste mundo nosso cônjuge e nossos filhos são nossa maior prioridade. I Tm 5:8; Ec 9:9; Sl 127:3-5 (destacar as palavras herança e bem-aventurado ou feliz);
  3. Igreja – A igreja é a noiva de Cristo e a prioridade de Jesus é prepará-la para o arrebatamento e para as bodas do Cordeiro. Mt 16:18; Ef 5:25-27;
  4. Trabalho – O trabalho traz dignidade ao homem e é uma ordenança de Deus para os seres humanos. Todos precisam trabalhar. Gn 3:19; II Ts 3:10-11; Obs. A área acadêmica (estudos) se encaixam também nesta prioridade como algo que nos prepara para o mercado de trabalho.
  5. Lazer/férias/descanso – Todos têm necessidade de descansar e ter tempo de lazer para recompor as forças físicas, emocionais e mentais. Gn 2:3; Mc 6:31;

Finalizar orando para que esta ordem de prioridades se torne parte integrante de nossas vidas diárias. Que Deus nos ajude a fazer as escolhas certas priorizando o que Ele considera mais importante, pela ordem acima estudada.

Obs I. Se houver algum convidado pela primeira vez, fazer a oração de entrega.

Obs II. Os estudos de célula não devem ser ministrados como uma pregação onde só o pregador fala. Deixe as pessoas participarem e seja apenas o que conduz o estudo, fazendo perguntas e buscando ajudar cada um a se expressar, reservando sua participação (ministrante) para intervir fazendo conclusões e adendos importantes.

Pr. Humberto Dias