Resiliência, a marca do cristão

RESILIÊNCIA – embora essa palavra não seja muito usada em nosso vocabulário cotidiano, pergunte, quantos conhecem o seu significado? Dicionário Português – Reação positiva face às adversidades:  superação, recuperação, resistência, força, invulnerabilidade.

O termo resiliência se originou da física e significa a capacidade de que são dotados alguns materiais de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Quando a tensão cessa, não acontece nenhuma deformação. Todo ser humano que crê em Deus, com toda certeza é um ser resiliente. 

Você já passou por alguma dificuldade, luta, provação, e saiu com mais fé do que entrou? 

O verdadeiro cristão precisa estar preparado para passar por algumas dificuldades, sem perder a fé em seu Salvador.

Os que possuem a fé em Cristo, quando saem de situações desse tipo se tornam mais fortalecidos e usam a experiência como aprendizado. Esse termo “ter resiliência” se aplica perfeitamente a nós cristãos, pois Jesus disse: no mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jo 16-33.

O que você entende ao ler esta expressão: “Tende bom ânimo”? – Creio que seria como se Ele estivesse nos dizendo: “Tenham resiliência”. Vocês conseguirão sair dessa situação melhores do que antes. Basta que tenham fé em mim, pois eu venci o mundo. Temos um Deus que nos conhece e que não permite que passemos por dificuldades ou tentações que não possamos suportar 1Co 10:13

Três marcas de resiliência na vida do cristão: 1 Co 13:13 

Três exemplos de pessoas que demonstraram resiliência diante das adversidades:

Obs. Peça para três pessoas comentarem sobre as lutas que os personagens à baixo enfrentaram.

1 – A Resiliência de Paulo 2 Co 11:25-27 Recebeu cinco quarentenas de açoites menos um, foi açoitado três vezes com varas, apedrejado uma vez quase até a morte, sofreu três naufrágios e era muito, muito perseguido em todos os lugares. Em sua 2ª Viagem Missionária Deus lhe deu essa palavra de ânimo, pois ainda havia muito a ser feito. E muito ele ainda sofreu após essa injeção de ânimo. Paulo passou sede, fome, frio e nudez, mas venceu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé.  

2A Resiliência de Jó – Talvez Jó seja uma das pessoas que mais sofreu nessa terra quando falamos de perdas. Quando falamos de Jó a impressão que temos é que a vida dele ficou melhor do que era antes depois que passou por todas aquelas tragédias.  Aparentemente alguém que tinha uma vida perfeita. Parece que tudo estava dando certo até que o diabo pede permissão de Deus para tentar a vida dele. Deus por conhecê-lo decidiu prová-lo. O diabo – tenta; Deus – prova. Jó conseguiu entrar e sair da provação e da tentação sem perder a sua originalidade. Tinha ele 10 filhos, tinha muita riqueza e esbanjava saúde. Mas o mais importante era que ele temia a Deus e evitava pecar. Do dia para a noite, Jó perdeu quase tudo que tinha. Seus filhos, a riqueza e a saúde. Restou apenas a sua mulher, mas que não estava ajudando muito. Ela queria porque queria que Jó amaldiçoasse Deus. Jó 42:5 Foi assim que Jó atravessou o vale. Saiu do outro lado mais forte e revigorado.

 3 – A Resiliência de Cristo Fp 2:6-11

Foi abandonado pelos seus pais, foi expulso de sua cidade natal, foi abandonado pelos seus discípulos, em seu trajeto para o calvário foi desacreditado, humilhado, subjugado, ferido, ultrajado, Is 53:2-3. Cuspiram em seu rosto, deram-lhe vinagre para beber, coroaram-lhe com espinhos, açoitaram-lhe, mas tudo suportou, sem revoltar ou desobedecer ao Senhor. 

Quando você está assolado por tantas cobranças e pressões, o que você precisa fazer? 

“- precisamos manter a sobriedade, sem ceder à ansiedade, manter a paz em meio às tormentas da vida, sendo resilientes”. A Bíblia nos diz: Tiago 1.12

CONCLUSÃO: A luta que você está passando não é para te parar, mas para te fazer crescer. 

O escritor de Hebreus descreve vários personagens que confiaram no Senhor até o fim e viram suas promessas se cumprirem. Seja aqui ou na glória, pois Deus não tem prazer naquele que retrocedem.  Hb 10:38

Seja o que for que você está passando agora, ou o que Deus está te mandando fazer, persevere e seja resiliente.

Oração de entrega – se você está aqui e nunca entregou a sua vida para Jesus, Deus marcou esse encontro com você. Basta orar após mim dizendo: “- Senhor Jesus, hoje entregou minha vida nas suas mãos e te recebo como o meu Senhor e salvador…”

Pr. Marcos Pereira