Recebendo Resposta de Oração

TEXTO BASE: Lc 18:1-8

QUEBRA-GELO: Em sua opinião, o que mais impede o cristão de receber resposta de oração?

INTRODUÇÃO: Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir um ensinamento, uma lição. Uma narrativa curta para ensinar uma verdade moral ou espiritual, usada muito em literaturas orientais. Na parábola lida como base, Jesus fala de um Juiz iniquo que não temia a Deus e não respeitava os homens, e de uma viúva inoportuna, querendo que ele julgasse sua causa. O propósito da parábola está no versículo primeiro – “O dever de orar sempre sem jamais desanimar…”

Vamos meditar um pouco mais sobre esta parábola e aprendermos juntos:

TRÊS SEGREDOS PARA RECEBERMOS RESPOSTA DE ORAÇÃO.

1º Segredo: SER DETERMINADO – v.3 – Peça para alguém ler Jó 22:28 e a deixe explanar o entendimento que teve do versículo.

Ser determinado é sinônimo de ser decidido, resolvido. Aprendemos na parábola que embora a personagem fosse uma viúva, classe de pessoas mais vulnerável da época, ela estava determinada a alcançar o seu objetivo e se entregou ao seu propósito que era ter sua causa julgada. Sem dúvida, ser determinado é o primeiro segredo para recebermos respostas de oração.

Deixe as pessoas comentarem sobre virtudes de uma pessoa determinada.

2º Segredo: SER PERSISTENTE – vs.4-5 – Leiam juntos Mt 7:7-11

Persistência é a qualidade daquele que nunca desiste. Muitas vezes começamos a orar por determinada causa, e quando a resposta não vem rápido, acabamos desistindo. Nesta parábola Jesus nos ensinou o valor da persistência na oração. O dever de orar sempre sem jamais desanimar. A persistência dessa viúva foi um dos segredos dela ter sua petição atendida pelo juiz iniquo.

Após todos lerem Mt 7.7-11, peça para pelo menos 2 pessoas compartilharem o que entenderam do texto lido.

3º Segredo: SER PACIENTE – v.7

Deus não tem compromisso com a nossa pressa. Ele sabe o momento exato de responder nossas orações. O tempo da espera é o tempo que Deus olha para nós e diz: Vamos ver se realmente ele quer! Vamos ver se realmente ele está disposto a pagar o preço! Deus sempre responde a seus escolhidos, ainda que os faça esperar.

Você já deixou de conquistar algo por falta de paciência? E peça alguém para ler Sl 40.1 e compartilhar o entendimento com todos.

CONCLUSÃO: Quando somos determinados, perseverantes e pacientes, Deus sempre fará justiça a seus escolhidos. Mas sem oração, nenhuma destas virtudes é válida. Lembre-se que o propósito da parábola é o dever de orar sempre sem jamais desanimar. Muita oração, muita fé. Muita oração, muitos milagres!