Revigore as suas forças no Senhor

Quebra gelo: É possível revigorar as forças apenas esperando? Esperar significa ficar parado?

Texto: Isaías

Introdução – Dizem que a esperança é a última que morre, porém, a Bíblia revela que Deus é “o Deus de toda esperança” (Rm ), e Ele nunca morre. Para os filhos de Deus a esperança não é a última que morre, mas a primeira que nasce num momento difícil. Para nós, a esperança não é apenas uma palavra, a esperança é um estilo de vida. Esperar no Senhor não é ficar parado (Sl ), mas, seguir confiante de que o Pai está no controle de tudo. Você jamais pode perder a compreensão de que Deus é o Deus de toda esperança, e é Nele que revigoramos as nossas forças nos momentos mais pesados. 

1 – DEUS CONHECE AS NOSSAS LIMITAÇÕES E SABE QUE SOMOS PÓ – Sl

Existem momentos que são extremamente complexos, parece que não vamos suportar o fardo e as pressões que estão ao nosso redor. Nossa cabeça fica confusa. A sensação que temos é que as forças acabaram. Contudo, é justamente nesses momentos em que você se sente fraco, acabado, destruído, é que Jesus “entra em cena”. Quando você diz que não tem mais jeito, Ele te mostra que é o Deus do impossível (Lc ). É preciso pegar a “fórmula” e aplicá-la da maneira correta: orar, confiar na Palavra e descansar no Senhor (Sl 37.5). A Palavra de Deus tem as respostas de tudo que precisamos. Davi expressa claramente o cuidado de Deus para conosco ao dizer: “Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl ). Deus conhece cada uma das nossas limitações e pode mudar qualquer situação para nos socorrer.

2 – E SE PERDER A ESPERANÇA? O QUE FAZER? – RM – Jó 14.7

A esperança requer certa perseverança, isto é, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. A fé e a esperança caminham de mãos dadas. Porém, tem dias que as forças se vão e a esperança se desvanece. Se a esperança quiser ficar no meio do caminho, não desista e continue caminhando pela fé.  Abraão, o pai da fé, contra a esperança creu e em consequência, “isso lhe foi creditado como justiça” (Rm ). Porque é característico da fé esperar até mesmo contra a própria esperança. Portanto: “apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel” (Hb ). Obedeça ao Senhor e veja o seu milagre acontecer. Deus é fiel, tenha fé e não perca a esperança.  

3 – QUEM NÃO ESPERA, SE DESESPERA – Sl – Sl 62.5

Jacó acreditou na mentira da morte de seu filho, e não conseguia acreditar na verdade de que José ainda estava vivo (Gn ; Gn ). Ao acreditar na verdade, Israel reviveu (Gn ). Na escuridão da mentira, vemos um Jacó desesperado, sem vida (Gn ); na luz da verdade, vemos um Israel vivo, seguro e ousado (Gn ).

 Não se iluda com as mentiras do diabo tentando abalar sua fé. Não podemos julgar todos os noticiários, mas entre as notícias dos jornais e a Palavra de Deus, fique com a Palavra de Deus. Mesmo que tudo pareça insolucionável.

A esperança no Deus do impossível aumenta nossa imunidade, acalma nossa ansiedade, traz alegria, paz à nossa alma e fortalece o nosso coração. Quando a nuvem escura chegar, “Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR” (Sl ). Tudo passa! Deus está no comando.

Conclusão – A promessa: “subirão, correrão e caminharão” está vinculada a ação, à nossa atitude de fé. A fé que opera em nós. As águias aqui representam o poder que vem do Senhor. Assim como a águia com suas garras eleva seus filhotes às alturas, da mesma forma o Altíssimo faz conosco. Esperar é ter paciência, confiar e agir conforme a Palavra de Deus. Deus conhece as nossas limitações e, mesmo que as nossas esperanças se esgotem, ele honra a nossa fé. – Revigore as suas forças no Senhor. Amém

Pr. Carlos Costa